Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
Em epistemologia, o conceito de objetividade caracteriza a validade de um conhecimento ou de uma representação relativa a um objeto.
A objetividade é uma qualidade atribuída a algo ou a alguém que é direto em suas ações, sem perder tempo com especulações ou subterfúgios. Normalmente, a objetividade está relacionada ao fato de ser prático ou agir rapidamente, ser objetivo. ... Exemplo: “Este quadro possui uma objetividade precisa do rosto de Diana”.
No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.
Subjetividade é caracterizado como algo que varia de acordo com o julgamento de cada pessoa, consistindo num tema que cada indivíduo pode interpretar da sua maneira, que é subjetivo. Desta forma, a subjetividade humana pode dizer respeito ao sentimento de cada pessoa, como a sua opinião sobre determinado assunto.
Ser objetivo é saber o que se quer e aonde se quer chegar. Saber o que se quer implica num desejo: no desejo de sair do estado em que se está e chegar a outro estado. ... Portanto, ser objetivo é comprometer-se a transformar o desejo em realidade.
25 curiosidades que você vai gostar
Como ser objetivo ao falar? Entenda!Saiba o que vai dizer. Antes de decidir se pronunciar, saiba o que vai falar. ... Tenha domínio sobre o assunto. Não dá para falar com confiança e clareza de algo que não dominamos. ... Roteirize o assunto. ... Não repita argumentos. ... Menos é mais. ... Objetividade é a chave do sucesso.
Uma pessoa objetiva é aquela que sabe bem o que deseja para a sua vida e define suas atitudes sempre considerando suas metas. São indivíduos que têm convicção sobre suas ideias e não se intimidam em demonstrar isso por meio de atitudes e palavras.
Subjetivo é tudo aquilo que é próprio do sujeito ou a ele relativo. É o que pertence ao domínio de sua consciência. É algo que está baseado na sua interpretação individual, mas pode não ser válido para todos. Entre os sinônimos de subjetivo estão: intrínseco, tendencioso, individual, peculiar, pertinente.
A psicologia social utiliza frequentemente esse conceito de subjetividade e seus derivados como formação da subjetividade ou subjetivação. Etimologia: do latim subjectivus (subicere: “colocar sob” + jacere: “atirar, jogar, lançar”). ... A subjetividade é o mundo interno de todo e qualquer ser humano.
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
Ela significa: com respeito à maioria de nossas crenças, qualquer uma em particular pode ser falsa. Ela não significa: com respeito à totalidade de nossas crenças, a maioria pode ser falsa, pois a possibilidade de uma crença falsa depende de um ambiente circundante de verdades.
A filosofia é uma espécie de conhecimento geral e fundamental sobre a racionalidade. Ela tenta entender, questionar e fundamentar as mais diversas áreas do saber, tanto de maneira ampla e geral quanto de maneira mais específica, debruçando-se, às vezes, ao fornecer fundamentos para uma determinada ciência.
Para Tritschler [8], a objetividade se refere à exatidão do sistema de obtenção de resultados de um instrumento de avaliação. A partir de um instrumento de avaliação objetivo e consistente, podemos obter resultados semelhantes, independente do examinador.
1 – Objetividade do conhecimento científico
O conhecimento científico é objetivo porque ele se atém somente aos fatos. ... Através dessa abordagem “objetiva”, ciência é capaz de nos fornecer uma visão pura e factual sobre seus objetos.
O conhecimento objetivo é aquele centrado no objeto, aquele que não depende do sujeito que o detém, sua produção advém da objetividade humana – é aquele que gera e lida com compreensões e explicações (busca verdades) sobre o mundo.
[Filosofia] Estado psíquico e cognitivo do sujeito cuja manifestação pode ocorrer tanto no âmbito individual quanto no coletivo, fazendo com que esse sujeito tome conhecimento dos objetos externos a partir de referenciais próprios. Etimologia (origem da palavra subjetividade).
Significado de Subjetivo
Relativo ao sujeito; próprio de cada pessoa; particular, individual, característico, próprio: opinião subjetiva. Que se refere ao indivíduo ou dele faz parte: experiência subjetiva. [Filosofia] Particular ou relevante acerca de um indivíduo; pessoal.
Subjetivação, basicamente, é o processo de tornar-se sujeito. Assim como a noção de sujeito, esse termo está ancorado em diferentes perspectivas nas ciências humanas. Para Alain Touraine (2006) o processo de subjetivação é “a construção, por parte do indivíduo ou do grupo, de si mesmo como sujeito”. ...
Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.
O mundo subjetivo é uma representação do mundo objetivo, desta forma vivemos no mundo subjetivo, que está dentro do mundo objetivo. ... Quando conhecemos o mundo de outras pessoas podemos trazer conceitos, pré-juizos e tudo o mais que fizer sentido para nós.
Há dois conceitos que mostram o universo emocional de um ser humano: a realidade subjetiva que se refere ao ponto de vista pessoal que um sujeito realiza sobre um fato específico; e o conhecimento objetivo da realidade que implica no próprio conhecimento da realidade.
Testes de personalidade, sejam eles profissionais ou "oficiais" como o teste MBTI (The Myers-Briggs Type Indicator ® MBTI), o Jung Type Indicator ou testes de personalidade online e gratuitos como este, são indicadores que lhe ajudam a encontrar seu tipo de personalidade.
Em princípio, pode parecer que uma pessoa prática é alguém sem escrúpulos, mas não é bem assim.
...
As características de uma pessoa práticaSão realistas. ... São decididas. ... Assumem riscos. ... Não dependem dos elogios ou das críticas.
Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. Para isso, é determinante saber ordenar o seu raciocínio e garantir que tudo o que disser em uma apresentação esteja interligado entre si. ... Escreva o tema central da sua apresentação (ou outro tipo de situação de exposição de fala) e crie subtópicos.
Como funciona a caixa Sifonada?
Como é a fecundação dos humanos?
O que é dilatação dos líquidos cite exemplo?
Como você acha que são formados os fósseis?
Como se dá a fixação da pena pecuniária a quem se destina?
O que é ácido lático no corpo?
Como é eliminado o cisto no ovário?
Como funciona analogico joystick?
Como saber se o compressor do ar está ruim?
Como se explica a movimentação das placas tectônicas?
Como funciona a figura do advogado associado?
Qual é a principal diferença entre uma palmeira é um coqueiro?