A dízima periódica é a representação numérica de números decimais,quaisquer que sejam eles, em que um ou mais dos seus algarismos se repetem infinitamente na mesma ordem. A este algarismo que se repete por diversas vezes, seja ele simples ou composto, dá-se o nome de período.
Aos números decimais em que há repetição PERIÓDICA e INFINITA de um ou mais algarismos, dá-se o nome de dízimas periódicas. Numa dízima periódica, essencialmente, o algarismo (ou algarismos, se for o caso) que se repetem infinitamente, formam o período dessa dízima. 0,333333 (período=3) é uma dízima periódica.
Toda dízima periódica é resultado da divisão de um numerador pelo denominador de uma fração. Essa fração é chamada de “Fração Geratriz”. ... Essa fração é chamada de “Fração Geratriz”. Em qualquer dízima periódica, o número que se repete é chamado de período.
Anteperíodo: 14, sendo formado por 2 algarismos, logo, o denominador terá dois "zeros". Período: 275, sendo formado por 3 algarismos, logo, o numerador terá três "noves".
12,010101... = dízima periódica simples. Numa dízima periódica simples, o período vem logo após a vírgula.
Existem dois tipos de dízimas periódicas, as simples, quando existe somente o período na parte decimal, e as compostas, quando a sua parte decimal tem período e o antiperíodo.
Para encontrar a fração geratriz de uma dízima periódica, podemos também utilizar um método prático. Quando a dízima for simples, o numerador será igual a parte inteira com o período menos a parte inteira, e no denominador, a quantidades de "noves" igual ao número de algarismo do período.
Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Quem é o outorgante é outorgado?
Que tipo de empresa deve constituir a CIPA?
Quem são os pais de Taylor Swift?
Quais são os maiores ritmos no carnaval nordestino são?
Quais são as quatro funções da administração?
Qual a velocidade máxima de uma Falcon 400?
Quantas combinações são possíveis com 6 números de 1 a 6?
Qual o melhor SUV compacto do Brasil?
Onde ver o por do sol em ibiza?
Qual é a moeda oficial de Cuba?