A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença.
A hiperemia refere-se a um sinal semiológico decorrente do aumento do volume sanguíneo. Muitas vezes seu conceito é confundido com a congestão, mas essas manifestações apresentam mecanismos diferentes de ocorrência. Ela é decorrente de um processo ativo, que resulta da dilatação arterial e aumento do volume sanguíneo.
Há dois tipos diferentes de hiperemia ativa: Hiperemia ativa geral aguda: porque há aumento do fluxo sanguíneo no corpo; Hiperemia ativa local aguda: quando há um aumento da quantidade de sangue em uma área, como perna, estômago ou pulmão. Esta é a forma mais comum de hiperemia.
A hiperemia é parte integrante do processo inflamatório local. E que a partir do momento que exista essa intolerância, parte dos alimentos mal digeridos comecem a alterar a produção local de gases, o que vem a ocasionar a flatulência e a má digestão?
Consequência da hiperemia ativa : aumento da vermelhidão na região afetada. Causa da dilatação arteriolar e arterial : mecanismos neurogênicos (rubor) simpáticos e liberação de substâncias vasoativas. Hiperemia ativa da pele : dissipar um excesso de calor (exercício físico - fisiológica e estado febril - patológica).
36 curiosidades que você vai gostar
Como é provocada a Hiperemia ativa? A hiperemia reativa ocorre devido acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos da microcirculação, ou seja dos menores vasos chamados de arteriolas. Isto pode ocorrer por um processo fisiológico, mecanismo normal no organismo ou por algumas doenças.
Congestão, também denominada de congestão passiva ou hiperemia passiva, é um aumento local de volume de sangue nos vasos de determinadas partes do corpo. Essa condição resulta da obstrução do retorno venoso, que pode ser um evento ou um fenômeno generalizado. A causa da congestão hipostática é a gravidade.
A hiperemia é uma alteração da circulação em que há aumento do fluxo sanguíneo para um órgão ou tecido, o que pode acontecer de forma natural, quando o organismo precisa de maior quantidade de sangue para que funcione corretamente, ou como consequência de doença.
Os sintomas de hiperemia vão depender do local do corpo onde ela surge. Alguns pacientes com hiperemia podem, por exemplo, apresentar vermelhidão intensa na região. (na hiperemia ocular, por exemplo, a parte branca do olho chega a ficar totalmente avermelhada devido ao aumento da circulação sanguínea).
Quem faz parte da classe média no Brasil?
Como saber se a bronquiolite está piorando?
O que são parágrafos num texto?
Quantos quilos posso perder em um mês com reeducação alimentar?
Quais são as causas do resfriado?
Quais são os sistemas agrícolas utilizados no Brasil?
Quem sente mais ciúmes o homem ou a mulher?
Como se chama pessoas que usam roupas pretas?
O que falar na célula de jovens?
O que é funcionário setor privado?
Quais os órgãos que o álcool afeta?
Quais são as modalidades de luta?
Quais os benefícios do ovo frito?
Quantas páginas se lê em 1 hora?