O pagamento parcial — ou pagamento avulso, ou pagar só uma parte da fatura, é feito por muitas pessoas que tem cartão de crédito, seja porque é autônomo e prefere pagar nos dias que recebe, ou porque, mesmo assalariado, prefere ir pagando aos poucos durante o mês.
Caso a pessoa pague o valor mínimo ou metade da fatura vencida do cartão de crédito, o valor restante entrará no rotativo, será acrescido de juros e IOF. Quando a fatura vem mais alta do que esperado, o cliente tem a opção de fazer o parcelamento ou então pagar uma parte, entrando justamente no rotativo.
Ao fazer um pagamento parcial, a fatura é fechada. Não se pode mais adicionar despesas aquela fatura; As despesas da fatura que foram pagas parcialmente, serão unificadas na tela de despesas e se tornarão um lançamento chamado Pagamento Parcial ; É possível pagar a fatura parcialmente apenas uma vez.
Assim como quando você só paga o mínimo da fatura do cartão de crédito, ao optar por pagar apenas uma parte da conta, o consumidor passa a pagar juros sobre o valor devido.
Se você se embolou nas compras, a fatura veio muito alta e não tem nenhuma garantia de dinheiro a mais entrando no mês que vem, parcelar a fatura pode ser mais vantajoso. Isso porque, quando você faz isso, já sabe o quanto vai pagar até quitar a dívida.
33 curiosidades que você vai gostar
O que é o pagamento mínimo do cartão de crédito? O pagamento mínimo do cartão de crédito ou rotativo nada mais é que um recurso disponibilizado pela instituição financeira para pagar o menor valor possível até o vencimento. Assim, você não atrasa a fatura e continua com o nome limpo.
Se optar pelo mínimo, entra no rotativo do cartão. O cliente continua escolhendo entre as três opções de pagamento da fatura. Se optar pelo mínimo, entra no rotativo do cartão e paga juros sobre juros, correndo o risco de entrar na bola de neve.
Ao pagar menos do que 15% do valor total da sua fatura, ela será considerada uma fatura em atraso e sobre o valor total será cobrado multa por atraso e juros por atraso. Além disso, automaticamente você começa a usar o que chamamos de crédito rotativo e por ele, são cobradas taxas por cada dia de atraso da fatura.
Se você não conseguiu pagar o valor integral e precisou recorrer ao parcelamento de fatura, saiba que também é possível antecipar esse pagamento. Para isso, acesse o app do seu banco, clique em faturas e escolha antecipar. Ou então, você pode procurar pelo atendimento online ou pelo telefone.
Como saber quem te bloqueou nas redes sociais?
Como tirar o CNIS no Banco do Brasil?
Como solicitar meu diploma na Anhanguera?
Como colocar o nome social no SUS?
Quando vai sair o cartão alimentação da escola?
Como pedir exame de ácido úrico?
Quais os documentos necessários para PcD?
Como emitir-nota-fiscal-MEI SP grátis?
Como usar o TENS para analgesia?
Como jogar RPG de mesa com duas pessoas?
Em que condições serão chamados os colaterais?
Como podem ser feitas as máscaras caseiras para ajudar a prevenir o COVID-19?
Como vai ser o novo Ensino Médio?
Por que o tempo passa tão depressa?
Como fazer certificado de naturalização?
Quais as camadas do tecido epitelial?
Como solicitar energia na Escelsa?