Primordialmente, a elipse designa uma supressão de elementos do discurso possíveis de serem recuperados dentro do próprio contexto linguístico. De acordo com algumas gramáticas, entende-se por elipse a omissão de um termo contextualmente implícito por ausentar-se no lugar em que normalmente aparece.
Exemplo de elipse
“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).
A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.
A elipse é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe (ou de construção). Isso porque ela está relacionada com a construção sintática dos enunciados. Ela é utilizada para omitir termos numa sentença que não forem mencionados anteriormente. ... Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.
A elipse é a figura de linguagem que omite um termo, palavra ou expressão no enunciado, e o termo omitido pode ser facilmente subentendido pelo contexto. Esse tipo de recurso linguístico é muito comum na linguagem literária e publicitária.
44 curiosidades que você vai gostar
Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto. Exemplos: ... (Nesse exemplo, as desinências verbais de tenho e amo permitem-nos a identificação do sujeito em elipse "eu".)
1 declínio, decadência, diminuição, enfraquecimento, obscurecimento, queda. Desaparecimento de uma pessoa: 2 afastamento, ausência, desaparecimento, desaparição, sumiço.
A elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
Como colocar as pernas para cima?
Qual procedimento para fazer o exame do cotonete?
Como ser um espião do governo brasileiro?
Como saber a comissão do Magalu?
Qual carne é melhor de porco ou de vaca?
Qual o consumo de energia de um carregador de celular?
Como fazer as cores no Minecraft?
Qual a importância dos profissionais de enfermagem no cuidado domiciliar?
Como usar o diodo Zener como regulador de tensão?
Quais os comprimentos de saias?
Quais são as atribuições de uma auxiliar de creche?