O consumo consciente, ou consumo sustentável, envolve a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, pela economia de recursos, pela utilização dos bens até o fim de sua vida útil e, principalmente, pela reciclagem ou reaproveitamento dos materiais. ...
Ficar o dia todo na rua, além de cansativo, nos estimula a consumir produtos de entrega rápida, como fast foods em plásticos descartáveis. Na próxima vez que você estiver em uma praça de alimentação – seja de shopping ou ao ar livre – repare na quantidade de plásticos de uso único que são entregues com os alimentos.
Hoje (5) é Dia do Meio Ambiente e vivemos em uma sociedade onde “mais é mais”, que dita uma rotina desenfreada e que, muitas vezes, não permite a reflexão sobre o impacto de nossas ações. Por isso, é necessário desacelerar e olhar com mais cuidado e respeito para o planeta, precisamos pensar sobre o nosso consumo.
1- Repensar: corresponde à atitude que tomamos e que tem consequência direta em nossas vidas e ao meio ambiente. Assim, deve-se sempre reavaliar e mudar a postura. Nesse sentido, cabem indagações, como: os gastos com a energia são compatíveis com as suas necessidades, ou há exageros?
Podemos citar como exemplo: cultivar a própria horta em casa, reciclar embalagens e desperdiçar menos água na hora do banho. Essas pequenas atitudes ajudam a preservar o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Isso nos leva aos benefícios indiretos que são gerados para todas as pessoas.
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
Resposta: consumo é inerente ao ser humano, precisamos consumir de alguma maneira para viver. O problema que está em questão no presente artigo e que hoje contribui com quase todos os desafios sociais, éticos e ambientais não é o consumo em si, mas sim o consumismo, o excesso, o desperdício, o além da necessidade.
O consumidor consciente se preocupa com esse aspecto e leva em conta o meio ambiente em suas decisões. Após definir uma necessidade de consumo e escolher um produto através da relação custo/benefício, é o momento de considerar alguns aspectos inseridos em nossas escolhas, mas que nem sempre conseguimos perceber.
Por essa razão, reuni a seguir os pontos mais importantes relativos aos impactos do consumo relacionados à sociedade e ao meio ambiente. Embora não esgotem a questão, o uso desses itens no dia-a-dia pode representar uma grande mudança na forma como nos relacionamos com nosso consumo.
Embora a grande maioria seja reciclável, repensar e reduzir a geração ainda é o melhor negócio. Escolha eletrodomésticos e eletrônicos de baixo consumo energético.
Para reduzir o nosso consumo, precisamos consumir apenas o que precisamos. Para isso, devemos: Reduzir também diz respeito ao uso racional de energia. O consumo consciente provoca a diminuição da produção supérflua, gerando economia de energia.
São Paulo é a cidade mais poluída do país?
Quantas horas trabalha um residente de medicina?
Como legalizar um jabuti piranga?
Pode lavar jeans claro com jeans escuro?
Porque não consigo Imprimir um arquivo em PDF?
Quais países tem o maior parque nuclear do planeta?
O que é monitorização dos sinais vitais?
O que diz a habilidade EF03MA02?
Como usar algodão no ouvido para dormir?
O que é primeira segunda e terceira pessoa?
Estou ficando corcunda O que fazer?
Pode cobrar o primeiro aluguel adiantado?
Qual é a cor que mais reflete a luz?