Quer construir seu próprio heliponto? Conte com a parceria da Flight para a realização desse projeto!
Heliporto. O heliporto costuma estar equipado, com instalações e facilidades, para apoiar o trabalho dos helicópteros. Podem existir pátios, para que as aeronaves se movimentem, bem como terminais para passageiros e corpo de bombeiros. Além disso, esses aeródromos envolvem um número maior de usuários.
Helipontos privados, possuem a letra “P”, já os públicos terão a letra “H” no centro. A letra “M” indica que o heliponto é militar e o sinal de “+” é usado somente em helipontos hospitalares. A letra ficará localizada dentro do triângulo equilátero da área de pouso, cujo vértice está apontado para o norte magnético.
Heliporto tem com os mesmos elementos do heliponto, com a adição de estruturas de apoio aos passagerios e aeronave (combustível para a aeronave, corpo de bombeiros, instalações de embarque e desembarque de passageiros, por exemplo).
Entretanto, nunca deve atingir menos que 3 metros de comprimento, para garantir uma zona de segurança. Fonte: port. nº 18/GM5, 1974. Além disso, caso seu heliponto esteja situado ao nível do solo, é recomendável a instalação de uma cerca de segurança.
Helipontos públicos são homologados pela Autoridade de Aviação Civil, destinado ao uso de helicópteros em geral, mediante ônus pela sua utilização e possuem autorização para a exploração comercial, medida que é vedada para helipontos privados.
Como é regulamentada a instalação de helipontos? Para que seja possível fazer a implantação de um heliponto em seu prédio, será preciso consultar e obter a aprovação de três órgãos. Sem o aval de qualquer um deles a instalação é inviabilizada.
Um heliponto é um aeródromo destinado exclusivamente às operações de aterragem e decolagem de helicópteros.
A dimensão do maior helicóptero que operará no heliponto é quem determinará as dimensões da área de toque, mas há uma medida mínima: a determinação da ANAC é de que tanto a lateral quanto o diâmetro dessa área seja de, no mínimo, 12 metros de comprimento.
Ela indica o tipo do heliponto: H: heliponto público. M: heliponto militar. P: heliponto privado.
Heliportos podem ser resumidos como sendo: Construídos, mantidos e operados pelo Comando da Aeronáutica (direta ou indiretamente). Estes possuem os mesmos requisitos de segurança dos helipontos, com algumas exigências adicionais, dependendo das facilidades compreendidas na área.
A implantação de um heliponto necessita que muitos detalhes sejam analisados minuciosamente: material de construção, sinalização, equipamentos de segurança, características da obra, enfim, há uma parte burocrática por trás desse tipo de construção que devem, obrigatoriamente, serem seguidas.
Concordamos que são muitos detalhes para serem analisados durante a construção de heliponto: material de construção, sinalização específica, equipamentos de segurança, materiais aeronáuticos e todos os trâmites legais para o registro de helipontos, no caso de aeródromo privado, e homologação para o setor público.
Do ponto de vista do ruído, existem definições e orientações claras que podem e devem ser consultadas na Norma Brasileira – NBR 10.151. Nesta norma, além do ruído máximo permitido, é esclarecido também os horários em que o heliponto pode ser utilizado a depender da composição da vizinhança.
Pode usar ácido hialurônico com 18 anos?
Qual o prazo máximo para religação de energia?
Quais números são usados para contar?
Qual o horário ideal para fazer Skin Care?
Qual é a vegetação da região Centro-sul?
Por que o número Pi é infinito?
Quais são as maneiras em casa e nas escolas de diminuir a disseminação de doenças respiratórias?
Como fazer um texto dissertativo passo a passo?
Quem aplica as medidas socioeducativas?
Como saber se um cisto no ovário é maligno?
Quanto custa a construção de um segundo pavimento?
Como abrir arquivos temporários do Chrome?
Quais são as funções administrativas?
Qual a importância estratégica da formação da ALCA para os Estados Unidos?
O que significa a cor branca na Umbanda?