O que é uma Pielonefrite Aguda Complicada? A Pielonefrite Complicada (PC) é uma infecção renal sintomática grave, frequentemente associada às alterações funcionais e/ou estruturais do trato geniturinário, responsáveis pelo aumento do risco de infecção ou falha do tratamento de uma pielonefrite inicial.
A doença freqüentemente costuma ser causada por bactérias da flora intestinal, a exemplo da Escherichia coli, manifestando-se muitas vezes como a evolução de cistites – ou seja, a infecção acaba subindo para os ureteres e os rins.
Como já referido, se a pielonefrite não for tratada corretamente com antibióticos, existe um risco grande de evolução para sepse grave. As bactérias presentes nos rins conseguem facilmente alcançar a corrente sanguínea, espalhando-se por todo o organismo, podendo levar à falência de múltiplos órgãos.
Em 90% dos casos, a bactéria que ocasiona a pielonefrite é a Escherichia Coli. Essa patologia renal exige tratamento rápido porque, caso contrário, pode danificar os rins de forma permanente, ocasionar sepse grave, levar à falência múltipla de órgãos e até ser fatal, ou seja, a pielonefrite pode matar.
Principais causas
A pielonefrite normalmente acontece como resultado de uma infecção urinária não tratada corretamente, em que as bactérias presentes no trato urinário sobem pelos ureteres e se instalam nos rins, onde proliferam e provoca inflamação.
36 curiosidades que você vai gostar
Entre os sintomas da pielonefrite estão febre, dor na lombar, dor em um ou nos dois rins, calafrios, náuseas, vômitos, ardência e sangramento ao urinar. Em alguns casos, a infecção também causa cólica renal intensa, como a causada pelos cálculos.
Pode ser considerado internar uma pessoa com pielonefrite, numa unidade de saúde, se a pessoa:Estiver grávida.Tiver outras co morbilidades pertinentes.Tiver obstrução das vias urinárias.Em casos graves de sépsis (infecção generalizada)
Os pacientes sem complicações podem ser tratados por sete dias. No entanto, se o antibiótico for beta-lactâmico, o tratamento deve durar 14 dias. Os pacientes que demoram a apresentar resposta ao tratamento (> 72h) devem ser tratados por 14 a 21 dias, mesmo sem evidência de complicação.
Recomenda-se evitar a atividade sexual em caso de infecção urinária para evitar riscos maiores à saúde e também pelo aumento da sensibilidade, que costuma causar desconforto e dor. A infecção do trato urinário compromete os componentes deste sistema, como a bexiga, que está intimamente ligada à vagina e ao útero.
Os fatores de piora do prognóstico incluem:gestação, alterações estruturais do trato urinário, diabetes mellitus, sexo masculino e imunossupressão. A gestação e o parto podem estar associados a processos inflamatórios, que favorecem a colonização de bactérias.
A infecção renal ou pielonefrite corresponde à uma infecção no trato urinário em que o agente causador consegue chegar aos rins e provocar sua inflamação, levando ao surgimento de sintomas como cólica renal, urina com mau cheiro, febre e dor ao urinar, por exemplo.
O diagnóstico é feito por exame de urina, urocultura e exames de imagem. O tratamento se faz com antibióticos e correção de alterações estruturais.
A pielonefrite é tratada com antibióticos, enquanto analgésicos comuns (Paracetamol, Ibuprofeno) são úteis para reduzir a dor. Beber bastante líquido pode ajudar a expulsar as bactérias dos rins e da bexiga.
Tratamentos para Cistite e Pielonefrite
A diferença mais significativa em relação a essas doenças se dá à sua localização. Enquanto a cistite aguda é a infecção do trato urinário baixo, a pielonefrite aguda é a infecção do trato urinário alto, podendo ter também a sobreposição de infecção do trato urinário baixo.
A alimentação para curar a infecção urinária deve incluir principalmente água e alimentos diuréticos, como melancia, pepino e cenoura. Além disso, o suco de cranberry também pode ser um ótimo aliado para tratar e prevenir novas infecções.
O sexo não está totalmente proibido, se você obteve resultados anormais de um exame de papanicolau. A primeira coisa importante a entender é que um exame de papanicolau de rotina pode ser “anormal” por vários motivos que não sejam uma IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
Geralmente a ação dos antibióticos no tratamento da infecção urinária é rápida no controle bacteriano, portanto as relações sexuais podem ser feitas após a resolução dos sintomas urinários.
Essa é uma receita para mais dor e, potencialmente, até um período de recuperação mais longo – parte da razão pela qual os médicos geralmente recomendam esperar uma semana ou mais após o início do tratamento antes de fazer sexo, de acordo com a Fundação Nemours.
Indicações de internação hospitalar e antibioticoterapia venosa são:Doentes graves.Gestantes.Imunodeprimidos.Crianças.Homens.Suspeita de complicações (abscesso, obstrução ou cálculo)Vômitos persistentes mesmo com o uso de antieméticos.Ausência de terapia oral adequada.
Sim. Quem está com infecção urinária pode doar sangue. Caso a infecção urinária seja decorrente de uma pielonefrite (infecção nos rins), a pessoa deve aguardar 1 mês para doar sangue. Caso a infecção urinária seja restrita à bexiga (cistite), a pessoa pode doar sangue normalmente.
Os Cuidados de enfermagem:Promover conforto ao paciente;Estimular os mecanismos de defesa do organismo;Encorajar o paciente a urinar a cada 3 horas esvaziar a bexiga completamente;Ofertar líquidos com frequência para estimular o fluxo urinário;Repouso no leito em fase aguda.
A dor no rim costuma surgir na região acima da púbis ou no flanco (próximo da cintura). Cólicas que irradiam do flanco para a bexiga podem sugerir obstrução da uretra e, consequentemente, a presença de cálculo renal.1 2.
Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.
Quais os sintomas de infecção urinária?Atenção: febre, dor nas costas, náusea, vômitos, perda de apetite e calafrios podem indicar que a infecção alcançou os rins. ... Muitas pessoas têm infecção urinária de repetição, isso é perigoso?A infecção urinária mau tratada pode afetar os rins.
Tratamento para infecção urinária simples
A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas.
Como neutralizar a energia negativa do banheiro?
Como clarear meu jaleco de Oxford branco?
Como limpar piso de box de banheiro?
Como fazer escritura de imóvel gratuita em Salvador?
O que colocar na Casa para boas energias?
Como tirar o amarelado da água sanitária de roupa branca?
Como tomar chá de urucum para emagrecer?
Como tirar extrato no caixa eletrônico do Banco do Brasil?
Como saber o endereço da caixa postal?
Como tomar um banho de pipoca?
O que escrever na CTPS quando o funcionário muda de função?
Pode tomar chá de cravo e canela à noite?
Como usar o cloreto de magnésio como laxante?
Como preencher o remetente de uma carta?