A sarna otodécica é uma afecção parasitária causada pela infestação do ácaro Otodectes cynotis que acomete cães e gatos domésticos.
O tratamento consiste na limpeza do ouvido com remoção de cerúmen e aplicação de produtos parasiticida tópicos, além de produtos que contenha antibiótico e antifúngico para aqueles animais que apresentarem infecção secundária.
Geralmente o processo indicado é:
No caso da sarna de ouvido em gatos, como ela afeta o interior do ouvido, encontramos excesso de cera escura que pode derivar em otite. No caso extremo de descontrolo do animal, pode causar sangramento ou hemorragias nos ouvidos e inclusivamente perfuração do tímpano.
Cuidado para não confundir a sarna otodécica com a otite em gato (infecção no ouvido), visto que os sintomas são muito parecidos. A sarna de ouvido não é uma ameaça para nós, mas, em contrapartida, é altamente contagiosa entre a espécie felina.
Como tratamento tópico também é comum se recomendar spot-on (pipetas) de selamectina (Stronghold) ou moxidectina (Advocate) a cada 14 dias que são muito bons para o tratamento de sarna em gatos. Existem também remédios caseiros que pode aplicar em casa para tratar a sarna, que podem ser utilizados como tratamento caseiro.
A sarna de ouvido é muito comum e requer tratamento tão rápido quanto sua infestação. Conheça melhor este mal que atinge a cães e gatos.
Quanto de sal para cada quilo de costela?
Para que serve tampar o umbigo?
Qual é a fruta que tem mais vitamina?
Quem paga as despesas da compra de um imóvel?
Qual o valor do Onix 2014 completo LTZ?
Como limpar a pasta Temp do PC?
O que acontece quando se tira um pedaço do intestino?
O que faz mais mal o narguilé ou cigarro?
Qual a diferença entre relé fotoelétrico NA e NF?
Quantas mudas de roupa levar para uma viagem de 7 dias?
Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença?