Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias. Egoísmo é um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção.
De acordo com o dicionário, egoísmo é o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, além de exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo. Pode ser ainda excessiva vaidade, pretensão e presunção.
Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.
Por exemplo: um grupo de três pessoas esfomeadas encontra-se frente a uma mesa onde estão duas sandes. O egoísta, sem pensar duas vezes, irá comer uma das sandes muito rapidamente só para não ter de o dividir/partilhar com os outros.
O que faz uma pessoa ser egoísta
De alguma maneira, é uma tendência infantil, que, às vezes, predomina a vida inteira. Os motivos podem ser muitos. Pessoas que tiveram sofrimentos na infância, como doenças, problemas econômicos, pais que se separaram, pais alcoólatras (como é o caso de Shirley)...
18 curiosidades que você vai gostar
Coloque-se no lugar de outra pessoa.
Por exemplo: reflita sobre o que sua mãe, seu amigo, sua chefe ou outro conhecido seu sente em relação a determinada situação antes de tomar qualquer atitude. Quanto mais você treinar a sua empatia, mais rápido vai deixar de ser egoísta.
Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.
Todo bebê já nasce egoísta – e a ciência acaba de comprovar o motivo: a área do cérebro responsável por nossos impulsos e pelo autocontrole é extremamente imatura em um recém-nascido e pouco se desenvolve até os 6 anos de idade.
Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.
Como funciona assinatura GoPro?
O que é bom para baixar a glicemia?
Quais são os tipos de esterilizantes?
Quantas horas trabalha na Havan?
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia umbilical?
O que é o tempo de pega do gesso?
Quanto tempo demora para atualizar o caixa tem?
Quais as frutas que são boas para o fígado?
O que deve constar no laudo pericial contábil?
Qual a estrutura de um parágrafo?
Onde são encontradas as substâncias cinzenta e branca?
O que é convecção térmica exemplos?
Como é feita a pontuação do judô?
O que um supervisor de Farmácia faz?
O que significa muito simpática?