ROI no marketing digital é a sigla para “Retorno sobre investimento”, que considera a relação entre o valor de venda, custo do produto vendido e gastos em marketing: equipe, mídia e ferramentas.
A taxa de retorno de uma campanha publicitária é conhecida como ROI e é uma métrica muito utilizada para avaliar a efetividade das ações. Quando uma empresa decide investir em marketing digital sempre surge a dúvida de como calcular o retorno que uma campanha publicitária irá gerar.
O cálculo do ROI é relativamente simples. Para calcular a métrica, basta subtrair o valor investido da receita obtida no período e dividir o resultado pelo valor investido.
Diferentemente do ROI (Retorno Sob Investimento), que mede a quantidade de dinheiro ganho como resultado de um investimento em determinado negócio, o ROAS (Retorno do Investimento em Anúncios) é uma métrica de marketing que analisa o quanto uma empresa obtém de receita por cada real depositado em publicidade.
Se o ROI é de 5% ao dia, parabéns, é um ótimo investimento! Se o ROI é de 5% ao ano, lamento, mas você perdeu dinheiro. A inflação, as taxas bancárias e os impostos corroeram o pouco que conseguiu faturar. Se o ROI for menor que zero, obviamente você perdeu dinheiro independente do tempo gasto.
40 curiosidades que você vai gostar
Um ROI que parece alto, na prática, pode ficar abaixo do seu verdadeiro potencial. Já um ROI inferior talvez esconda um índice muito acima da média para determinado tipo de campanha.
O Social Media ROI de uma ação se calcula dividindo o lucro líquido pelos custos totais e multiplicando por 100.
O ROAS é usado para medir os lucros obtidos por meio de anúncios feitos em mídia paga e é uma métrica fundamental para todos que investem nesse tipo de campanha de marketing.
Para calcular o ROAS, você só precisa ter em mãos dados como receita e custos publicitários. Tendo isso, use a fórmula ROAS, que é a seguinte: ROAS = (Retorno conseguido com os anúncios pagos / Custos publicitários envolvidos) x 100.