A Arte concreta surgiu na Europa, no início do século XX, com a intenção de produzir obras que usassem elementos próprios das linguagens. ... As se difundir para outras linguagens, a Arte Concreta passou a trabalhar com superfícies, sons, silêncios, enquadramentos cenográficos etc.
Defesa da racionalidade. Aversão ao Expressionismo. Rejeição ao acaso e a abstração lírica.
No Brasil, o Concretismo teve como principais nomes os artistas Augusto de Campos e Haroldo de Campos, que são conhecidos como "os irmãos campos" e Décio Pignatari. Juntos, os três foram os responsáveis por impulsionar o movimento na poesia brasileira.
O substantivo imagem é concreto quando se refere, por exemplo, a «representação da forma ou do aspecto de um ser ou objecto por meios artísticos» ou a «representação de seres que são objecto de culto ou de veneração» (Dicionário Houiass da Língua Portuguesa).
Seu objetivo era ser um produto claro e racional da mente consciente e livre de ilusões de um artista, em vez de ser expressão da irrazão e do inconsciente (como ocorria com os surrealistas, no mesmo período).
A arte concreta do Brasil enfatiza a articulação entre dois dos movimentos artísticos mais enriquecidos do Brasil, o concretismo e o neoconcretismo.
Algumas obras da literatura concretista brasileira: - Teoria da Poesia Concreta de Décio Pignatari, Augusto de Campos e Haroldo de Campos (1965). - Poetamenos (1953), Pop-cretos (1964) e Linguaviagem (1967) de Augusto de Campos. - Galáxias (19) de Haroldo de Campos. - Um e dois (1958) de José Lino Grunewald.
Décio Vieira
Concretismo/Artistas
A arte concreta no Brasil tem como marco a chegada de Mário Pedrosa, crítico de arte, que em 1945 traz um novo conceito sobre o papel da arte, se opondo à proposta de figurativismo presente no país desde da Semana de Arte Moderna de 22.
Entre as características do concretismo no Brasil está o “embate” entre os artistas do Rio de Janeiro e de São Paulo. As regras rígidas do concretismo não foram por completo aderidas, nem pelos artistas que se diziam concretistas.
Tais artistas foram os primeiros a abordar, no Brasil e na América, a paisagem, a fauna e flora e os tipos étnicos, como temas de suas produções artísticas. Estas eram livres de preconceitos e superstições, que costumavam se manifestar nas representações pictóricas que apresentavam temas americanos.
Os pontos principais da estética concreta estão reunidos no manifesto escrito por van Doesburg (que pode ser visto na imagem no topo do texto), publicado em 1930. A arte concreta também herdou elementos da Escola de Bauhaus, que foi uma das pioneiras no design de móveis e de interiores.
Qual o melhor livro atualmente?
Por que está fazendo frio em novembro?
Como consultar meu RPV pelo CPF?
Como as pessoas se vestem em Dubai?
Como empregar o pronome relativo?
Como o Barba Negra tem duas Akuma no Mi?
O que são direitos humanos e qual sua importância?
Quanto custa um ps4 em portugal?
Como saber se o Timpano está perfurado?
O que e uma pergunta retorica?