O stress é uma resposta fisiológica e comportamental normal a algo que aconteceu ou está para acontecer que nos faz sentir ameaçados ou que, de alguma forma, perturba o nosso equilíbrio.
Descrição: É a resposta do organismo a determinados estímulos que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras. Para se adaptar à nova situação, o corpo desencadeia reações que ativam a produção de hormônios, entre eles a adrenalina.
Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.
Fique atento aos sinais de estresse
Tensão e dores musculares;
Cansaço e indisposição;
Alterações no sono;
Perda de apetite ou compulsão alimentar;
Alterações no humor e irritação constante;
Aumento da ansiedade;
Falta de concentração;
Dificuldade de memorização;
O “estado de estresse” reflete um conjunto de reações e de respostas do organismo, necessário para a preservação de sua integridade.
16 curiosidades que você vai gostar
A essa reação, se dá o nome de coping (termo da língua inglesa que significa "lidar com"). Tais reações de coping ou adaptação podem ser funcionais ou disfuncionais, conforme cumpram ou não sua função na superação da situação na adaptação a ela.
As teorias do estresse, antes de serem teorias concorrentes, são teorias complementares, que se baseiam umas nas outras. Buscando não só responder as várias reações que o organismo sofre com o estresse mais explicação dos motivos que levam os indivíduos ao estresse.
O estresse pode ser causado por preocupações no dia-a-dia, como excesso de pressão no trabalho, perder o emprego, terminar um relacionamento, perder um amigo ou familiar, não ter tempo para o lazer ou até o surgimento de alguma doença na família, por exemplo.
Preocupações, tensões ou medos em excesso podem causar ansiedade no ser humano. Dependendo das circunstâncias ou intensidade, a ansiedade pode se tornar um fenômeno patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas. A evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.
Apesar de serem desencadeados por fatores diferentes, o estresse e a ansiedade possuem sintomas semelhantes, como aumento dos batimentos cardíacos, tremores, boca seca, alteração do sono, dificuldade de concentração e aumento do apetite, por exemplo, no entanto os sintomas de estresse costumam ser passageiros, enquanto ...
Causas mais comuns de estresse
Dormir pouco ou muito tarde. Dormir é essencial para saúde. ...
Tomar muito café ...
Ingerir álcool. ...
Praticar exercícios em excesso. ...
Falta de conforto no transporte. ...
Fazer dietas radicais.
Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo
Faça pelo menos uma caminhada curta. ...
Aprenda exercícios de respiração. ...
Coloque uma música relaxante. ...
Tenha prioridades para aliviar estresse. ...
Pratique a regra dos dois minutos. ...
Aceite o que não se pode mudar. ...
Tenha bons hábitos.
Sintomas físicos
Aumento dos batimentos cardíacos (taquicardia);
Dor no peito;
Respiração ofegante ou falta de ar;
Tremores nas mãos, pernas, pálpebras ou outras partes do corpo;
Tensão muscular;
Perturbações do sono;
Irritabilidade;
Suor excessivo;
É preciso ficar atento a esses sintomas de ansiedade e caso eles passem a atrapalhar seu dia a dia você deve procurar ajuda.
Respiração ofegante e falta de ar.
Palpitações e dores no peito.
Fala acelerada.
Sensação de tremor e vontade de roer as unhas.
Agitação de pernas e braços.
Tensão muscular.
Sabe-se, por exemplo, que a pele possui receptores para os hormônios liberados em situações estressantes, como o cortisol e a adrenalina. Existem também doenças desencadeadas (ou que apresentam piora no quadro) pelo estresse crônico, entre elas: acne, vitiligo, dermatite atópica, psoríase e urticária crônica.
Queda de cabelo, impaciência, tontura e dor de cabeça frequente são sintomas que podem indicar estresse. O estresse está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea e este aumento além de afetar a mente pode levar às doenças físicas, como alergias e tensão muscular, por exemplo.
Hans Selye foi o primeiro estudioso que tentou definir estresse, atendo-se à sua dimensão biológica. De acordo com este autor (1959), o estresse é um elemento inerente a toda doença, que produz certas modificações na estrutura e na composição química do corpo, as quais podem ser observadas e mensuradas.
O estresse pode ser bom ou ruim. Quando ele é positivo, recebe o nome de eustresse. Mas se for negativo, é chamado de distresse.
As características do estresse positivo são: aumento da vitalidade, manutenção do entusiasmo, otimismo, disposição física e interesse; por outro lado, as características do estresse patológico são cansaço, irritabilidade, falta de concentração, depressão, pessimismo, queda da resistência imunológica e mau humor.
Os agentes estressores são os responsáveis por desencadear o estresse. Vários são os agentes estressores a que estamos expostos todos os dias, como a rotina de trabalho, o trânsito caótico, a poluição sonora, entre outros.
Em psicologia, stresse ou estresse é uma sensação de tensão e pressão. Em quantidade razoável, o stresse pode ser desejável, benéfico e saudável, sendo importante para a motivação, adaptação e reação em relação ao meio ambiente.
Quais são os principais sintomas do estresse no ambiente laboral?
Diminuição do rendimento;
Insatisfação;
Irritabilidade;
Indecisão;
Julgamentos errados;
Piora na organização;
Relatos de insônia e/ou sono agitado;
Falhas de concentração e memória;
Embora não sirvam para substituir o tratamento médico, os calmantes naturais são uma boa opção para ajudar a combater o estresse.
Xarope da maracujá e erva limeira. ...
Suco de maçã, Kiwi e hortelã ...
Chá preto. ...
Banho aromático. ...
Suco de alfafa.
15 dicas para ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia
Tente controlar a sua respiração. ...
Pratique meditação. ...
Busque alternativas naturais para relaxar. ...
Pratique exercícios físicos. ...
Acorde 15 minutos mais cedo. ...
Seja organizado. ...
Faça terapia. ...
Cuide do seu sono.
Como saber o CNPJ do meu banco?
Qual é o número da conta do Bradesco?
Qual grau mais frio do Ar-condicionado?
Como regular a trava da suspensão Rock Shox?
O que colocar na porta para não entrar rato?
Como aprender a cantar na nota certa?
Qual a temperatura de um freezer vertical?
Como saber o CPC da palavra-chave?
Como saber que o GNV está acabando?
Como saber o CNPJ da Receita Federal?
Como saber em qual CPF está cadastrado meu chip Claro?
Como descobrir o CEP de outro país?
Como o racismo pode ser tratado no filme O homem que viu o infinito?
Quando é indicado tomar imosec?
Como usar removedor de tinta líquido?