O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.
Na pedologia, é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, contendo matéria viva e ocupando a maior porção do manto superficial das extensões continentais do planeta.
O solo é um meio complexo e heterogêneo, produto de alteração do remanejamento e da organização do material original (rocha, sedimento ou outro solo), sob a ação da vida, da atmosfera e das trocas de energia que aí se manifestam, e constituído por quantidades variáveis de minerais, matéria orgânica, água da zona não ...
O solo também é um imenso reservatório de água, sendo fundamental no processo de abastecimento do lençol freático e de aquíferos. Além da função de reservatório, o solo exerce a função de filtro de água, liberando-a com boa qualidade para os corpos de água superficiais e subterrâneos, garantindo a vida.
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, ele é formado por minerais e matéria orgânica da decomposição de animais e plantas. Existem tipos diferentes de solo. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, calcário e humoso também chamado de fértil.
34 curiosidades que você vai gostar
Classificação dos solosZonais: são maduros, bem delineados e profundos. São subdivididos em latossolos, podzóis, solos de pradaria e desérticos. ... Intrazonais: são solos bem desenvolvidos, além de serem bastante influenciados pelo local e pelos fatores externos. ... Azonais: solos pouco desenvolvidos e muito rasos.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
Funções do solo
Controle do fluxo da água e ação protetora da qualidade da água subterrânea; Habitat para a fauna do solo; Abrigar os seres vivos; Entre muitas e muitas funções.
O solo fornece nutrientes essenciais para as nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a regular a temperatura e as emissões dos gases de efeito estufa.
Além disto, o solo exerce multiplicidade de funções, a saber: a) regulação da distribui- ção, armazenamento, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação; b) armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros organismos; c) ação filtrante de poluentes e proteção da qualidade da água.
O solo é a camada superficial da Terra e é formado por minerais e matéria orgânica, que vêm da decomposição dos animais e dos vegetais. Ele serve como fonte de nutrientes para as plantas e é um importante elemento na produção agrícola, pois é a partir dele que o homem produz boa parte dos alimentos.
De modo geral os tipos de solos presentes no mundo de dividem em 3 grandes grupos: arenoso, argiloso, humoso(orgânico). A definição de cada um deles são baseados na textura.
O solo é constituído pelas fases líquida, gasosa e sólida. Um solo hipotético é constituído por 25% de água, 25% de gases, 45% de material mineral e 5% de material orgânico, conforme a imagem a seguir.
O solo é feito de camadas. A mais profunda delas é a rocha matriz, formada por rocha sólida. Sobre a rocha matriz há uma camada de rocha fragmentada. Acima da rocha fragmentada fica o subsolo, que contém principalmente minerais e um pouco de húmus.
As principais espécies encontradas no solo são: minhocas, caracóis, escaravelhos e formigas. No caso dos animais invertebrados, podemos dizer que eles são importantes, pois garantem a biodiversidade do solo e a fertilidade necessária para as plantas. As minhocas são bons exemplos de animais invertebrados.
A Importância do Solo para o Ser Humano
Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos os alimentos necessários para nossa sobrevivência. Além disso, utilizamos esse recurso na construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.
O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre pois, além de ser o principal substrato utilizado pelas plantas para o seu crescimento e disseminação, fornecendo água, ar e nutrientes, exerce, também, multiplicidade de funções como regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de ...
Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica. E, em se falando de conservação do solo na agropecuária, o seu manejo racional é a chave para uma convivência harmônica entre produção agropecuária e a conservação de solos.
Além disso, o solo exerce uma série de funções ao ecossistema, destacando-se as seguintes: Regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação; Armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas e outros elementos; Ação filtrante e protetora da qualidade da água e do ar.
No Brasil os tipos mais comuns de solo são alissolos, argisolos, cambissolos, chernossolos, espodossolos, gleissolos, latossolos, luvissolos, neossolos, nitossolos, organossolos, planossolos, plintissolos e vertissolos.
Sistemas de manejo ecológico utilizam cobertura máxima do solo, com plantas vivas ou com cobertura morta, com o objetivo de proteger a superfície do solo da intensa radiação solar, evitando a queima da matéria orgânica do solo, reduzindo a amplitude térmica da superfície, a perda de água por evaporação, o impacto das ...
No Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (EMBRAPA, 2006) os solos do Brasil são classificados em 13 ordens: Latossolo, Neossolo, Cambissolo, Espodossolos, Argissolos, Planossolos, Luvissolos, Nitossolos, Plintossolos, Gleissolos, Organossolos, Vertissolos, e Chernossolos.
O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber: Ar; Água; Matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas); Parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.
A fase sólida é formada por substâncias inorgânicas e materiais orgânicos. A fase líquida forma a solução do solo, onde se encontram elementos químicos.
De uma forma geral, o solo tem componentes sólidos, como minerais e matéria orgânica; além de componentes líquidos e gasosos. A parte mineral do solo tem resíduos de rochas, areia, barro e limo.
Como limpar janelas em lugares altos?
Pode passar Hipoglós Em machucado?
Como instalar o Mortal Kombat?
O que é a ferrugem nas plantas?
Como tirar encardido de azulejo banheiro?
Pode comer marisco de água doce?
Como fazer o tratamento da foliculite?
Quando ocorre fratura de escápula o que se deve fazer?
Como tratar fungos no ouvido de cachorro?
Como tirar o bloqueio dos aplicativos?
Como deixar o desenho mais realista?
Como ativar 2 WhatsApp no Samsung?
Como tratar artrose em equinos?
Como criar opções de resposta no Excel?
O que dar para cachorro com dor muscular?
Como mudar o nome da conta de luz pela internet Elektro?