O Objeto Direto Preposicionado é um complemento verbal que integra-se ao sentido do verbo transitivo direto por meio de uma preposição ou de outro termo que faça esta integração. Observe alguns exemplos de objetos diretos preposicionados: O aluno a quem examinarei não chegou. Os bombeiros defenderam a todos.
O objeto direto é o termo que completa o sentido de um verbo transitivo direto e, algumas vezes, pode aparecer preposicionado. Como você já deve saber, o objeto direto é aquele termo integrante da oração que complementa o sentido de um verbo transitivo direto.
Objeto direto Os objetos diretos sempre complementam verbos transitivos diretos, ou seja, aqueles que precisam de algo que complete seu sentido na oração. Sem esse complemento, a ação do verbo é considerada incompleta. Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração.
Esses verbos são chamados de prepositional verbs (verbos preposicionados) e sempre requerem objeto direto após a preposição. Trazendo exemplos do português, temos o caso do verbo gostar, que precisa da preposição de. Ou do verbo depender, que também precisa da preposição de.
- “a vocês todos”: Objeto Direto preposicionado (Preposição “a” não exigida pelo verbo). No exemplo acima, a preposição a inicia o objeto direto (OD) – a todos vocês – todavia sua presença não ocorre por exigência do verbo identificar, que é transitivo direto (VTD).
É importante não confundir o objeto indireto com o objeto direto preposicionado. O objeto indireto exige preposição para completar o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa.
O Objeto Direto é um complemento verbal que, geralmente, não é acompanhado por preposição. ... Assim, os verbos transitivos diretos não exigem complemento com preposição. Exemplos: Ana vende livros.
Objeto direto e indireto são complementos verbais que completam o sentido dos verbos transitivos....Os pronomes oblíquos podem desempenhar a função de complementos verbais da seguinte forma:
É um termo preposicionado que indica o elemento ao qual se destina ação verbal. Completa o sentido de um verbo transitivo indireto. Exemplos de objeto indireto: O filho não obedeceu ao pai.
O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder. Não suporto mais isto! Deixei-a na escola e fui trabalhar. Explique-nos, já! Leia Pronomes oblíquos e Pronome oblíquo átono. O objeto direto pode, ainda, ser representado por uma oração subordinada substantiva.
O Objeto Direto é um Termo Integrante das orações, o qual vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Diretos de maneira direta, sem a mediação de preposição. O Objeto Indireto vincula-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos por meio de uma Preposição.
Para identificar esse tipo de objeto, é bem simples: Identifique o sujeito e o verbo da oração. Se o sujeito e o verbo conseguem obter a resposta para “o que” com o restante da frase, temos um objeto direto. Veja alguns exemplos para facilitar:
Quando o objeto direto é expresso por mais do que uma palavra, a palavra que tem mais importância é o seu núcleo. Nos exemplos acima, os núcleos do objeto direto são: livros, filho, José e amigos. O objeto direto pode ser representado por: A vizinha abandonou o gato. Não esperava um não. Vou fazer o quanto puder.
Qual região da América apresenta melhor indicador socioeconômico?
Qual é o banco de dados mais seguro?
Quando o Capitão América foi descongelado?
Qual o consumo de diesel de uma retroescavadeira por hora?
Qual a importância do planejamento no trabalho?
Qual o remédio caseiro para ferida na vagina?
O que usar para limpar jóias de prata?
Quanto tempo leva uma multa para entrar no sistema?
Quais são os tipos de poluição do solo?
Qual EP mais triste de One Piece?
O que um estrangeiro precisa para morar no brasil?
Quais alimentos fazem mal para quem tem fibromialgia?
Como provar a falsidade ideológica?
Como calcular rendimento 120 CDI?
Qual pokémon é bom contra Tyranitar?
O que acontece quando ocorre os transtornos de personalidade?