A revisão bibliográfica é peça central nos trabalhos científicos. Nela, tem-se o embasamento teórico para uma dada pesquisa, demonstra-se lacunas no conhecimento ou mesmo o que é o estado-da-arte em um determinado tema.
As revisões de literatura podem ser de três tipos: revisões narrativas, revisões integrativas e revisões sistemáticas. Cada uma delas possui critérios de coleta e análise distintos.
A revisão bibliográfica é, de forma geral, a revisão das pesquisas e das discussões de outros autores sobre o tema que será abordado em seu trabalho. Ou seja: é a contribuição das teorias de outros autores para a sua pesquisa.
Como fazer revisão bibliográficaFazer um planejamento para Revisão Bibliográfica. ... Ter um objetivo claro para Revisão Bibliográfica. ... Selecionar fontes relevantes. ... Organizar os trabalhos consultados. ... Escrever de maneira clara e objetiva. ... Evitar os principais erros. ... Contar com apoio profissional.
A “revisão sistemática” é um tipo de investigação científica. Essas revisões são consideradas estudos observacionais retrospectivos ou estudos experimentais de recuperação e análise crítica da literatura.
31 curiosidades que você vai gostar
Revisão sistemática: Aprenda de uma vez sobre esse processoElabore a pergunta-chave da pesquisa. ... Busque referências na literatura. ... Selecione os melhores artigos. ... Faça a extração dos dados. ... Avalie a qualidade metodológica. ... Faça a síntese dos dados. ... Avalie a qualidade das evidências. ... Redija e publique os resultados.
A revisão bibliográfica sistemática qualitativa prevê que se faça uma síntese de estudos contendo objetivos, materiais e métodos claramente explicados e conduzidos de acordo com um método explícito, reprodutível e rigorosos para identificar textos, fazer avaliação crítica e sintetizar estudos relevantes(17).
Como fazer uma revisão bibliográficaSaiba aonde quer chegar. ... Selecione as fontes de referência. ... Escreva a revisão bibliográfica de forma clara e objetiva. ... Organize os trabalhos consultados. ... Evite os principais erros.
Veja alguns dos itens esperados em sua introdução:Falar do tema de forma geral.Falar da delimitação do tema.Apresentar o problema de pesquisa.Deixar claro o Objetivo da pesquisa.Mostrar a justificativa da pesquisa.Informar a metodologia adotada.Mostrar a estrutura dos capítulos da revisão.
A Pesquisa Bibliográfica compreende o levantamento de toda a bibliografia já publicada em forma de livros, periódicos (revistas), teses, anais de congressos, indexados em bases de dados em formato on-line ou cd-rom.
O que é revisão bibliográfica? A revisão bibliográfica consiste no trabalho de pesquisa científica relativo a revisitar os discursos e os posicionamentos de outros pesquisadores acerca do tema objeto de seu TCC, dissertação de mestrado, tese de doutorado etc.
Desse modo, pesquisa bibliográfica não é o mesmo que revisão de literatura. A primeira restringe seu campo de investigação à resolução de um problema, enquanto a revisão de literatura visa a oferecer bases teóricas e/ou metodológicas à consecução do estudo.
Como mencionamos, está ligada à etapa da coleta de materiais. A pesquisa, nesse caso, configura-se como bibliográfica. Não há como realizar uma revisão bibliográfica sem que antes você realize uma pesquisa também desse tipo. Assim sendo, a pesquisa bibliográfica é a primeira etapa desta pesquisa.
Saiba quais são os principais tipos de revisão de textoRevisão acadêmica. ... Revisão técnica. ... Revisão editorial. ... Revisão de provas. ... Revisão literária. ... Revisão publicitária. ... Revisão de conteúdo para web.
Você sabe a diferença entre elas? Revisão de literatura: Representa a leitura e avaliação de pesquisas já realizadas e publicadas; Revisão sistemática: É considerado um método de pesquisa, pois considera os dados de pesquisas já realizadas para reunir evidências e chegar a uma conclusão.
Com base em Ercole, Melo e Alcoforado (2014), enquanto a revisão integrativa tem uma busca mais ampla de estudos sobre um tema a revisão sistemática procura responder uma pergunta problema específica dentro de um tema específico. Isso acontece mesmo ambas as pesquisas terem o mesmo método e rigor.
A revisão sistemática é uma metodologia útil em saúde, dado que possibilita identificar as melhores evidências e sintetizá-las, para fundamentar propostas de mudanças nas áreas de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
Pesquisa qualitativa é uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano. Os objetos de uma pesquisa qualitativa são fenômenos que ocorrem em determinado tempo, local e cultura.
Diferentemente do método quantitativo, a pesquisa qualitativa não pode ser feita com o uso de instrumentos estruturados, por exemplo questionários. Utiliza-se roteiros que guiam a entrevista a ser realizada. O foco é compreender como o consumidor se comporta, ao invés de “medir”.
A revisão sistemática da literatura é um estudo secundário, que tem por objetivo reunir estudos semelhantes, publicados ou não, avaliando-os criticamente em sua metodologia e reunindo-os numa análise estatística, a metanálise, quando isto é possível.
Revisão sistemática é um tipo de revisão que se propõe a responder uma pergunta específica de forma objetiva e imparcial. Para isso utiliza métodos sistemáticos e definidos a priori na identificação e seleção dos estudos, extração dos dados e análise dos resultados.
Formular a pergunta. • Com clareza e precisão. ... Elaborar o protocolo. • O protocolo elaborado no início do estudo. ... Identificar os estudos primários. • Selecionar os estudos. ... Identificar os estudos primários. • Fontes de estudos. ... Selecionar os estudos. ... Selecionar os estudos.Extrair os dados. ... Avaliar criticamente os estudos.
Segundo o Manual de produção de textos acadêmicos e científicos, "As pesquisas de revisão bibliográfica (ou revisão de literatura) são aquelas que se valem de publicações científicas em periódicos, livros, anais de congressos etc., não se dedicando à coleta de dados in natura, porém não configurando em uma simples ...
Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita.
55) a pesquisa bibliográfica “busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado existentes sobre um determinado, tema ou problema.” Esse tipo de pesquisa é muito utilizada no meio acadêmico na área das Ciências Humanas.
Como os jornalistas escolhem o que vai parar no jornal?
Quando e onde surgiram os primeiros experimentos fotográficos?
Como os índios receberam os espanhóis?
Quando surgiu a tecnologia assistiva no Brasil?
Como era o jogo de basquete antes e como é atualmente?
Como o historiador de examinar os documentos?
Onde surgiu a palavra abracadabra?
Como os jogos de tabuleiro eram chamados antigamente e por quê?
Quando surgiu a tecnologia dos alimentos?
Como os jovens de hoje em dia se comportam?
Quando surgiu a primeira indústria brasileira?
Como surgiu a profissão jornalista?
Como os imigrantes foram recebidos nos Estados Unidos?
Quem foi o pai da Termodinâmica e qual foi a sua principal publicação?
Que tipo de trabalho os indígenas faziam para os portugueses?
Como surgiu as progressões geométricas?
Quando e como os jesuítas chegaram ao Brasil?