O representante legal é a pessoa física que representa a empresa diante da Receita Federal e de outras pessoas físicas ou jurídicas que ela venha a se relacionar. Ou seja, quando o titular é uma pessoa jurídica, uma empresa, o seu representante legal é sempre seu sócio, sócio-administrativo ou dono.
O representante legal é aquele a quem a norma jurídica confere poderes para administrar bens alheios, como o pai, ou mãe, em relação a filho menor (art. 1.690 -CC), quanto o tutor ao pupilo (art. 1.747, I - CC) e curador, no que concerne ao curatelado (art 1.774 - CC).
O responsável legal, por sua vez, é a pessoa física que recebe a incumbência de atuar em nome da empresa na prática de atos específicos, por meio de uma procuração. Nesse ponto, vale ressaltar que não existe a obrigatoriedade que esse responsável seja um dos sócios da empresa.
Documentação em comum para todos os casosDocumento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do titular do benefício; Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do representante legal definitivo ou provisório; ... Para o diretor ou responsável de Entidade: Guia de Acolhimento Institucional;
O Representante Legal é a pessoa que possui o nome no contrato social da empresa, seja como dono, sócio ou sócio administrativo. É, portanto, quem representa a empresa diante da Receita Federal e sociedade.
15 curiosidades que você vai gostar
No âmbito jurídico, o responsável legal é o indivíduo dotado do poder de representar uma pessoa que seja menor de idade ou incapaz. Por exemplo, normalmente os pais são os responsáveis legais de seus filhos, a partir do momento que este é registrado no cartório oficial.
“O titular é a pessoa jurídica, sempre. Já o representante é aquele que foi indicado no ato constitutivo ou o seu procurador e, por fim, o responsável é quem efetivamente terá a posse do certificado digital, sendo, geralmente, o próprio representante da empresa”, explica o procurador.
747, do Novo Código de Processo Civil (NCPC), poderão ser curador de um idoso as seguintes pessoas, nessa ordem: a) o cônjuge ou companheiro, não separado judicialmente ou de fato; b) na falta do cônjuge ou companheiro, é curador legítimo o pai ou a mãe; c) na falta destes, o descendente que se demonstrar mais apto ( ...
Como fazer uma procuração simples?Identificação do outorgante;Identificação do outorgado;Data da outorga;Objetivo da outorga;Identificação do local onde a procuração foi passada;Descrição e extensão dos poderes conferidos.
Com quantos dias se sente sintomas de gravidez?
Como fazer um anagrama com a palavra arte?
Como comer manteiga de amendoim?
Quanto tempo demora para a cocaina sair do organismo?
O que é comunicação empresarial interna?
Quais são as principais fases de um processo de software?
Onde se encontram os lisossomos?
O bebe pode nascer a partir de quantas semanas?
Quais são os instrumentos de política fiscal?
Porquê e como acontece o arremesso lateral?
Qual o dia mais curto do ano em SP?
Qual a diferença de Iram e Irão?
Quem descobriu o brasil e em que ano foi descoberto?
Quais foram as consequências da criação do Estado de Israel?