Os corais são animais marinhos de um grupo de invertebrados que inclui, também, as águas-vivas, anêmonas e gorgônias. Todos compartilham uma estrutura simples: o pólipo. O pólipo é como uma latinha aberta que, na extremidade, tem uma boca cercada por um anel de tentáculos.
O pólipo é uma estrutura oca que adere a uma superfície. Os pólipos dos grandes corais podem crescer até cerca de 25 centímetros. Outros corais têm pólipos que não passam de 1 milímetro. Na parte de cima do pólipo existe uma boca circundada de tentáculos.
Os recifes de corais são estruturas formadas em grande parte por carbonato de cálcio do exoesqueleto secretado por animais do filo Cnidaria, classe dos Antozoários. Esses animais, denominados de corais, encontram-se na forma de pólipo e podem formar colônias.
Esta, possui função de preenchimento e sustentação, além de agir como um tipo de esqueleto elástico. Gastroderme: reveste a cavidade gastrovascular, na qual há células nutritivo-musculares que produzem pseudópodos para englobar os alimentos e células enzimático-glandulares que secretam enzimas digestivas.
O corpo do pólipo é normalmente cilíndrico, e sua boca está voltada para cima, sendo rodeada por tentáculos. Como exemplo de pólipos, podemos citar as anêmonas-do-mar e as hidras.
27 curiosidades que você vai gostar
Pólipos são animais que tem forma de tubo, com a abertura da boca no topo com tentáculos em volta e a cavidade gástrica logo em seguida. Eles se reproduzem assexuadamente podem formar uma colônia.
Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.
Muito parecidas com cistos, essas saliências aparecem coladas ao útero ou se desenvolvem de forma pediculada, quando ficam ligadas ao órgão por uma pequena haste de tecido uterino. Os pólipos endocervicais são aqueles localizados no canal cervical, que compõe o colo do útero.
Esse tipo de pólipo pode crescer na parede intestinal ou retal, projetando-se no interior dessas regiões, em qualquer parte do intestino grossos. Inicialmente, são pequenos e benignos (adenoma), podendo crescer até sofrerem transformação maligna (adenocarcinoma).
O cnidócito, também conhecido como cnidoblasto, é uma célula urticante presente no filo dos cnidários. São encontradas principalmente nos tentáculos. Essas células possuem duas estruturas muito características. ... O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários.
Os corais possuem uma importante função ecológica, além da sua atividade filtradora. Também servem de abrigo e alimento para diversos elementos da biota aquática. Corais: organismos formados por colônias de cnidários.
Por sua biodiversidade, a importância dos corais é fundamental para a vida marinha. Eles são como as florestas tropicais para a fauna e flora mundiais. Não há nada que se compare aos corais no mar. Cerca de 1/4 de todas as espécies de peixes dependem deles para sobreviver.
O canto coral envolve tudo que se refere a um coro ou a uma capela, ou seja, a um conjunto de músicos vinculados ao recinto religioso da Igreja ou de um monarca.
Anêmonas-do-mar e corais são representantes dos pólipos. As anêmonas-do-mar são pólipos. As medusas, diferentemente dos pólipos, apresentam uma movimentação mais ativa. Elas são capazes de mover-se contraindo seu corpo ou ainda sendo levadas pelas correntezas.
O aquecimento dos mares, causado pela mudança climática; a acidificação dos oceanos, obra da contaminação por dióxido de carbono; o transporte marítimo, o desenvolvimento costeiro e os resíduos agrícolas são as principais ameaças aos recifes de coral, que permitem milhões de pessoas ganharem a vida.
O branqueamento do coral está relacionado com o estresse ambiental, causado, por exemplo, pela mudança da temperatura. A principal causa do branqueamento é o aumento da temperatura da água, seja por aquecimento global, seja por eventos sazonais.
Quais as causas de pólipos? Existem diversas causas para o surgimento de pólipos. No caso de pólipos intestinais e anorretais, por exemplo, o paciente pode apresentar os pólipos devido a condições como a Doença de Crohn, mas também por outros fatores de risco, como excesso de peso, diabetes e alimentação inadequada.
Os pólipos intestinais retirados raramente voltam, entretanto durante o exame algum pólipo pequeno pode passar desapercebido ou pode haver crescimento de novos pólipos, e por isso a necessidade de repetir o exame a determinados intervalos.
Pólipo endometrial normalmente não causa dor e a maioria dos casos são assintomáticos. Quando presente, o principal sintoma é o sangramento uterino anormal, geralmente com fluxo mais intenso durante a menstruação e escapes fora do período.
A cirurgia para retirada dos pólipos também é conhecida como histeroscopia cirúrgica e é feita sem cortes e sem que haja cicatrizes na barriga, por exemplo, já que os instrumentos necessários para o procedimentos são introduzidos por meio do canal vaginal e do colo do útero.
O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno. Neste caso, o médico precisa verificar o histórico do paciente e estabelecer quando será necessário fazer outro exame”, esclarece o médico.
Sintomas de pólipos intestinaisMudança de hábito intestinal, que pode ser diarreia ou prisão de ventre;Presença de sangue nas fezes, que pode ser visto a olho nu ou detectado num exame de sangue oculto nas fezes;Dor ou desconforto abdominal, como gases e cólicas intestinais.
Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. Existem mais de 11.000 espécies de cnidários em todo o mundo. Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.
Os cnidários são animais diblásticos, de corpo bastante simples e que possuem duas formas de vida: pólipos e medusas. O filo Cnidaria representa animais de corpo bastante simples e que vivem em sua grande maioria em ambiente marinho.
Na classe dos cifozoários, as formas predominantes e sexuadas são bonitas medusas de cores variadas, as verdadeiras "águas-vivas", frequentemente vistas em nosso litoral. Os pólipos são pequenos e correspondem a fase assexuada, pouco duradoura.
O que é um diagnóstico social como fazer?
Como retirar o texto de um vídeo?
Onde posso comprar um Sonifero?
Como fazer um chá de panela econômico?
O que é um cálculo estrutural?
Como fazer um contrato de comodato?
Como fazer discurso no aniversário?
O que é diagnóstico organizacional de uma empresa?
Como ficam o home office e as férias com o fim da MP 927?
O que acontece quando o gelo derrete?
Como transformar uma lista de arquivos em texto?
Como fazer a partilha de imóvel financiado?
Como transformar lista de transmissão em grupo de WhatsApp?