Na teoria dialógica freireana, o diálogo, que é comunicação, funda também as ações de colaboração entre os sujeitos. Por isso, o professor e o aluno são sujeitos do conhecimento e sujeitos aprendentes, e a aula, um encontro de sujeitos que buscam conhecimentos.
Segundo Paulo Freire podemos entender a educação dialógica como um encontro de sujeitos, em que se busca o conhecimento. Para ele, a capacidade de estabelecer diálogos na educação é o que pode elevar o processo educacional a uma esfera libertadora para os sujeitos que dela fazem parte.
Trata-se de um ensino do tipo horizontal, pautado na promoção do diálogo, da curiosidade e do posicionamento crítico do educando. A pedagogia dialógica, portanto, promove o debate aberto, por meio da validação das respostas dos alunos, que interagem tanto com o professor como uns com os outros.
Segundo Freire (2006), a autonomia na prática educacional é um imperativo ético; portanto, deve ser respeitada pelo educador em seu trabalho cotidiano. A auto- nomia se relaciona com o direito que a pessoa tem de decidir sobre si mesma, de agir sem constrangi- mento de qualquer força externa.
Nesse sentido, a prática dialógica também fundamentada nas concepções de Bakhtin (1992) indica a importância dos aspectos éticos, políticos e epistemológicos na constituição do atuante e capaz de partilhar, mediar o conhecimento e desenvolver práticas culturais democráticas.
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A Linguagem Dialógica é a forma característica da comunicação utilizada na educação a distância, ela surge da união dos termos Linguagem, que é a capacidade humana de manifestar expressões de sentimentos, desejos, opiniões e troca de informações em diferentes culturas.
É a concepção de aprendizagem que fundamenta as Comunidades de Aprendizagem e que se baseia em sete princípios corroborados por contribuições de alguns dos autores mais relevantes na área da educação, como por exemplo, Vygotsky, Bruner, Wells, Paulo Freire, Habermas, Chomsky, Scribner e Mead.
Na teoria dialógica freireana, o diálogo, que é comunicação, funda também as ações de colaboração entre os sujeitos. Por isso, o professor e o aluno são sujeitos do conhecimento e sujeitos aprendentes, e a aula, um encontro de sujeitos que buscam conhecimentos.
A metodologia de Paulo Freire consiste em uma maneira de educar conectada ao cotidiano dos estudantes e às experiências que eles têm — e por isso, também ligado à política, especialmente porque Freire trabalhou com a alfabetização de adultos.
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