O poder rotatório específico, cujo símbolo é [a], pode ser definido como a rotação em graus produzida por uma solução aquosa de uma substância oticamente ativa, cuja composição quantitativa é de 1 g/cm3, contida num tubo com 1 dm de comprimento, a uma dada temperatura e em relação a uma dada luz monocromática.
A rotatividade específica ([α])é a rotação provocada por uma solução aquosa de uma substância opticamente activa com concentração mássica 1g/cm3, que está contida num tubo de vidro com 1dm de comprimento, a uma dada temperatura, e em relação a uma dada luz monocromática.
O poder rotatório varia com a temperatura, o comprimento de onda (quanto mais curto maior o desvio), a natureza da substância e sua concentração. Se a solução contiver duas substâncias opticamente ativas e estas não reagirem entre si, o ângulo de desvio será a soma algébrica dos ângulos de desvio de ambas.
Um polarímetro, também conhecido por polariscópio, consiste num instrumento destinado à medição do ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância oticamente ativa. No mercado existe uma grande variedade de polarímetros, desde os mais elementares aos mais sofisticados.
O polarímetro é um equipamento para laboratório responsável pela determinação em concentração em amostras através da luz polarizada de substâncias opticamente ativas. Sua aplicação é conhecida por conta da grande precisão nos resultados e sua tecnologia digital proporciona maior facilidade de operação.
16 curiosidades que você vai gostar
Usado para medir o ângulo de rotação do plano de polarização de uma substância oticamente ativa o polarímetro ou polariscópio é um instrumento usado em laboratórios. ... O polarímetro serve ainda para distinguir diferentes soluções de açúcar ou medir a concentração de uma solução de açúcar conhecida.
Quando a amostra possui apenas um tipo de enantiômero, a atividade óptica medida tem seu valor máximo. ... Uma mistura contendo quantidades iguais de enantiômeros (+) e (-) (mistura racêmica) é opticamente inativa, ou seja, o plano da luz não sofre desvio e a rotação é zero.
A rotação específica é igual à rotação observada, que neste caso é -0,630 dividido pela concentração, e a concentração aqui é igual a 0,300 grama de colesterol dissolvido em 15 ml de clorofórmio.
Para calcular o excesso enantiomérico, você divide a rotação específica observada pela rotação específica máxima do excesso de enantiômero. Podemos calcular a porcentagem de cada enantiômero, conforme descrito neste Questão socrática.
Como é feita a distribuição dos elétrons?
Quais são as responsabilidades quanto ao cumprimento da NR10 para o trabalhador?
Onde é a digital do Samsung A32?
Quais são as características de um sistema de informação?
Por que no processo MAG é utilizado CO2?
O que se estuda em Ciência dos Materiais e qual sua importância para a engenharia?
Qual o melhor cálcio para os idosos?
Como compartilhar publicações do feed no Stories?
Como limpar a borracha do tênis com bicarbonato?
Como funciona a tutela de menor?
O que é o ressarcimento ao erário?
Como calcular a estabilidade da gestante?
Quais são as multas com fator multiplicador?
Como é feito o exame de sanidade física e mental?