Odu número 8 Ejioníle Ejioníle está ligado à força do sol, do fogo e do céu, se tornando um dos Odus mais quentes. Se isso traz características positivas, como a sua capacidade de se manter ativo o tempo todo, pode também se tornar bastante danoso em alguns cenários.
Êjioníle, é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com oito conchas abertas pela natureza e oito fechadas e o primeiro odu na ordem de chegada no sistema ifá. Nesta caída responde Oxaguiã, Obatalá e Airá.
Este Odu indica perdição pelo jogo, estupidez, teimosia, irracionalidade, ações impensadas que ocasionam problemas sérios, confusão, agressividade, fúria descontrolada, casos judiciais, aventura que terá final desastroso, falta de escrúpulos, adultério, sensualidade excessiva.
Tem quizila com inhame e taioba. Não devem usar roupas vermelhas, pretas ou de cores demasiadamente escuras. Não devem comer acaçá enrolado em folha de bananeira, não usar pérolas negras, Ônix e corais negros.
Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bori, devido ao risco de uma grande depressão.
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O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.
O Orixá que rege o Odu três Etaogundá é Obaluaê, a divindade da cura e da saúde. No entanto, os filhos de Etaogundá também sofrem influência do pai Ogum. Assim, os filhos do Odu 3 influenciam-se por Obaluaê que é o responsável pela terra, fogo e morte.
Orixá regente. Ejionile é regido pelo orixá Oxaguiã que tem a liderança como característica marcante. Os seus filhos tendem a ser pessoas orgulhosas e que falam mais do que deveriam. Entretanto, também se voltam muito para a vida familiar e são bastante calmos.
Quando negativo, esse Odu indica dificuldades nos negócios e no trabalho. Além disso, fala sobre o surgimento de uma série de situações de dificuldades, que precisarão de muito esforço para serem resolvidas devido aos vários obstáculos gerados para os regidos.
Apesar de feliz com sua nova cabeça branca, ela esquentava muito, e quando esquentava Oxaguiã criava mais conflitos. E sofria muito. Um dia encontrou a morte (Icu), que lhe ofereceu uma cabeça fria. Apesar do medo que sentia, o calor era insuportável, e ele acabou aceitando a cabeça preta que a morte lhe deu.
Oxê é o 5º Odu do oráculo de Ifá. Em termos de representação no merindilogun, ele conta com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Dessa forma, corresponde a Oxum, Iyami e Iemanjá.
Através da sua data de nascimento, por exemplo 17/11/1994, some todos os números até reduzir a um único algarismo. Nesse caso, teríamos: 1+7+1+1+1+9+9+4=33, e depois faça uma nova soma com o resultado 3+3=6. Então, você descobrirá qual é o seu Odu, que nesse exemplo seria Obará, regido por Oxóssi e Xangô.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Osá é o senhor do sangue. Todos os homens, pelo fato de possuírem sangue, são propriedades desse signo. Pode ser encontrado no fluxo menstrual, no ventre das mulheres menstruadas, daí a extrema nocividade que lhe é atribuída.
Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.
Seja qual for o método, se pela fenda natural, ou pelo lado que se abriu manualmente, o lado considerado "aberto" será sempre positivo, e o lado considerado "fechado", será sempre negativo.
Tendências negativas. Por serem pessoas muito abençoadas, os filhos do Odu 11 geralmente têm uma vida curta. São muito suscetíveis a sofrerem acidentes fatais, morte súbita ou prematura, além de doenças envolvendo a visão e problemas cardiovasculares, tais como infartos, hipertensão e tumores.
Os nativos deste odu não devem assoprar fogo, usar roupas vermelhas e pretas, comer carne de porco, pegar carvão, comer nada que leve azeite de dendê. Sua parte positiva é muito forte e deve ser cuidado para explorar o lado bom do odu, pois Ofun é o odu da prosperidade, da riqueza e da calma.
Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obis, cinco folhas de acocô, uma cabaça e areia de rio. Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia.
Existem dois Orixás responsáveis pelo Odu Obará, eles são Oxóssi e Xangô.
Na África, Iemanjá é divindade das águas doces, cultuada à beira do Rio Ogum. No Brasil, o culto transferiu-se para o mar, visto que rios e cachoeiras foram atribuídos a Oxum.”
Orixá de cada signoOgum - Áries (21/3 a 20/4)Oxóssi - Touro (21/4 a 20/5)Ibejis - Gêmeos (21/5 a 20/6)Oxum - Câncer (21/6 a 21/7)Xangô - Leão (22/7 a 22/8)Obaluaiê - Virgem (23/8 a 22/9)Oxumaré - Libra (23/9 a 22/10)Nanã - Escorpião (23/10 a 21/11)
Tratar com banho de folhas de Iroko. Esse Odu tem ligação com Obará e por isso quando presentear Ogundá presenteia-se também a Obará e a Ejilaseborá e o presente deverá ser em forma de triângulo. Ebós para esse Odu devem ser no mato e no alto.
Ògúndá Mèjì foi um dos mais poderosos divinadores, tanto no céu como na terra. Ele era considerado por ter a força de Ògún e a inteligência de Ọrùnmìlá em seu trabalho. Foi ele quem revelou a estória da segunda tentativa de fazer as divindades colonizar a terra.
O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
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