A razão social do MEI, também conhecida como nome empresarial, é formada pelo seu nome + o número do seu CPF, por exemplo, “João da Silva 123.123.123-12”. Essa formatação é padrão e definida pela Receita Federal. ... Dessa forma, quem é MEI tem a razão social sempre na mesma formatação, independente da sua vontade.
De forma geral, a razão social é aquilo que define uma companhia como única. ... A Coca Cola, por exemplo, tem como razão social "Coca Cola Indústrias Ltda", e a rede de hipermercados Carrefour é juridicamente conhecida como "Carrefour Comércio e Indústria Ltda".
A razão social para MEI, conhecido também por nome empresarial, é contstituído pelo seu nome + o número do seu CPF, como por exemplo, “Giovanna Ottoni Fieri 12345678912”. Esse é um nome padrão definido pela Receita Federal e só pode ser alterado quando o MEI realiza o enquadramento como ME.
A Razão Social de uma empresa nada mais é do que o seu nome jurídico: é ela que vai nos contratos e documentos oficiais do negócio. Muitos empreendedores podem confundir este termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir seu negócio.
Agora, se você quer descobrir a razão social de uma empresa específica, você pode utilizar o CNPJ dela para isso. No site da Receita Federal tem um serviço chamado “ Consulta CNPJ ”. Você digita o CNPJ que deseja consultar e terá acesso à ficha cadastral da empresa, com diversas informações, como: Razão social.
35 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, os bancos, sejam tradicionais ou digitais, oferecem aplicativos para seu controle financeiro. Logo, você deve acessar o histórico da sua fatura e lá estará o nome do estabelecimento onde a compra foi realizada. Além disso, você verá a data e hora da compra.
Descobrir a razão social da empresa pela Junta Comercial
Procure no Google por "junta comercial + nome do seu estado";
No caso do estado de São Paulo, é possível fazer a consulta online. Digite o nome fantasia da empresa, aguarde instantes e o portal irá lhe informar a razão social e o CNPJ requeridos.
No contrato social, portanto, é onde fica registrada a Razão Social. A Razão Social é o nome que distingue a empresa logo no momento em que ela surge. Ela será utilizada em contratos, notas fiscais, escrituras e outros documentos legais e fica registrada na Junta Comercial e nos cartórios.
Para começar, o nome deve ter uma identificação própria. Pode ser um termo específico, o nome dos sócios ou uma sigla. O importante é que ele comece com algo diferente, portanto uma razão social que seja muito parecida com outra ou com um nome fantasia que já existam não é uma ideia muito boa.
O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número designado pela Receita Federal na abertura da empresa. Ele serve para identificar o negócio nos mais diversos tipos de atividades, como a emissão de notas fiscais ou o pagamento dos impostos.
Como cadastrar a Razão Social – passo a passo
Contrato Social: requisitado para a grande maioria dos negócios;
Requerimento de Empresário: caso o registro seja realizado como Empresário Individual (EI);
Ato Constitutivo: caso o registro seja realizado como Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
Mas uma coisa é clara: não há CNPJ se não há MEI, da mesma forma que não há MEI se não há CNPJ. De forma simplificada, CNPJ é o numero que uma empresa recebe ao ser criada para poder haver o controle a identificação perante a receita federal. Enquanto o MEI é uma das categorias em que a empresa pode se encaixar.
A principal diferença entre MEI e ME é a questão do faturamento. Como vimos, atualmente o limite para o Microempreendedor Individual é de R$ 81 mil e o da Microempresa é de R$360 mil. ... Formalização: é simples no caso do MEI (online e sem burocracia) e mais complexa no caso da ME (precisa de contrato social);
Tipos de Razão Social
MEI (Microempreendedor Individual);
LTDA (Sociedade Simples Limitada);
Sociedade Simples Pura, S.A (Sociedade Anônima);
Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada);
entre outros.
Exemplos de razão social, ou seja, a natureza jurídica da empresa:
MEI – Microempreendedor Individual;
EI – Empresário Individual;
EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada;
ME – Microempresa;
EPP – Empresa de Pequeno Porte;
Ltda – Sociedade Limitada;
S/A – Sociedade Anônima.
Nome Fantasia, também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. ... Um bom exemplo de diferença entre Razão Social e Nome fantasia é o da Coca-Cola, que vem a ser o nome fantasia da empresa cuja razão social é Coca-Cola Indústrias Ltda.
Use nome ou sobrenome de um ou mais sócios + Ltda para criar o nome da firma de forma simplificada. Use Nome + Atividade + Ltda para criar um nome com o ramo de atividade como um descritivo. Lembre-se de SEMPRE fazer uma pesquisa prévia na Junta Comercial para ver a disponibilidade do nome escolhido.
Mudança de nome
Uma empresa pode ter dois tipos de nomes, a razão social e o nome fantasia. ... Caso seja necessário trocar a razão social, essa alteração contratual também deve ser feita perante a Junta Comercial e vale a pena checar se a mudança é possível e se não existe outra empresa que já usa essa razão social.
O nome comercial deve ser o do titular. Se houver um nome igual já registrado, ele poderá ser abreviado, desde que não seja o último sobrenome, ou ser adicionado um termo que indique a principal atividade econômica explorada pela empresa como elemento diferenciador.
Basicamente, a principal diferença entre razão social e o nome fantasia está na finalidade que cada um possui. A razão social é um nome de registro e uma informação básica de qualquer companhia, e que deve seguir algumas regras. Por outro lado, o nome fantasia é quase opcional.
Também é conhecida como denominação social, nome empresarial ou firma. A razão social nada mais é do que o nome que a empresa vai receber. A empresa pode receber dois tipos de nomes: a denominação social e a firma.
Para realizar a consulta, o usuário deve acessar o Portal de Empresas e Negócios do Governo Federal, selecionar a Redesim e ir até a opção “Consulta Pessoa Jurídica”, depois clicar em “pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”.
É possível consultar o CNPJ pelo CPF? Por medida de segurança, não é possível consultar a situação de uma empresa com apenas o CPF do dono. Mesmo que tenha usado o CPF para fazer o registro dos números, outras informações completamente diferentes são atreladas ao CNPJ.
Já um Nome Fantasia, é possível que o próprio empreendedor escolha, porém, é importante evitar nomes de marcas famosas, concorrentes e empresas de entretenimento. Além disso, é possível incluir dois nomes fantasias no mesmo CNPJ , mas é preciso que eles estejam ligados ao ramo de atividade da empresa.
Assim, o conceito de razão nos permite fazer comparações de grandeza entre dois números. Por exemplo, para saber quantas vezes o número 100 é maior do que o número 2 (ou em outras palavras, qual a razão entre 100 e 2), procedemos da seguinte forma: 100 : 2 = 50. Portanto, o número 100 é 50 vezes maior do que o número 2 ...
Como tirar cheiro de solvente da casa?
Como elaborar um plano de avaliação?
Como saber se o canceriano está afim de mim?
Quais são os museus mais antigos do Brasil?
Quem é o deus do Carnaval e porquê?
O que significa recebedoria na Bíblia?
Quantos km faz um cilindro de 10m3?
Quanto uma pessoa gasta no supermercado?
Por que Explorer exe está falhando?
Como alinhar texto na vertical CSS?
Para que serve a dipirona 1 grama?
Quais países médicos brasileiros podem trabalhar?
Quais são os estilos de desenho?
Quem tem pressão alta pode tomar Puran T4?
O que aparece no exame de urina quando tem infecção?
Qual a fruta que mais contém colágeno?
Qual a diferença entre requeijão e cream cheese?