O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.
Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.
O som é uma forma de energia causada por vibração; combinando com o ritmo, resulta em música. As vibrações passam para a atmosfera sob a forma de propagação ondulatória quando então o ouvido humano torna-se capaz de captá-las, resta o cérebro para fazer a interpretação para dar sentido.
Trata-se de um tipo de onda mecânica, longitudinal e tridimensional, sendo um dos principais tipos de ondas presentes em nosso cotidiano. O som é uma onda do tipo mecânica, pois precisa de um meio para propagar-se, e é tridimensional, já que pode ser percebida em todas as direções.
A movimentação das moléculas do ar
O deslocamento é da energia, que faz vibrar a partícula mais próxima da fonte sonora e, depois, causa uma oscilação em cadeia. Então, uma molécula vai agitando a outra, transmitindo o som.
41 curiosidades que você vai gostar
As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material. O som se propaga melhor em materiais que possuem as partículas mais juntas, ou seja, se propaga melhor em materiais sólidos e líquidos.
Quando nascemos, já temos no próprio corpo vários instrumentos musicais, pois ele possui ritmos e sons internos e externos, como os batimentos do coração, o ato de respirar (inspiração e expiração), o choro, o ronco, os movimentos produzidos dentro e fora da boca, na língua, lábios e dentes e os sons da barriga.
São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.
Em princípio, é possível definir qualquer som a partir de três parâmetros, que são: frequência, amplitude e composição harmônica.
A música é formada por três elementos: melodia, ritmo e harmonia. A melodia é a organização de uma seqüência dos sons, ou seja, é a forma com que os sons são emitidos. Cada música possui uma melodia diferente.
São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.
Sons Corporais
O corpo humano é uma fonte muito rica de sons e pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical. Sentimos a presença do ritmo na batida de nosso coração, em nossa respiração ou ao caminharmos. Reconhecemos inúmeros timbres e melodias na exploração de nossa voz e também na escuta da voz do outro.
As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.Infrassom. São ondas sonoras extremamente graves e que apresenta uma frequência tão baixa que o ouvido humano não consegue ouvir. ... Som agudo. São sons com frequência entre 3000 e 20.000 Hz, estão na parte mais alta do espectro auditivo. ... Som estéreo. ... Música:
Transmissão do som
O fenómeno ocorre porque a onda sonora incidente ao atingir a parede, faz com que ela vibre e, nestas condições, ela actua também como uma fonte geradora de som, e este é transmitido para o lado oposto da parede. Este fenómeno ocorre com materiais transmissores, pouco rígidos e de baixa densidade.
As ondas sonoras, após atingir a orelha, são encaminhadas para o interior do canal auditivo, local onde está localizada uma fina membrana que é chamada de tímpano. O tímpano é muito delicado e sensível, de modo que pequenas variações de pressão são capazes de colocá-lo em estado de vibração.
O estado físico dos materiais influencia na velocidade do som, sendo que se propaga mais rapidamente nos sólidos, depois nos líquidos e mais lentamente nos gases.
Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.
A música alta, as buzinas, a gritaria, a conversa simultânea dos colegas, músicas agradáveis e promoções anunciadas são alguns exemplos do cotidiano. Os sons representam manifestações variadas e é por meio deles que parte da cultura é passada de geração a geração.
Os sons que ouvimos tem diferentes origens, inclusive pela nossa ação corporal, Assim, podemos utilizar o nosso corpo como recurso sonoro, musical e meio de comunicação.
Ouvir é uma tarefa exclusiva do sistema auditivo. Mas o corpo inteiro tem a capacidade de “escutar” e absorver os impactos sonoros. O som está diretamente ligado a saúde, capaz de promover o bem-estar, a cura, o maior rendimento ou, quando em excesso, prejudicar de forma irreversível.
Assobiar, estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento.
Entendemos como elementos constituintes da peça publicitária radiofônica o texto e sua relação com a performance da voz, a trilha musical, os efeitos sonoros, o silêncio e, por fim, o tratamento técnico dos elementos sonoros. Definiremos a seguir cada um desses elementos.
O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor. Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual quanto as impressões digitais.
No campo da teoria musica, a melodia é a sequência de notas sem sair do tom e obedecendo a escala. Por exemplo, se a canção está na tonalidade de Sol maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de Sol maior. Além disso, as notas que constroem a melodia precisa de duração, pausa e ritmo.
Qual o valor do seguro desemprego para quem ganha 1100?
O que fazer quando encontrar uma lacraia?
Pode colocar água quente na garrafa pet?
Quando inicia o 6 mês de gestação?
O que posso comer depois de extrair um dente?
Faz parte da classe de risco 9?
É normal sentir ansiedade todo dia?
Qual MEI para transporte de cargas?
Como Melhorar a espada no Minecraft?
O que o símbolo da radiação significa?
O que é preciso para solicitar a curatela do idoso?
Quanto de força g um ser humano suporta?