Perversão é um termo chave na psicanálise, para ela apropriado pela primeira vez por Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento. Nela, é referente à uma estrutura clínica, ou seja, à uma modalidade de relação com o outro e com a falta.
A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.
Significado de Perversa
substantivo feminino Aquela que prejudica alguém; quem demonstra ruindade, perversidade, maldade; maléfica. Quem age de maneira a fazer mal a outra pessoa. adjetivo Que expressa maldade, perversidade. Diz-se de quem apresenta devassidão, perversão; devassa.
Perversão. O mecanismo de defesa específico da perversão é a denegação. Freud coloca que muitos indivíduos que faziam análise com ele apresentavam fetiches como algo que os traria apenas prazer, algo até mesmo louvável.
Alguns comportamentos considerados como perversõesexibicionismo;fetichismo;necrofilia;zoofilia;voyeurismo;sadismo;masoquismo. entre outros.
42 curiosidades que você vai gostar
Os principais sintomas da perversão são descritos como: 1) THE BEST (o melhor), 2) Manipulação, chantagem, sedução excessiva e impulsividade 3) Mentiras, 4) Transgressão das normas e regras, 5) Práticas sexuais consideradas como desvio, 6) Intencionalidade, 7) Objeto cúmplice, 8) Jogos psicóticos, 9) Desejo de poder “ ...
adjetivo Com maldade, perversidade; ruim ou malvado. ... Algo ou aquilo que expressa perversão ou perversidade. Etimologia (origem da palavra perverso).
Portanto, se é definida pelo recalcamento da castração como estratégia de defesa formativa do modo estrutural, a perversão é pela renegação, a recusa de reconhecer a falta (já captada) do outro, representada pelo corpo da mãe em que faltaria um elemento, o falo. ...
A estrutura perversa, porém, não designa, uma conduta e/ou um desvio de caráter. Trata-se de um modo de estabelecimento de laço com o Outro. Assim como a neurose e a psicose, a perversão é uma modalidade de resposta ao confronto com a diferença sexual e com a falta do Outro.
Parte da definição do conceito de “perversão” depende do jogo que essa noção permite estabelecer com um outro conceito, isto é, o conceito de “perversidade”, o qual se inscreve no domínio “jurídico-moral” em vez de no domínio “teológico-moral” (tanto que podem ser distinguidos plenamente no século XIX).
52 sinônimos de perverso para 3 sentidos da palavra perverso: Que é cruel e desumano: 1 cruel, desumano, vil, desapiedade, ferino, impiedoso, maléfico, malévolo, malvado, mau, pravo, ruim, traiçoeiro.
O sujeito de estrutura perversa mantém-se, contudo, excluído do Complexo de Édipo e da alteridade, passando a satisfazer sua libido sexual consigo mesmo, sob caráter narcísico. Tal estrutura dá-se por meio de uma fixação numa pulsão parcial que escapou ao recalque, tornando-se uma fixação exclusiva.
A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.
O que responde o psicanalista sobre a perversão? As obras de Freud e de Lacan desvelam que a complexidade que se presentifica na perversão exige do psicanalista não somente uma extrema sutileza e precisão, como também, o desafia em sua práxis e em sua ética: a ética do desejo.
A psicopatia e a perversão são consideradas modos de organização do funcionamento psíquico com uma natureza bastante específica e complexa, que pelas suas características são distinguidas das neuroses e das psicoses enquadrando-se na estrutura dos estados-limite.
Nas religiões cristãs, a iniquidade é o desrespeito e negação das leis e mandamentos sagrados de Deus, sendo mencionada diversas vezes no Velho e Novo Testamento da Bíblia Sagrada. A iniquidade pode ser considerada um pecado, mas de uma forma mais agravante.
O justo se preocupa em fazer o bem, amar ao próximo, seguir as orientações de Cristo; O ímpio procura alimentar seus próprios desejos, mantém pensamentos maus consigo, se ira facilmente e procura a vingança. Não abençoa e mesmo assim quer ser abençoado. Ao invés de ajudar ao próximo ele se aproveita do mesmo.
Tolo é um adjetivo que se refere àquele indivíduo que diz ou faz tolice, ou seja, que pratica asneira, que não tem inteligência ou juízo. O adjetivo “tolo” é usado também para expressar que algo ou alguém não apresenta nexo, que é ridículo, infundado, disparatado, que não tem razão de ser.
O comportamento neurótico é marcado, sobretudo, por reações intensas e instabilidade emocional. A pessoa neurótica interpreta a realidade como todo mundo, mas tem reações incomuns aos acontecimentos. Quem não compreende como a neurose funciona interpreta as suas atitudes como “exageradas” ou um desejo de “fazer cena”.
Na medicina sexual moderna, considera-se perversão quando o comportamento individual de excitação sexual somente se dá em resposta a objetos ou situações diferentes das tidas como normais, e quando esse comportamento interfere na capacidade do indivíduo de ter relações sexuais e/ou afetivas tidas como normais, dá-se o ...
A estrutura psicótica se caracteriza por ser a mais regredida, com frustrações precoces ocorridas na fase oral ou na fase anal de rejeição, a partir da consideração de um desenvolvimento psicossexual (FREUD, 1905/1987).
A perversão, as vezes chamada de psicopatia ou sociopatia, é identificada quando a criança denota essas regras sociais e a partir de então se desenvolve aprendendo a mentir, ludibriar e burlar as regras sociais, prejudicando os outros sem ter sentimento de culpa ou remorso.
1. Que ou aquele que tem índole perversa.
Que não é justo: 1 desmerecido, imerecido, indevido. Pessoa que não é justa: 2 faccioso, iníquo, parcial.
Significado de Injusto
adjetivo Contrário à justiça, à equidade; que privilegia um em detrimento dos demais. [Jurídico] Que viola os direitos de outra pessoa: sentença injusta. Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado. substantivo masculino Algo ou alguém que é injusto: ter a noção do justo e do injusto.
Como descobrir se a pele é quente ou fria?
Onde deve ser registrada a sociedade de advogados?
Quais as principais mudanças sociais?
Quais as vantagens e desvantagens da esterilização?
Quantos negros Luiz Gama libertou?
O que significa causa excludente de ilicitude?
Qual é o propósito em um relacionamento?
Como deve ser a terra para plantar cactos?
É necessária intimação da parte para cumprir a sentença?
Quais fatores levaram a grande diversidade étnica da Rússia?
Quantos quilos pode-se perder em um mês de academia?
Como levantar o rosto naturalmente?
Como limpar intercooler por dentro?
Quantas espécies de aves têm na Caatinga?
Quem faz dieta pode comer caldo verde?