Introdução. A carnaúba (Copernicia cerifera) é uma árvore da família das palmeiras. Nativa do Nordeste do Brasil, é chamada de “árvore da vida”, porque todas as suas partes são aproveitadas. Ela é conhecida principalmente pela cera que produz.
Espécie da Caatinga. A carnaúba (nome científico Copernicia prunifera) é a palmeira sertaneja do Nordeste. A árvore de vida longa já teve sua beleza e exuberância divulgada em páginas da literatura brasileira.
O fruto é negro, doce e comestível, tanto cru como cozido. A cera, também chamada carnaúba, que se acumula no avesso de suas folhas, é utilizada na fabricação de velas, vernizes, ceras para assoalho, polidores para móveis, impermeabilizantes de embalagens e isolante para materiais elétricos.
A carnaúba, cujo nome científico é Copernicia prunifera, deriva do Tupi e significa árvore que arranha. É encontrada no nordeste brasileiro, principalmente nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. ... Solos argilosos e margens de rios, salinidade alta são algumas das características suportáveis pela carnaúba.
colocar as sementes (frutos sem as cascas), dentro d água, em temperatura ambiente, por um período de 10 dias, procedendo-se a troca diária da água, até a germinação. solo em covas com 20 cm de profundidade, no espaçamento de 3m x 3m, 3,5m x 3,5m ou Page 11 A Carnaúba - preservação e sustentabilidade 11 4m x 3m.
31 curiosidades que você vai gostar
Segundo Silva et al. (2009) as sementes da Copernicia prunifera (carnaúba) devem permanecer imersas em água até a protrusão do pecíolo cotiledonar. Reis et al. (2010) observaram 85% de protrusão cotiledonar de sementes da carnaúba embebidas em água na temperatura de 25 ºC, entre 12 e 18 dias do início do experimento.
O plantio experimental indicou resultados satisfatórios, com taxa de sobrevivência de 100% após quatro meses do plantio. Porém, observou-se redução na taxa de crescimento em altura em virtude do ressecamento das folhas, provavelmente efeito da perda de umidade do solo.
A carnaúba é uma palmeira nativa da região semiárida e compõem o imaginário e o cotidiano dos habitantes dessa área. A palavra carnaúba tem origem na língua tupi e significa “árvore que arranha”.
A carnaúba (Copernicia cerifera) é uma árvore da família das palmeiras. Nativa do Nordeste do Brasil, é chamada de “árvore da vida”, porque todas as suas partes são aproveitadas. Ela é conhecida principalmente pela cera que produz. A carnaúba é o símbolo do Ceará.
Conhecida como “árvore da vida”, devido às diversas finalidades dos seus produtos, a carnaúba ocorre no bioma Caatinga, uma das maiores áreas de floresta tropical sazonalmente seca da América do Sul, que tem sido, no entanto, severamente afetada pela colheita insustentável dos recursos naturais.
A Mata dos Cocais é uma zona de transição entre as florestas úmidas da bacia Amazônica e as terras semi-áridas do Nordeste brasileiro.
A bagana de carnaúba é o resíduo agroindustrial da palha da palmeira Copernicia prunifera (Mill.) H.E. Moore, sendo gerado após extração da cera de suas folhas (ALVES; COELHO, 2006).
A Carnaúba Amarga tem papel importante no controle das taxas sanguíneas, evitando assim o diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, além de combater tumores e evitar o derrame cerebral. ... Carnaúba Amarga é o produto natural da família pois pode ser usado por adultos e crianças.
Na agricultura: suas folhas e palhas são usadas na produção de adubos para o solo. Além disso, mantém a fertilidade e a produtividade das plantações. Uso medicinal: suas raízes são usadas como diuréticos e suas folhas como chá energético, por exemplo.
A Carnaúba Amarga tem papel importante no controle das taxas sanguíneas, evitando assim o diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, além de combater tumores e evitar o derrame cerebral.
A economia da carnaúba consiste no conjunto de atividades que utilizam as folhas, o caule, o talo, a fibra, o fruto e as raízes dessa palmeira para a fabricação de inúmeros produtos artesanais e industriais.
Artesanato. A palha da carnaúba também é muito utilizada para produzir peças artesanais como cestas, trançados, bolsas, chapéus e caixas. É apreciada por turistas que visitam a região, tornando-a importante fonte de renda da população local.
Intimamente adaptada ao seu habitat natural, a carnaúba é uma planta de grande longevidade (presume-se que chegue a até 200 anos), capaz de viver por longas estações secas sem qualquer inconveniência aparente.
Cada região do Brasil possui uma árvore símbolo diferente: no norte, a castanheira; no nordeste, a carnaúba; na região centro-oeste, o ipê amarelo; na região sudeste, o pau-brasil; e na região sul, a araucária.
Do tronco, fazem-se caibros e linhas para o telhado, e a raiz tem uso medicinal. Ainda nos dias atuais é comum observar o uso do tronco da carnaúba como suporte para cobertura das casas e suas palhas na confecção de materiais utilizados no dia a dia.
produção de mudas Coloque os fruto, ou sementes, em um canteiro, ou em recipientes individuais, contendo substrato organo-arenoso e mantidos em ambiente semi-sombreado. Irrigar diariamente. A emergência pode demorar 2-4 meses e a taxa de germinação é baixa.
Como Plantar: Colocar as sementes para germinação, logo que colhidas, diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-argiloso e mantidos em ambiente semissombreados; cobri-las com uma camada de 0,5 cm de substrato peneirado e irrigar diariamente.
Em comunidades do Nordeste, a raiz da carnaúba é empregada na forma de elixir para o tratamento de sífilis e afecções cutâneas (AGRA et al., 2007), sendo no Estado do Ceará utilizada no tratamento de úlceras, erupções cutâneas e reumatismo (BRAGA, 1976).
A bagana é utilizada na agricultura é segundo os especialistas, serve para adubar o solo, umidecer a terra e ainda evitar o surgimento de ervas invasoras nas plantações. Já o pó é transformado em cera para ser utilizado na indústria de cosméticos e para polir móveis e peças de carros.
O Babaçu é uma palmeira de grande importância comercial, pois de seu coco se extrai óleo, farinha de mesocarpo e sabonete, produtos cujos processos de industrialização foram analisados pelos cientistas.
Pode tomar venlafaxina à noite?
É possível adiantar recolhimento de INSS para se aposentar?
Quantos quilos de carne tem um boi?
O que leva a pessoa ter pancreatite?
Como identificar a oração principal da subordinada adverbial?
Qual a idade mínima para entrar na rota?
Qual é a idade da Fernanda Montenegro?
Qual tipo de anemia pode virar leucemia?
Qual a idade mínima para o alistamento militar?
O que é gestão plena de saúde?
Qual é a fórmula do detergente?
Como imprimir mais de uma pagina por folha pdf?
Para que serve um Walkie-talkie?
Qual é o lugar mais radioativo de Chernobyl?