Remediação cognitiva é um tratamento comportamental que utiliza o treino e a prática de estratégias compensatórias e adaptativas para facilitar o desenvolvimento de habilidades cognitivas como memória, atenção e capacidade de resolução de problemas.
A reabilitação cognitiva, conhecida como uma abordagem individualizada, também envolve a prática de algumas tarefas, mas geralmente visa objetivos pessoais a fim de melhorar, um de cada vez, deficiências específicas na vida cotidiana, em vez de melhorar o desempenho em tarefas cognitivas específicas.
Assim, é possível desenvolver um trabalho mais apropriado para cada paciente. O profissional de reabilitação cognitiva está associado às áreas da saúde e educação, como por exemplo psicólogos(as), psiquiatras, médicos(as), fisioterapeutas, pedagogos(as), professores(as), terapeutas ocupacionais, etc.
Alguns exemplos são exercícios com papel e lápis, jogos que estimulem habilidades como atenção, memória e raciocínio, jogos computadorizados, pintura, uso de estratégias para facilitar as atividades de vida diária do paciente, entre outras.
A Reabilitação Neuropsicológica é um processo que oferece atividades terapêuticas planejadas para a necessidade de cada paciente, afim de auxiliar no tratamento de alterações cognitivas (atenção, memória, raciocínio, etc.) e de comportamento decorrentes de disfunções cerebrais.
30 curiosidades que você vai gostar
Assim, integram-se diversas áreas profissionais como a psicologia, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e outras profissões afins, com uma visão sobre o que é orgânico e o emocional, colaborando de forma mais efetiva para o tratamento. ...
A avaliação neuropsicológica envolve o conhecimento da aplicação de testes, sua correção adequada e sua aplicabilidade na inferência do processamento cerebral de informações. Para isso, o profissional que realiza a avaliação deve ser um psicólogo especialista em Neuropsicologia.
“A estimulação cognitiva atua diretamente nos mecanismos ligados à plasticidade cerebral (processo adaptativo do cérebro). Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, raciocínio, funções executivas, entre outros”.
Quando falamos em atividades de estimulação cognitiva, estamos nos referindo a toda e qualquer atividade que possa estimular as funções do cérebro como atenção, memória, percepção, raciocínio lógico, sensação dentre outras. O objetivo das atividades é de manutenção das funções preservadas.
Com quantos inscritos ganha dinheiro?
Quanto tempo dura o curso de odontologia?
Quanto tempo demora uma transferência bancaria?
Quanto custa o curso da open english?
Como ver mensagens antigas no facebook por data?
Quanto tempo dura o curso de psicologia em portugal?
Como fazer para declarar imposto de renda?
O que fazer quando se tem tensão baixa?
O que aconteceu no dia 11 de setembro de 2001?
Quais músculos a prancha trabalha?
Como colocar saldo no Google Play com Pix?
Com quanto tempo o bebe vira na barriga?