O osso é uma estrutura formada por tecido ósseo, um tipo de tecido conjuntivo muito rígido caracterizado pela presença de cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. São órgãos esbranquiçados e duros que se unem aos demais por articulações para formar o esqueleto do corpo.
A parte orgânica é formada por 90% de colágeno e por uma substância amorfa que contém proteínas. A parte inorgânica, presente em maior quantidade, é constituída por cristais de hidroxiapatita, que dão maior resistência aos ossos e são compostos por sais minerais como cálcio e fósforo.
Os ossos curtos apresentam comprimento, largura e espessura quase iguais. Exemplos: a patela, antigamente conhecida como "rótula" (osso do joelho), os ossos do carpo (alguns dos ossos da mão) e do tarso (alguns dos ossos do pé). Os ossos chatos são relativamente finos e achatados.
Os 206 ossos de um adulto estão distribuídos da seguinte forma: 64 ossos nos membros superiores (incluindo a cintura escapular), 62 ossos nos membros inferiores (incluindo a cintura pélvica), 28 ossos no crânio, 26 ossos na coluna, 24 costelas, 1 osso hioide e 1 esterno.
Matriz óssea: composta com 20% de matéria orgânica, 15% de água e 65% de mineral. Parte inorgânica: tem cerca de 50% do peso da matéria orgânica. Os íons mais encontrados são o fosfato e o cálcio. Mas se encontra também: bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e citrato.
17 curiosidades que você vai gostar
Esses diferentes tipos de ossos estão ligados uns aos outros por meio das articulações ósseas, que podem ser móveis, como as do joelho, ou fixas (não permitindo a movimentação), como as dos ossos do crânio.
Ossos longos
Epífises – as extremidades do osso, recobertas por cartilagem;
Periósteo – a membrana fibrosa que reveste externamente o osso;
Diáfise – a porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo.
Canal ósseo – o canal onde se encontra a medula óssea.
Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”
Desenhe. Uma das melhores maneiras de aprendermos é por meio de desenhos. A nossa mente ama aquelas linhas curvas que juntas, formam algo lógico. Além do mais, se você tem uma boa memória fotográfica, desenhar os músculos e ossos é, sem dúvidas, um método muito eficaz.
São aqueles nos quais nenhuma das três dimensões prevalece. Geralmente, os ossos curtos são formados por tecido esponjoso, revestido o mais das vezes superficialmente por uma camada de tecido compacto. Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso.
Os ossos longos são aqueles nos quais o comprimento excede a largura e a espessura, como o úmero, rádio e ulna no membro superior, e o fêmur, tíbia, fíbula no membro inferior.
Ossos planos
ossos do crânio.
costelas.
esterno
escápula (omoplata)
A mineralização consiste na deposição de íons inorgânicos, principalmente fosfato de cálcio. O cálcio dos ossos está em constante troca com o cálcio dos líquidos extracelulares.
A superfície externa e interna dos ossos é recoberta por uma camada de tecido conjuntivo e de células osteogênicas, constituindo, respectivamente, o periósteo e o endósteo. A camada mais externa do periósteo contém principalmente fibras colágenas e fibroblastos.
Além do esqueleto, cartilagens, tendões e ligamentos fazem parte desse sistema. O esqueleto, com seus 206 ossos, atua sustentando alguns tecidos, protegendo órgãos, auxiliando no movimento, produzindo células do tecido sanguíneo e armazenando minerais.
Vértebras: Ossos que constituem a coluna vertebral. Uma de suas funções primordiais é garantir a proteção da medula espinhal. Costelas: Ossos que apresentam formato de arco, encontrados no número de 12 pares. Esterno: Osso localizado na parte anterior do tórax, conhecido também como osso do peito.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em: ossos da cabeça (crânio e face) ossos do pescoço ossos do ouvido ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno) ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix) ossos dos membros...
Os ossos dão estabilidade e protegem órgãos importantes do corpo humano. Temos, em geral, 206 ossos com tamanhos muitos diferentes. Desde o fêmur, o maior osso, até o estribo, que fica dentro do ouvido. Saiba mais sobre a importância e a função dos ossos neste vídeo do Futurando.
São 206 os ossos do corpo humano, divididos em:
ossos da cabeça (crânio e face)
ossos do pescoço.
ossos do ouvido.
ossos do tórax (costelas, vértebras, esterno)
ossos do abdômen (vértebras lombares, sacro, cóccix)
ossos dos membros inferiores (cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé)
Close do osso hioide. O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral. Não está articulado com nenhum outro osso, apenas com músculos.
O maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa e desempenha um importante papel na sustentação do esqueleto. Normalmente, o tamanho do fêmur é proporcional ao da pessoa: um homem com altura igual a 1,80 metro, por exemplo, tem um fêmur de cerca de 50 centímetros.
Os ossos sesamóides são ossos articulares inseridos em tendões ou ligamentos que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem diversos ossos sesamóides cujos números variam aleatoriamente na "palma" da mão, nas bases dos dedos.
- Ossos irregulares: não apresenta uma forma geométrica definida. Como exemplo, podemos citar as vértebras. - Ossos sesamoides: são pequenos e arredondados, seu principal exemplo é a patela.
No interior dos ossos, encontramos a medula óssea vermelha, uma estrutura de consistência gelatinosa que é responsável pela produção das células do sangue.
Quanto custa uma máquina de crepe francês?
O que acontece se você comer comida com ovo de mosca?
Como me apresentar em um trabalho?
Como pegar o teto da aposentadoria?
O que falar sobre mim numa entrevista exemplos?
Como se apresentar para os alunos no primeiro dia de aula?
Como também é conhecido o período da Pré-história?
Como saber que o euro é falso?
Porque o pernilongo é considerado um animal nocivo?
Como melhorar a interpretação de texto em matemática?
Como melhorar a interpretação de texto das crianças?
Como criar edital verticalizado?
Como preencher declaração do trabalhador rural INSS?
Como preencher a fatura pro forma?
Como administrar melhor seu tempo no trabalho?
Como preencher o formulário de autorização de viagem nacional?