Na prática da psicoterapia psicanalítica, os sintomas podem ser entendidos como atos, muitas vezes indesejados, que causam desprazer e sofrimento, gerando todo um dispêndio de energia e alguma (ou muita) paralisação do indivíduo na sua vida em geral.
O sentido do sintoma na psicanálise, como sintoma neurótico, leva ao sujeito do inconsciente. O sintoma neurótico é, assim, uma formação do inconsciente, como o são o sonho, o chiste e o ato falho. O sentido do sintoma na psicanálise só poderá ser apreendido dentro da história de cada sujeito.
Freud conceituou o sintoma escutando as queixas de suas pacientes. Era um olhar médico, curioso. Concluiu que o sintoma não era sinal de uma doença, e sim, a expressão particular de um conflito psíquico. O sintoma ganhou o estatuto de formação do inconsciente, assim como os sonhos e os esquecimentos.
Assim, o sintoma é uma solução porque é a resposta a um problema, a um obstáculo que a satisfação do neurótico encontrou. Trata-se da famosa concepção freudiana do sintoma como “solução de compromisso”.
O sintoma pode ser interpretado, e assim podemos dizer que há solução para o sintoma. No entanto, para o sinthoma não há interpretação, permanecendo um resto inominável. Portanto, “o sintoma é curável; o sinthoma não” (JIMENEZ, 2005).
32 curiosidades que você vai gostar
O sintoma é o trabalho de todo sujeito para dar conta do Real. Assim, "não deve ser dissociado do sujeito, algo que deve ser modificado, mas não arrancado do sujeito, por ser fundamental em sua estrutura" (Ocariz, 2003, p.
Em “Inibição, sintoma e angústia” (1926/1980), Freud apresenta o sintoma como “um sinal e um substituto de uma satisfação pulsional que permaneceu em estado jacente; [o sintoma] é uma conseqüência do processo de recalcamento” (Freud, 1926/1980, p. 112).
Sinal que indica uma doença ou mudança no curso de uma doença. 2. [Figurado] Sinal, indício; presságio.
Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.
Quais tenistas ganharam os 4 Grand Slam no mesmo ano?
Tem como tirar a descoloração do cabelo?
Quem tem pressão alta pode tomar cloridrato de ciclobenzaprina?
Quem toca violoncelo e violoncelista?
Onde se aplica a matemática financeira Qual a sua relevância é o nosso papel como gestores?
O que fazer quando o cabelo está pesado?
Qual fruta é boa para infecção urinária?
Para que serve o vácuo enfermagem?
Quando começou a escravidão na história da humanidade?
Qual volume máximo no vasto lateral suporta?
O que é isolamento na enfermagem?
Como bloquear aplicativos maliciosos?
Qual a dosagem certa de colágeno por dia?
O que é necessário para fazer um empréstimo no Banco do Brasil?
Porque a gasolina fica na parte de cima e a água fica na parte de baixo?
Por que o Google está parando?
Que funções são desempenhadas pelas moléculas de DNA e RNA?
O que acontece quando você engole um comprimido sublingual?