O termo correto a ser utilizado, neste caso, é PRIORIDADE DE PASSAGEM. Caso contrário, ainda que seja uma ambulância ou carro de polícia, só vai passar primeiro aquele que atender ao disposto no artigo 29, III do CTB, devendo ser utilizado, neste caso, o termo PREFERÊNCIA.
Significado de Preferência
Manifestação de afeição ou de atenção prestada a alguém ou alguma coisa; predileção. [Jurídico] Benefício garantido pela lei através do qual pessoas podem passar à frente; prioridade. Etimologia (origem da palavra preferência).
A regra de preferência nas interseções (cruzamentos e interseções em “T” ou “Y”) deverá ser aplicada apenas quando não houver sinalização regulamentar. Veículos circulando na rodovia. Veículos contornando a rotatória. Nas demais interseções, a preferência é do veículo à direita do condutor.
O que o Código de Trânsito Brasileiro nos diz que é a preferência de tráfego nos cruzamentos de vias não sinalizadas é do condutor que está à direita, independente do fluxo ou tamanho das vias, mas como toda lei, ela também tem suas exceções.
Se houver sinalização – horizontal ou vertical – com indicativo de parada obrigatória, o condutor deverá, obviamente, parar o veículo, mesmo que já esteja circulando. Nos demais casos, a preferência é de quem vem à direita do condutor.
20 curiosidades que você vai gostar
Cruzamento sem sinalização - Se não tiver a placa ou escrito no asfalto "Pare", saiba que a preferência é do veículo que vem pela direita do condutor.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que o veículo que já está circulando, em tese, terá preferência na rotatória. O artigo 29 do CTB é bem claro: “no caso de rotatória, [tem preferência] aquele que estiver circulando por ela”.
A concessão de preferência aos veículos e pedestres que já estão na via pública é prevista no artigo 36, como obrigatória, exclusivamente, para o condutor que for ingressar na via, procedente de um lote lindeiro, ou seja, tal norma geral de circulação e conduta aplica-se àquele que está saindo de um imóvel ou uma ...
A ultrapassagem poderá ser executada pela direita sempre que o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal de que dobrará à esquerda.
Mesmo que não exista faixa de pedestre, quem atravessa as ruas caminhando tem prioridade no trânsito e os veículos devem respeita-los. A determinação é do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tema da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, do Detran Paraná para o Maio Amarelo.
O termo prioridade, segundo o CTB, é aplicado àquelas situações em que veículos de emergência e escoltados, em serviço e por motivo de força maior, tem precedência de passagem sobre os demais veículos. Portanto, dar passagem à eles no trânsito não é mera gentileza.
Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado: Infração - média; Penalidade - multa.
1. O acto de preferir uma pessoa ou coisa a outra. 2. Manifestação de distinção ou de atenção.
Que goza de uma prioridade sobre os outros.
Sentido preferencial
Quando um enunciado é realizado em contexto muito rarefeito, como é o contexto em que se encontra uma palavra no dicionário, dizemos que ela está descontextualizada. Nesta situação, o sentido preferencial é o que, na média, primeiro se impõe para o enunciado.
Uma ou duas faixas contínuas: não é permitido ultrapassar em nenhum dos sentidos. Faixa contínua ao lado de uma tracejada: a ultrapassagem é permitida apenas para o lado tracejado. Duas faixas tracejadas: a ultrapassagem é permitida nos dois sentidos.
A ultrapassagem de outro veículo deve ser feita, via de regra, pelo lado esquerdo, conforme estabelece o artigo 29, inciso IX: “a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ...
Infração – média; Penalidade – multa. Com a fusão dos artigos 38 e 199 só há possibilidade de ultrapassagem pela direta quando o veículo à frente estiver na faixa totalmente à esquerda da pista e sinalizando o propósito de ingressar à esquerda. Salienta-se que a pista é de sentido único de direção ou mão única.
Embora existam leis que digam que o pedestre tem preferência no trânsito, as cidades brasileiras são projetadas para os veículos. Ruas largas, avenidas e pontes - embora muito mais caras -, infelizmente ainda são mais prioritárias nas políticas públicas do que sinalização adequada para quem está a pé, por exemplo.
ESTACIONAMENTO OBLÍQUO. CONDUTORA QUE REALIZA MANOBRA EM MARCHA RÉ E ABALROA LATERAL DIREITA DE VEÍCULO QUE, EXECUTANDO ANTECEDENTEMENTE MESMO MOVIMENTO, SE ENCONTRAVA NA PISTA DE ROLAMENTO DA VIA PÚBLICA INICIANDO PROCEDIMENTO DE ARRANCADA.
- Age com culpa o condutor que abre ou per- mite que se abra a porta de veículo estacionado sem se cer- tificar da criação de risco para os demais usuários da via e com isso exige de ciclista manobra de desvio que redunda em queda e traumatismo crânio encefálico.
XII – os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação. Por fim, o artigo 36 impõe aos veículos que, saindo de área lindeira, pretendem adentrar no fluxo da via, deem preferência aos que por ela circulam: Art. 36.
29, do CTB, que, quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, o que vier pela direita do condutor.
Parágrafo único. A estrada sempre será considerada via preferencial em relação a qualquer outra via pública. Art 16.
X - Nas vias de mão única com retorno ou entrada à esquerda, é permitida a ultrapassagem pela direita, se o condutor do veículo que estiver à esquerda indicar, por sinal, que vai entrar para êsse lado.
Qual o melhor colágeno para artrite e artrose?
Quanto custa uma creche tempo integral?
Por que é importante verificar a data de validade do produto?
Quando um conjunto está contido em outro?
Quais os fatores responsáveis pela ilha de calor?
Qual o salário de um farmacêutico no Exército?
Quantas cargas da um carregador portátil de 10000mAh?
Quanto tempo dura o efeito da cafeína no organismo?
Quais os peixes que podem comer?
Qual a configuração eletrônica do fósforo?
Qual o lado que o homem fica do lado da madrinha?
O que significou o Primeiro Reinado para o Brasil?
Qual o objetivo da morfologia de plantas forrageiras?
Qual a diferença entre altruísmo e empatia?
Quais são as excludentes de punibilidade?