O risco não-diversificável é o risco que afeta a maioria dos ativos financeiros e, por isso, não pode ser totalmente eliminado por meio da diversificação de ativos. Por outro lado, o risco diversificável, ou risco não sistemático é aquele que está relacionado com um ativo ou setor específico.
Risco diversificável é aquele que o investidor pode reduzir comprando diferentes ações. ... No entanto, provavelmente as ações de outras empresas de diferentes setores não serão afetadas por esse fato. Uma carteira bem diversificada mitiga os riscos específicos das empresas.
O risco sistêmico é a possibilidade de ocorrer um problema microeconômico, envolvendo apenas uma companhia. Nesse tipo de risco, uma empresa impactada pode atingir outras empresas e causar o colapso do setor, ameaçando a estabilidade do sistema.
Risco sistemático ou não diversificável é aquele que afeta todas as ações do mercado.
O Risco Sistemático é aquele que afeta a economia de uma forma geral. Podemos dar como exemplo um colapso no sistema financeiro ou de capitais, uma grande variação na taxa de juros ou mesmo nas taxas de câmbio. Este tipo de risco é extremamente difícil de ser reduzido, pois afeta a economia como um todo.
36 curiosidades que você vai gostar
Como exemplos de riscos sistemáticos, podemos citar a inflação, a taxa de juros, as crises internacionais, as guerras, as recessões etc. Já entre os riscos não sistemáticos, podemos incluir as greves, os processos legais, o incêndio, a perda de um cliente importante, a perda de um executivo-chave etc.
Alguns bons exemplos de riscos sistemáticos são:variação do dólar;oscilação da taxa Selic;variação da inflação;crise que afeta toda a economia (como a do coronavírus);crise política;insegurança jurídica no país;queda do PIB e outros elementos do cenário macroeconômico.
O risco não sistemático é aquele que afeta um setor ou empresa em específico. Em contrapartida, o risco sistemático é também chamado risco de mercado, já que pode afetar o sistema econômico como um todo. ... Já o risco não sistemático é inerente ao ativo e impacta apenas as empresas pertencentes a determinado segmento.
Risco diversificável, também chamado de risco não sistemático, é o risco financeiro que é possível diversificar. Isso porque é um risco específico do investimento em si e não um risco do mercado como um todo. Dessa forma, em uma cesta de ativos, haverá riscos diferentes e um pode compensar o outro.
Qual é o café que não tem cafeína?
Quais polígonos são quadrados?
Quanto ganha um professor que trabalha na prefeitura?
O que significa muri mura muda?
Qual a importância do direito internacional dos direitos humanos nos tempos atuais?
Quem tem direito a baixa renda na conta de luz?
Quem de Diário de um Vampiro aparece em os originais?
Quais são os riscos biológicos conforme a NR 32?
Como receber honorários de sucumbência contra a Fazenda Pública?
O que tem mais nicotina cigarro ou Paiero?
Onde fica localizado o botão Home?