O termo pororoca é derivado do Tupi que designa “estrondo”, corresponde a um fenômeno natural onde acontece o encontro das águas de um rio com o oceano. ... O fenômeno se torna mais evidente nas mudanças de fase da lua, especialmente na lua cheia e nova.
As pororocas mais violentas acontecem nos períodos de lua cheia ou nova, nos meses de março e abril. “Essa é a época de cheia no Amazonas – e também quando a influência gravitacional do Sol e da Lua sobre as marés atinge seu ponto máximo.
A pororoca é resultado da atração simultânea da Terra com o sol e a lua, o fenômeno apresentado nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril possui características particulares, três grandes ondas adentram nos canais dos rios, provocando o fenômeno “terras caídas” que consiste no desmoronamento de grandes quantidades ...
O fenômeno manifesta-se, no Brasil, na foz do rio Amazonas e afluentes do litoral paraense e amapaense (rio Araguari, rio Maiacaré, rio Guamá, Rio Capim, Rio Moju) e na foz do rio Mearim, no Maranhão. Esse choque das águas derruba árvores de grande porte e modifica o leito dos rios.
A pororoca tem dia e hora para acontecer e a onda resultante do encontro do mar com o rio avança 40 quilômetros, rio adentro, arrancando pedaços de barranco e árvores: um misto de beleza e destruição que dura menos de cinco minutos.
O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, principalmente na foz do seu grandioso e mais imponente rio, o Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural.
A pororoca amazônica é a mais importante do mundo e no Estado do Amapá, o fenômeno acontece no município de Cutias do Araguari.
Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. As principais regiões de destino são o Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil, de forma que alguns pesquisadores afirmam que, sem essa umidade, o ambiente dessas regiões transformar-se-ia em algo parecido com um deserto.
O fenômeno da Pororoca que ocorre na região Amazônica, principalmente na foz do seu grandioso e mais imponente rio, o Amazonas, é formado pela elevação súbita das águas junto à foz, provocada pelo encontro das marés ou de correntes contrárias, como se estas encontrassem um obstáculo que impedisse seu percurso natural.
A pororoca havia desaparecido nos últimos anos. As possibilidades levantadas por especialistas para o fim do fenômeno são a soma de três fatores: a construção de três hidrelétricas no rio Araguari, a abertura de canais para levar águas a fazendas e a degradação causada pelo pisoteio de búfalos na região.
Como os primeiros habitantes chegaram ao continente americano Brainly?
Como os romanos chamavam o deus Dionísio?
Como era a comunicação no Império Romano?
Quais são as membranas que envolvem o músculo?
Qual o exame para detectar Salmonella?
Como os primeiros humanos se alimentavam e armazenavam seus alimentos?
Como eram as torturas dos escravos?
Como ensinar multiplicação de forma fácil?
Quando os seres humanos começaram a praticar a agricultura?
Como os rins participam do controle hídrico?
Onde podemos ver a influência dos romanos na nossa cultura?
Como os seres humanos puderam desenvolver a agricultura?
Como os seres Autotróficos conseguem produzir seu próprio alimento?
Como os seres autótrofos de heterótrofos obtêm alimento?
O que fazer para controlar a fome emocional?