Ser manipulado é quando uma pessoa pode ser facilmente coagida a fazer uma determinada ação por meio de influências externas.
Pessoas que manipulam os outros estão entre as mais egocêntricas. Elas servem os seus próprios interesse, muitas vezes às custas de uma vítima inocente. Métodos empregados por manipuladores podem ser caracterizados como abusivos, enganosos, desonestos e exploradores.
Um manipulador vai convencê-lo a fazer algo por meio da força ou da ameaça. Ele pode gritar com você, fazer críticas ou ameaças para guiá-lo a fazer o que ele quer. A pessoa pode começar dizendo: "Se você não fizer isso, eu vou ___" ou "Eu não vou ___ até você ___."
O manipulador não vai revelar muitas informações pessoais durante a conversa. Em vez disso, ele vai se concentrar em você. Se tal comportamento ocorrer na maioria das conversas com a pessoa, pode ser um sinal de manipulação. Embora a atitude possa soar como interesse genuíno, pense que pode haver uma intenção oculta por trás de tantas questões.
Manipuladores espertos podem tentar oprimir o outro com fatos dos quais ela tenha pouco conhecimento (por exemplo, estatísticas, dados, eventos). Um comportamento semelhante pode ocorrer também em vendas e outras discussões relacionadas a negócios.