O sistema digestivo dos cavalos precisa de uma alta quantidade de fibra, por isso alimentam-se principalmente de erva, forragem, feno e palha. Mas na sua dieta também podem incorporar-se os cereais, as frutas e os legumes.
ALIMENTAÇÃO DO EQUINO
Deve-se sempre incluir forragens (bons pastos, fenos) na dieta dos animais para que seja mantido um bom funcionamento do trato digestivo. Como regra geral, a exigência de forragem pode ser preenchida fornecendo- se em torno de 1 % do peso vivo do animal (ex: feno).
Alimentos a FORNECER aos cavalos (ocasionalmente)
– Cenoura, Maça (sem caroço), Pêra (sem caroço), Melancia, Ameixa (sem caroço), Damasco (sem caroço), Melão (sem casca), Pêssego (sem caroço), Morangos, Manga, Uvas, Passas, Banana (sem casca), Ananás (sem casca), Laranja (sem casca), Aipo.
Alimentação dos Cavalos – Conheça 10 itens que podem comprometer a saúde do animal1 – Feno com bolor. ... 2 – Água suja. ... 3 – Quantidade excessiva de grãos e alimentos doces. ... 4 – Vegetais crucíferos. ... 5 – Alimentos desenvolvidos para outras espécies. ... 6 – Batata e tomate. ... 7 – Desconhecimento nutricional dos alimentos. ... 8 – Carne.
Antes de mais nada, como qualquer tratamento, as frutas devem ser administradas aos cavalos apenas em pequenas quantidades. Contudo, você não deve dar a seu cavalo Abacate ou Avocado; Ruibarbo; e Tomates.
22 curiosidades que você vai gostar
O feno costuma ser o alimento que substitui a erva nos cavalos domésticos. É um conjunto de ervas muito nutritivas que se cortam e secam para poder armazenar e administrar facilmente. As mais comuns são timótio, espadena e alfafa. O feno é a opção mais recomendada quando um cavalo não tem a possibilidade de pastar.
Os cavalos também podem comer 200g de grãos para cada 50 kg de peso corporal diariamente. Alimente o seu animal com grãos em duas ou três porções espaçadas igualmente durante o dia.
As quantidades não devem ultrapassar 1% do peso vivo do animal, sendo suficiente, muitas vezes, 0,5 a 0,8%. Isto é, para um cavalo de 400 kg de peso, não ultrapassar 4 kg diárias, sendo suficiente 2 a 3 kg, sempre divididos em 2 a 3 refeições.
A ração comercial ainda precisa ser específica para potros até que os animais completem 18 meses de idade, sendo fornecida de 1,2 a 1,5% do peso vivo por dia, sendo dividido em dois ou três tratos ao dia.
Cálculo de dieta básico:
Cavalos com 500 kg de peso, em trabalho moderado: 1 a 2 horas por dia, a passo, trote e galope, necessitam de: 23,2 Mcal de Energia. 768 g de Proteína. 12,5 kg de Matéria Seca.
Como sempre, ao introduzir um novo alimento para um cavalo, faça a adição gradualmente e ao longo de um período de tempo. Os micróbios dentro do sistema digestivo devem se ajustar à nova alimentação. Metade de uma cenoura cortada em fatias finas duas vezes ao dia é um bom começo.
Assim, um potro com 200 kg, por exemplo, irá consumir de 6 a 7 kg de MS por dia. Esse valor deve ser corrigido para o teor de umidade do alimento.
O milho vai engordar seu cavalo mas isso não quer dizer que ele esteja saudável, cavalo gordo é diferente de cavalo saudável. O milho para cavalos também traz alguns problemas como palatite, um problema que dificulta o animal ao mastigar, e pode dar problema nos dentes pois o milho é um grão duro de difícil mastigação.
Preço de ração. A linha de ração para equinos não possui valor muito alto, quando comparado com outros animais. Pacotes de 40 kg podem custar em torno de R$ 45 a R$ 90. A ração acaba sendo a melhor fonte de alimentação para o animal, fornecendo um balanceamento de nutrientes muito bons.
Um animal não deve comer mais de 1% de seu peso vivo em ração. Por exemplo, uma égua de 500 kg não pode comer mais de 5 kg de ração por dia. E cada trato deve ter no máximo 3 kg.
Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.
MODO DE USO: No padrão de consumo com 2% sobre o peso vivo de matéria seca, compor a dieta com 50% de BRIQFENO® e os outros 50% complementar com alimentos concentrados energéticos proteicos e complexos vitamínicos minerais. Não é necessário triturar. Pode ser servido seco, reidratado ou minimamente aspergido com água.
Como se trata de um cereal de grãos bastante duros, que podem até quebrar os dentes dos animais, o melhor, para ministrá-los aos cavalos, é triturá-lo, transformando-o em farelos, o que evita quebra ou desgaste de dentes.
Recomenda-se juntamente com o fornecimento da silagem de milho, outra forrageira como opção para o animal, pois por se tratar de um alimento fermentado, sua palatabilidade é diminuída e pode causar interrupção no consumo.
Respondendo a nossa pergunta-chave do texto: é sim, amigo produtor. Em primeiro lugar, a silagem para cavalos pode ser uma alternativa de alimentação. Além da silagem de forrageira que é uma opção para o período da seca, quando não há pasto disponível, a de milho é muito utilizada.
A silagem de milho deve apresentar coloração amarelada, não excedendo 2,5 cm de tamanho, além de os grãos estarem quebrados ou machucados e bem acoplados ao silo. Esses cuidados, garantem uma maior segurança do animal, visando também que o cavalo consuma quantidade satisfatória de amido de milho.
A maioria dos cavalos aceitam e consomem bem a silagem, mas cuidados importantíssimos devem ser tomados: ... Fungos podem contaminar esse alimento e os cavalos não possuem a mesma habilidade que os bovinos e outros ruminantes de metabolizar certas toxinas.
Assim como o coelho, o cavalo também adora cenoura. Felizmente, as cenouras são muito nutritivas.
O óleo de cenoura possui ação antisséptica natural, anti-inflamatória e cicatrizante. Combate doenças de pele como erupções, eczemas, fissuras e dermatites. Equilibra a umidade da pele e hidrata a pelagem de cavalos.
Como saber se a sífilis é primária ou secundária?
O que aconteceria se todas as drogas fossem liberadas?
Como saber se a água está a 50 graus?
Como saber se a tinta da impressora Canon é original?
Como testar se a água é destilada?
É possível uma noite de crime?
Como saber se é macho ou fêmea de Jandaia?
Onde colocar a comida na mesa posta?
Como matar uma tartaruga para comer?
Porque ainda sinto falta do meu ex?
Como saber o valor da minha margem Consignavel?
Quais são os primeiros passos para aprender a cantar?
Quando numa rotatória não sinalizada de quem é a preferência de passagem?
Como funciona um fone de ouvido de celular?
Qual a importância de se realizar o rastreamento das neoplasias intraepiteliais cervicais?
Como funciona o exame corpo de delito?