O treinamento desportivo pode ser conceituado como o conjunto de procedimentos e meios utilizados para se conduzir um atleta à sua plenitude física, técnica e psicológica dentro de um planejamento racional, visando executar uma performance máxima num período determinado (DANTAS, 1995).
O treinamento esportivo é nada mais do que a adaptação dos estímulos externos de todo atleta, geralmente esse treinamento está relacionado com o objetivo de melhorar todo o desenvolvimento e aumento do rendimento.
Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).
O primeiro deles, chamado de iniciação desportiva propriamente dita, ocorre entre oito e nove anos. ... Nessa fase, o objetivo do treinamento é a aquisição de habilidades motoras e destrezas específicas e globais, realizadas através de formas básicas de movimentos e de jogos pré-desportivos.
O objetivo é melhorar a resistência do organismo considerando as especificidades do esporte trabalhado e seu desenvolvimento. Assim, o treinador deve estudar e criar métodos direcionados ao planejar o treinamento que ajude o atleta em seu desempenho.
22 curiosidades que você vai gostar
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.
Os princípios do treinamento desportivo são basicamente seis e abaixo escalonados.Princípio da individualidade biológica. ... Princípio da adaptação. ... Princípio da continuidade/reversibilidade. ... Princípio da interdependência volume X intensidade. ... Princípio da especificidade dos movimentos.
Os programas de iniciação esportiva podem promover muitos benefícios para a formação integral da criança, tais como: o desenvolvimento físico, psicológico, cognitivo e social, promovendo um estilo de vida saudável na vida adulta.
Sendo assim, optamos por dividir a etapa de iniciação esportiva em três fases de desenvolvimento: a) fase iniciação esportiva I; b) fase de iniciação esportiva II; e c) fase de iniciação esportiva III, sendo que cada fase possui objetivos específicos para o ensino formal e está de acordo com as idades biológica, ...
Qualquer pessoa a partir de 3 anos.
O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.
Assim, o treino para obedecer ao ciclo da forma deve ser dividido em três períodos: preparação, competição e transição, que correspondem às três fases da forma, respectivamente, aquisição, manutenção e perda temporária (SILVA, 1997).
3 grandes benefícios da atividade física e do treinamento esportivoMelhor concentração . O treinamento esportivo oferece a combinação perfeita de exercícios de treinamento aeróbico e muscular. ... Probabilidade reduzida de depressão . A atividade física estimula a produção de endorfinas. ... Menos estresse.
O treinamento desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com objetivos de superar tarefas mais exigentes que as habituais.
Treinamento desportivo é um conjunto de normas organizadas, regidas visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento individual, através de práticas e exercícios que têm como principal objetivo aumentar e melhorar os rendimentos físicos, psicológicos e cognitivos (BARBANTI, 1997).
Segundo o autor, podem ser definidas quatro fases de jogo esportivo em função das relações que ocorrem em sua dinâmica: (1) a fase de jogo anárquico, (2) a fase de descentralização, (3) estruturação e, finalmente, (4) a elaboração.
Todas as modalidades esportivas de invasão são jogadas coletivamente e possuem duas fases marcantes, a ofensiva e a defensiva, determinadas pela posse ou não da bola, ou seja, a equipe com a posse da bola está na fase ofensiva, enquanto a equipe sem a bola está na defensiva.
Idade, nível de coordenação motora e grau de maturidade são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração, na iniciação esportiva, para a elaboração das atividades a serem desenvolvidas pela criança.
Gonçalves (2010) relata que a iniciação esportiva estimula a autoestima, promovendo a esta criança segurança e confiabilidade. Dentro disto, a autoestima também traz consigo um benefício importante para a criança nesta etapa da vida, que é a disciplina e a persistência.
Através das brincadeiras e dos jogos lúdicos o aluno poderá ter motivação a praticar ações que exijam movimento do seu corpo, lhes dando maiores autonomias cotidianas, dessa forma potencializando enfatizando a socialização dos alunos.
A iniciação desportiva precoce caracteriza-se por cargas de treino muito intensas, que promovem rápidos desenvolvimentos da prestação desportiva nas fases iniciais, mas que levam a um esgotamento prematuro da capacidade de rendimento, promovendo aquilo que se designa por barreiras de desenvolvimento.
Dessa explicação podemos extrair quatro características que são fundamentais para dizer se determinada prática é um esporte: 1) ter regras fixas; 2) a subordinação dessa prática a algum órgão oficial; 3) é uma atividade competitiva; 4) o atleta está sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de ...
Neste artigo abordar-se-á 7 princípios científicos de Treinamento Desportivo que são: O Principio Cientifico da Individualidade Biológica; O Principio da Adaptação; O Principio da Síndrome Geral da Adaptação (SAG); O Principio da Sobrecarga; O Principio da Continuidade; O Principio da Reversibilidade; O Principio da ...
São diversos os objetivos do treinamento desportivo, sendo os principais deles a evolução da forma física e da técnica do indivíduo. Quando ele é realizado de forma correta, auxilia na melhora da performance de um esportista, porém, alguns princípios devem ser seguidos para obter os resultados desejados.
Erro #1 Treinar de estômago vazio
É um dos erros de treinamento clássicos: a maioria das pessoas come carboidrato de menos, e não come o suficiente antes de fortes sessões de treino – o que faz com que se exercitem menos intensamente e, consequentemente, queimem menos calorias.
Como fica meu nome na citação?
Qual o valor para legalizar luz de LED?
O que fazer para instalar uma impressora HP?
Como a fenolftaleína funciona?
Como tirar meu nome do Bolsa Família da minha mãe?
Como saber todas as dívidas em meu nome?
Onde fica a depreciação acumulada no balanço patrimonial?
Como funciona a guarda compartilhada quando os pais moram longe?
Como aprender a ler cifras para tocar piano?
Como faço para instalar um telefone fixo?
Como legalizar a venda de madeira?
O que significa uma vela votiva?
Como funciona a resina no piso?