O transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo ou perturbação de personalidade obsessivo-compulsiva (anancástica) é um transtorno de personalidade caracterizado por um constante sentimento de dúvida, perfeccionismo, escrupulosidade, verificações, e preocupação com pormenores, obstinação, prudência e rigidez ...
O tratamento para o T. P. Anancástica é multiprofissional, ou seja, medicamentoso, junto a um médico psiquiatra, e psicoterápico. De fato, a inserção desses pacientes na rede de cuidados é muito difícil, justamente por suas características de personalidade.
1. Pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes e persistentes que, em algum momento durante a perturbação, são experimentados como intrusivos e indesejados e que, na maioria dos indivíduos, causam acentuada ansiedade ou sofrimento.
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por uma preocupação generalizada com organização, perfeccionismo e controle (sem espaço para flexibilidade ou eficiência) que acaba interferindo na conclusão da tarefa.
O TOC se caracteriza pela presença de obsessões que são os pensamentos intrusivos, imagens ou impulsos e apresenta comportamentos repetitivos que visam reduzir a ansiedade gerada por essas obsessões. Já o TPOC representa preocupações associadas a ordem, perfeccionismo e controle.
“Diferentemente do TOC, no caso do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não há presença de pensamentos intrusivos nem de rituais, que são os comportamentos repetitivos feitos para aliviar a ansiedade”, explica Erika. Alguns pacientes, no entanto, podem ter TOC e transtorno de personalidade ao mesmo tempo.
Personalidade Anancástica 13 Características Características Opersonalidade anacásticaÉ característico das pessoas que vivem obcecadas pela perfeição. Seja para limpeza, ordem, programação ou horários. A diferença com um perfeccionista é que aqueles que sofrem deste transtorno generalizam para todas as áreas da vida.
Transtorno de personalidade antissocial. O transtorno de personalidade antissocial (CID 10 - F60.2) é caracterizado por comportamentos e atitudes disfuncionais. A pessoa tende a explorar as outras para ter ganho material ou pessoal. Elas não fazem distinção entre certo ou errado, não consideram os direitos, sentimentos ou vontades dos outros.
Os sinais e sintomas variam muito de acordo com o tipo de transtorno de personalidade. No entanto, todos eles têm alguns pontos em comum. Em geral, os transtornos de personalidade constituem um padrão de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se adaptam a situações diversas.
O transtorno de personalidade dependente (CID 10 - F60.7) é caracterizado por uma dependência excessiva em relação aos outros, comportamento submisso e aderente. Muitos dos sintomas também são presentes em outros transtornos de personalidade. Confira outros sinais do distúrbio:
Quando o funcionário falta um dia perde o domingo?
Como ligar para TIM de outro número?
Quais são as principais atividades desenvolvidas da região Sul?
Quem usa WhatsApp GB pode ver status apagado?
Quem coloca a aliança primeiro o noivo ou a noiva?
O que é sintaticamente e semanticamente?
Quais os critérios para se alterar o estatuto da fundação?
Como colocar índice no trabalho?
Qual foi o império mais poderoso de todos os tempos?
O que acontece quando recebemos sangue?
Quais os recursos cabíveis no Juizado Especial da Fazenda Pública?
Pode levar comida na mala do avião?
O que são figuras musicais positivas?
Qual a diferença entre IPTV e HTV?
Qual é a diferença entre a BNCC e outras diretrizes curriculares?