A regulação metabólica é feita pela modulação de enzimas regulatórias em processos metabólicos chaves, de tal modo que se possa ativar ou inibir reações químicas específicas para cada situação resultando em respostas biológicas adequadas.
O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal, sendo que os principais hormônios catabólicos são a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticoides, dentre os quais figura o cortisol. Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona e a insulina.
O metabolismo do glicogênio é controlada pela atividade da fosforilase, a enzima que quebra de glicogênio, e glicogênio sintase, a enzima que faz. Estas enzimas são reguladas de forma recíproca, com fosforilação glicogênio sintase inibir, mas a ativação fosforilase.
Uma reação que libera energia livre (∆G < zero), é chamada de reação exergônica. Reações exergônicas são favoráveis e muitas vezes espontâneas. Já reações com aumento de energia livre (∆G > zero), são chamadas de reações endergônicas. As reações endergônicas são desfavoráveis termodinamicamente e não espontâneas.
Integração Metabólica: estudo que se baseia nas informações bioquímicas da alimentação para entender os processos fisiológicos que acontecem no ser humano.
Algumas destas moléculas, chamadas substratos, são meios eficazes de regulação metabólica através de sua concentração. A taxa de uma via metabólica vai mudar, dependendo da existência e concentração de um substrato, o qual tem de se ligar a uma enzima a fim de funcionar.
O metabolismo descreve as reações químicas em que os organismos da função, de da respiração celular para os eventos subjacentes a digestão, crescimento e reprodução. Sistemas chamado vias metabólicas coordenam essas funções e, geralmente, são iniciados ou parados por proteínas chamadas de enzimas.
O metabolismo celular apresenta diversas reações químicas capazes de degradar ou sintetizar compostos no organismo. Essas reações ocorrem de forma integrada e para isso necessitam de uma fina regulação que garanta o funcionamento adequado.
QUADRO 1: Principais vias metabólicas moduladas por regulação alostérica, suas enzimas, moduladores alostéricos sinalizadores de presença ou ausência de energia e os efeitos na atividade enzimática por eles induzidos. A regulação externa à célula, integrada e simultânea a vários tecidos é dada pela regulação neuro-endócrina [1,2,12].
Como se faz um pedido para Iemanjá?
Quais os benefícios de comer pouco?
Como é o sexo entre aquário e peixes?
O que a autoimunidade provoca?
Quanto tempo é o curso da Marinha?
A partir de quanto é febre alta?
O que a ansiedade pode causar na visão?
Quantos km por litro faz o Tiggo 7?
Qual a principal função do design thinking?
Quais produtos usar para limpar piscina de plástico?
Qual o número da agulha para aplicar benzetacil?
O que é uma pesquisa de campo?