A RETIFICA DO VIRABREQUIM serve para recuperar essa importante peça que compõe um motor a combustão. Os motores movidos a gasolina, álcool ou diesel são compostos por pistões que se movimentam com a explosão da combustão. Esses pistões estão conectados as bielas, que estão instaladas no virabrequim.
As medidas são: standard 0,25mm ou 0,50mm; 075mm e o máximo de l,00 mm. Em motores pesados são utilizadas as duas primeiras medidas. Depois, mede-se com um cálibre o raio de concordância para saber se estão dentro das especificações do fabricante.
Mesmo assim, há contratempos que podem motivar uma retífica, como o calço hidráulico. Quando isso ocorre, a água que entra impede que o motor faça a compressão, empenando e até quebrando as bielas. No calço, o motor trava – ou seja, fica fácil perceber que houve algo errado.
Os tipos mais comuns de retífica são do cabeçote (a mais complexa), bielas, virabrequim e a usinagem do bloco do motor. Os preços também variam de acordo com o serviço. Uma simples solda do bloco custa em média R$ 480, chegando a R$ 1.800 na retífica completa mais barata, que é a de uma Volkswagen Kombi, por exemplo, de conserto mais ...
Antes, aos 200 mil quilômetros, quase todos os motores precisavam de retífica. “Hoje, eles rodam facilmente mais de 300 mil km com a manutenção correta e têm durabilidade semelhante à do veículo”, afirma o membro da comissão técnica de motores da SAE, Henrique Pereira.
Como utilizar o Google Tradutor?
Qual é o principal tipo de reprodução das bactérias?
Quais os tipos de eletrodos de tungstênio?
Como usar a câmera no Google Tradutor?
Como fazer a inscrição estadual PR?
Como fazer pedido do DIU pela Unimed?
Como usar a mesma conta do Google em outro celular?
Como saber se foi aprovado Seguro-desemprego?
Como sincronizar a agenda do celular?
Como sintetizar um pensamento?
Tem como trocar o roteador da Oi?
Como sincronizar o WhatsApp com o Instagram?
Como solicitar a CNV de vigilante?