O que é procedimento especial no processo penal?

Pergunta de Vera Freitas Maia em 31-05-2022
(69 votos)

Já os procedimentos especiais estão previstos no Código de Processo Penal vigente e em leis penais extravagantes. Trata-se de regramentos que utilizam de modo supletivo as normas do procedimento comum, conforme previsão expressa do CPP, no art.

Quais são os ritos especiais no Processo Penal?

Rito ordinário (artigo 394 §1º, I do CPP) -> Pena máxima, igual ou superior a 4 anos. ... Rito Sumário (artigo 394, §1º, II do CPP) -> Pena máxima, superior a 2 anos e inferior a 4 anos. Rito Sumaríssimo (artigo 394, §1º, III do CPP e artigo 77 e ss.


O que é procedimento comum e especial CPP?

Procedimento comum: é o rito padrão, a ser aplicado para as infrações que não possuam rito especial previsto no CPP ou na legislação extravagante (art. 394, §2º). Procedimentos especiais: previstos no CPP ou em leis especiais, trazem regras próprias de tramitação de acordo com as peculiaridades da infração penal.

O que é um procedimento especial?

O procedimento especial refere-se ao disciplinamento da prática de atos processuais em algumas ações específicas, sem a necessária observância das regras do procedimento comum.

Quais são os procedimentos especiais?

Segundo o CPC, há duas modalidades de procedimentos especiais, os de jurisdição contenciosa e os de jurisdição voluntária. Os de jurisdição contenciosa se referem à solução de litígios, enquanto os de jurisdição voluntária apenas à administração judicial de interesses privados não litigiosos.

Aula 53 - Procedimentos Especiais - Parte 1


29 curiosidades que você vai gostar

Quais são os procedimentos especiais de processo de execução?

Os Procedimentos especiais se subdividem em: Jurisdição contenciosa (artigos 539 e 718 ambos CPC/2015) quando existe uma lide, um conflito de interesse; e jurisdição voluntária (artigos 719 a 730) também do CPC, nesse caso não há lide.

Quais são as características dos procedimentos especiais?

As características que a doutrina tradicional via nos procedimentos especiais podem ser hoje, com algum distan- ciamento, claramente identificadas. Dentre elas, podemos destacar: 1) legalidade; 2) taxatividade; 3) excepcionalidade; 4) indisponibilidade; 5) inflexibilidade; 6) infungibilidade; 7) exclusividade.

O que é procedimento comum e especial?

Espécies de procedimento

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

O que são procedimentos especiais de jurisdição voluntária?

RESUMO: Jurisdição voluntária é a função exercida pelo Estado, através do juiz, mediante um processo, onde se solucionam causas que lhe são submetidas sem haver conflito de interesses entre duas partes.



Outras questões

Como se escreve sela ou cela de cadeia?

Qual o mago mais poderoso de Harry Potter?

Quantas vezes por semana devo limpar o banheiro?

Quem toma banho com 2 sabonetes?

O que a Bíblia fala sobre brincadeira?

Como descobrir se a pessoa tem demência?

Pode conceder férias na quinta-feira?

Como calcular o aluguel corrigido pelo IGPM?

Onde foi gravado a minissérie riacho doce?

Como organizar eventos beneficentes?

O que é urbano e rural?

Que se significa acudimos?

A quem correspondem os pronomes?

A vitamina que es?

O que são imperialistas?

Onde o rei e o parlamento se enfrentaram?

Quando foi a morte de zumbi dos palmares?

Quando foi promulgado o novo cpc?

Qual é o significado da palavra flua?

Palavras que com tesoura?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com