A pedagogia histórico-crítica compreende que a escola é determinada socialmente e que a sociedade, fundada no modo de produção capitalista, é dividida em classes com interesses opostos, portanto, a escola sofre a determinação do conflito de interesses que caracteriza a sociedade.
Considerada um marco na educação brasileira, porém pouco praticada no cotidiano escolar, a Pedagogia Histórico-Crítica, teoria criada pelo pedagogo brasileiro Dermeval Saviani, tem como foco a transmissão de conteúdos científicos por parte da escola, porém sem ser conteudista.
O contexto histórico da década de 1980 no Brasil foi a base para o desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica. O país vivia o fim da Ditadura Militar (1964-1984) e os movi- mentos populares saíam às ruas para pedir a volta da democracia.
Dermeval Savian é o idealizador da teoria pedagógica por ele denominada Pedagogia Histórico-Crítica. Em sua teoria, em contraponto ao modelo conteudista de ensino, defende o acesso ao conhecimento sistematizado e sua compreensão por parte do estudante como instrumento de reflexão e transformação da sociedade.
A Pedagogia Histórico-Crítica surgiu no final da década de 1970, com Dermeval Saviani. Trata-se de uma proposta que tem a intenção de superar tanto as teorias não-críticas, como as crítico-reprodutivistas.
A importância de estudar a PHC deve-se ao fato de ser uma das principaias Teorias Pedagógicas existentes na atualidade no Brasil e, quem sabe, no mundo. Trata-se de uma pedagogia contra hegemônica, que objetiva ser hegemônica e construir uma educação para outra sociedade.
- Os aspectos fundamentais da pedagogia crítica devem estar baseados na participação dos alunos, na sua formação humanística, na transformação da sociedade e na contextualização do ensino-aprendizagem; - O sistema educativo convencional promove a cultura da opressão e da competitividade e está vinculado a uma cultura alienada.
Para a pedagogia crítica os alunos devem atingir uma consciência crítica em sua fase educacional. Desta maneira, os alunos devem adquirir conhecimentos teóricos e superar certos exames, mas na verdade o que eles precisam é fomentar sua formação como indivíduo consciente da realidade os redeia.
A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade.
Essa cultura objetiva cumprir a função de produzir e preservar uma “cultura do silêncio” (GIROUX, 1997, p.148). A pedagogia crítica de Freire pauta-se na capacitação dos estudantes e professores a desenvolverem uma compreensão crítica consciente de sua relação com o mundo.
Quais são os problemas que pode identificar no ecocardiograma?
Qual é a base da alimentação da abelha rainha?
Qual a importância de se trabalhar a ludicidade na sala de aula?
Quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir?
Como fazer o processo de seleção?
Quais nutrientes são produzidos pela microbiota intestinal?
Como fazer para que a prata não fique preta?
Qual é o sentido de Mas também?
Qual valor Auxílio Brasil 2022?
Tem diferença IMC homem e mulher?
Quais os melhores produtos para comprar na Amazon?
O que a Bíblia fala sobre a lei da semeadura?
Qual é a principal diferença entre urgência e emergência?
Qual a produção do Estado de Alagoas?