Na prática, o programa Jovem Aprendiz estimula empresas e instituições a contratarem jovens entre 14 e 24 anos para trabalhar em seus quadros. ... Em resumo, o programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens iniciarem sua carreira profissional e construírem um bom currículo para o mercado de trabalho.
Jovem Aprendiz Caixa 2020 Com o programa, aumenta a legalização da contratação de menores de idade e autoriza a efetivação dos mesmos. Por lei, as exigências são: Ter entre 14 e 24 anos; Ser estudante do Ensino Médio ou já ter concluído essa etapa escolar.
Jornada de trabalho determinada – o jovem aprendiz poderá ter uma carga horária de no máximo 8 horas (levando em consideração as duas horas das aulas teóricas, que fazem parte do programa de aprendizagem). Caso ainda esteja cursando o ensino médio e fundamental, não poderá passar de 6 horas.
O PROGRAMA O Aprendiz Legal é um programa voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, que se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000).
O jovem aprendiz pode trabalhar tanto em empresas privadas quanto públicas, de médio e grande porte e de todos os segmentos de mercado. O mais comum é que o jovem aprendiz desenvolva funções de assistência administrativa, secretariado e de escritório, adquirindo vivência e experiências corporativas.
Segundo a Lei da Aprendizagem, o jovem aprendiz é aquele que está estudando em uma instituição pública ou privada e trabalhando ao mesmo tempo. A intenção é que ele desenvolva e aprenda um ofício em uma empresa, enquanto também estuda para desempenhar este papel.
Quais são os pré-requisitos para ser um jovem aprendiz? Para entrar para o mercado de trabalho, é preciso ter entre 14 a 24 anos e estar cursando ou já ter concluído o ensino básico (fundamental ou médio). Também é necessário que o jovem frequente o curso conveniado com a empresa, relacionado à atividade que desempenha, durante seu contrato.
As áreas que mais contratam jovem aprendiz são o varejo e a indústria, sendo a maior parte, empresas de médio e grande porte, com várias filiais e unidades pelo país. Supermercados, lojas de roupas, serviços administrativos e bancários são alguns dos segmentos que mais solicitam aprendizes.
Qual é a diferença entre jovem aprendiz e menor aprendiz? Não há diferença. Antes era mais comum se referir ao programa como menor aprendiz, mas atualmente é mais chamado de jovem aprendiz, já que podem ser contratadas pessoas de até 24 anos de idade. Ambos, porém, se referem à Lei de Aprendizagem.
Como deve ser dividido o orçamento familiar?
Como organizar o almoxarifado da empresa?
Como se organizar no orçamento?
Como elaborar o calendário escolar?
Como são feitas as instalações elétricas residenciais?
Como organizar as informações na lousa?
O que faz o responsável pelo setor de compras?
Como eram feitos os vitrais nas igrejas góticas?
Como são produzidos os filmes de animação atuais?
Como organizar o serviço de enfermagem?
Como é produzido os livros em braille?
Como organizar um dia de beleza no salão?
Como saber se minha chinchila está grávida?
Onde são produzidas as roupas que usamos?
O que fazer para melhorar o setor financeiro?
Como saber se tenho uma conta aberta no Santander?