A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso, geralmente, causado pelo sedentarismo e consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar, o que gera diversos malefícios na vida da pessoa, como o desenvolvimento de doenças, do tipo diabetes, pressão alta, colesterol elevado, infarto ou artrose dos ossos, ...
As causas mais comuns da desnutrição são a falta de acesso a alimentos; problemas no metabolismo ou absorção de nutrientes, como diarreia, anorexia ou diabetes; uso de remédios que diminuam a absorção de nutrientes, como a quimioterapia e situações que aumentam a necessidade de nutrientes, como febre alta ou ...
IMC entre 25,0 e 29,9 Kg/m2: sobrepeso; IMC entre 30,0 e 34,9 Kg/m2: obesidade grau I; IMC entre 35,0 e 39,9 Kg/m2: obesidade grau II; IMC maior do que 40,0 Kg/m2: obesidade grau III.
De acordo com a OMS, uma pessoa tem obesidade quando o IMC é maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. Os indivíduos que possuem IMC entre 25 e 29,9 kg/m2 são diagnosticados como sobrepeso, e já podem ter alguns prejuízos com o excesso de gordura.
A obesidade não é um fenômeno recente. Sabe-se da existência de indivíduos obesos já na época paleolítica, há mais de 25.000 anos atrás. A sua prevalência, no entanto, nunca atingiu proporções tão epidêmicas como as atuais. A obesidade vem aumentando em praticamente todos os países em que há acesso a alimentos.
Obesidade é uma condição médica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura localizada no corpo. As causas podem ser diversas, incluindo genética, problemas hormonais e uso de certos medicamentos.
Além de ser classificada de acordo com o peso, a obesidade também varia de acordo com a localização e distribuição da gordura pelo corpo: 1. Obesidade abdominal A gordura se deposita principalmente no abdômen e na cintura, podendo também se distribuir pelo peito e rosto.
Além disso, distúrbios hormonais ou problemas emocionais como ansiedade ou nervosismo também podem aumentar o risco de obesidade e, por isso, estas situações devem ser tratadas logo que sejam identificadas. Entenda melhor quais são as principais causas que explicam o surgimento da obesidade e como combatê-las .
Dito isto, é importante referir que, a nível populacional (não individual), estudos epidemiológicos sugerem que a causa primária do aumento global da prevalência de obesidade no mundo serão as alterações ambientais e comportamentais.
A obesidade tem diferentes graus, variando desde grau 1 até grau 3, mas também tipos diferentes, dependendo da forma como a gordura se acumula no corpo. Confira quais os principais graus e tipos da obesidade e aprenda como identificá-los
Qual o benefício da batata cozida?
Porque o Papa usa batina branca?
O que deve ser colocado primeiro a porta ou o piso?
Quem faz hemodiálise pode comer o quê?
Qual foi o primeiro personagem do Free Fire?
Como a doença era vista nos períodos históricos?
Como é representado o resultado do mapeamento organizacional?
O que é o ato de avaliar a aprendizagem?
O que é cobaia de laboratório?
O que significa compactação dos solos e quais os seus objetivos em Compactar um solo?
Para que serve banho de canela com açúcar?
Qual a especialidade médica mais concorrida?
Qual a base constitucional do mandado de injunção?
O que significam os sinais do WhatsApp?
Quais são as sete principais categorias taxonômicas?