Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.
O solo deverá ser rotativado com uma profundidade de 5 cm. Então, deve-se adicionar o adubo para plantio e a terra. Esse passo deve ser feito para evitar os inços anuais e também para oferecer maior compactação do solo. Quanto mais compacto, melhor é o contato do solo com os compostos.
Como Plantar Em Vasos Para Suas Plantas Ficarem Sempre Saudáveis
O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.
O ideal é que o terreno seja plano, já que a inclinação dificulta a irrigação, fazendo com que a água vá para a parte mais baixa do local, encharcando demais uma área e deixando a outra seca. Além disso, com o terreno plano, é mais fácil fazer a manutenção do espaço no dia a dia.
O objetivo do preparo de solo é dar condições adequadas para o desenvolvimento das plantas, que consistem na formação de uma estrutura de agregados favoráveis ao crescimento das raízes, à presença de ar e água, às atividades dos microrganismos e à adição de matéria orgânica, corretivos e nutrientes.
O preparo do solo visa a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura. Como a cultura da cana-de-açúcar é altamente mecanizada, prevê-se que mais de 30 operações ocorrem em um mesmo talhão ao longo de cinco anos.
O preparo convencional do solo consiste no revolvimento de camadas superficiais para reduzir a compactação, incorporar corretivos e fertilizantes, aumentar os espaços porosos e, com isso, elevar a permeabilidade e o armazenamento de ar e água. Esse processo facilita o crescimento das raízes das plantas.
A partir da realização dos primeiros passos para o preparo do solo para plantio é necessário mantê-lo coberto todo o tempo, além de apostar na rotação de culturas. A principal dica para quem está iniciando o cultivo de culturas agrícolas é a grande importância de conhecer as características principais do que será plantado.
Se houver necessidade de revolver o solo, a melhor coisa a se fazer é uma aração. Todo cuidado é fundamental para manter a qualidade e a boa saúde da terra. A partir da realização dos primeiros passos para o preparo do solo para plantio é necessário mantê-lo coberto todo o tempo, além de apostar na rotação de culturas.
Para quem quer a cultivar uma plantinha e não sabe por onde começar, Estela Carvalho, integrante do coletivo Hortelões Urbanos, dá algumas dicas que podem ser aplicadas em sua casa. As instruções podem ser acompanhadas em dois vídeos, confira abaixo.
Uma vez espalhado todo o adubo você já tem a superfície da horta preparada, e estará pronta para semear. Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preparar o solo para plantar, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.
Como tirar o muito caro no Minecraft?
Como tirar o emborrachamento do cabelo loiro em casa?
Qual o número de cadastro do chip da Vivo?
Como saber se o elemento é ácido ou básico?
Como consultar saldo devedor financiamento Santander?
Como fazer um teste de QI confiável?
Como descobrir o perímetro do triângulo?
Quais são os níveis de espanhol?
Quais são os ritmos para dançar?
Como é que se faz uma invenção?
Como consultar o saldo de torpedos da Oi?
Como fazer uma pirâmide alimentar de papelão passo a passo?
Como descobrir o significado de um nome?
Quanto ganha um Perito Criminal no Goiás?