A RETIFICA DO VIRABREQUIM serve para recuperar essa importante peça que compõe um motor a combustão. Os motores movidos a gasolina, álcool ou diesel são compostos por pistões que se movimentam com a explosão da combustão. Esses pistões estão conectados as bielas, que estão instaladas no virabrequim.
As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas. Depois, mede-se com um cálibre o raio de concordância para saber se estão dentro das especificações do fabricante.
Mesmo assim, há contratempos que podem motivar uma retífica, como o calço hidráulico. Quando isso ocorre, a água que entra impede que o motor faça a compressão, empenando e até quebrando as bielas. No calço, o motor trava – ou seja, fica fácil perceber que houve algo errado.
Os tipos mais comuns de retífica são do cabeçote (a mais complexa), bielas, virabrequim e a usinagem do bloco do motor. Os preços também variam de acordo com o serviço. Uma simples solda do bloco custa em média R$ 480, chegando a R$ 1.800 na retífica completa mais barata, que é a de uma Volkswagen Kombi, por exemplo, de conserto mais ...
Antes, aos 200 mil quilômetros, quase todos os motores precisavam de retífica. “Hoje, eles rodam facilmente mais de 300 mil km com a manutenção correta e têm durabilidade semelhante à do veículo”, afirma o membro da comissão técnica de motores da SAE, Henrique Pereira.
Qual a diferença entre interceptação stricto sensu escuta telefônica e gravação telefônica?
O que não pode fazer depois da cirurgia de miopia?
O que evitar quando se tem trombose?
Quais são as filosofias morais?
Quem trabalha ao prestar o serviço militar inicial será demitido?
Qual tom de preto mais escuro para cabelo?
O que acontece quando o bebê é pequeno para a idade gestacional?
Como restaurar backup do Samsung Notes?
Quem é policial pode ser advogado?
Como se calcula a saturação por bases?
Quem tem preferência na garagem?