A calcinação é um procedimento endotérmico realizado afim de remover compostos voláteis em uma amostra, oxidar matéria orgânica, melhorar a condutividade elétrica, alterar a estrutura cristalina de determinadas substâncias, produzir óxidos, realizar a decomposição térmica e remover impurezas indesejadas.
A calcinação (lat. calx, calcinatio para o processo de se queimar substâncias variadas) é a reação química de decomposição térmica, usada para transformar o calcário (CaCO3) em cal virgem (CaO), liberando gás carbônico (CO2). e outras reações análogas, nas quais esta transformação com remoção de gás está envolvida.
O Óxido de Cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. É obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C.
CALCINAÇÃO (PINTURA QUEIMADA): Envelhecimento natural do filme da tinta dando aparência fosca e ressecada devido degradação da resina.
A desidratação da gipsita entre 1°C produz o sulfato de cálcio CaSO4. 0,5H2O conhecido como gesso. Esse processo, conhecido por calcinação da gipsita, pode ser realizado em fornos rotativos de queima direta ou indireta por meio da queima de um combustível tal como a lenha, coque de petróleo e o óleo BPF.
A cal virgem, também conhecida como cal viva, é obtida por meio da decomposição térmica do calcário, ou seja, da extração e da calcinação do minério. Ela está dividida em três tipos, conforme a ABNT NBR 6.453/2003: CV-E, CV-C e CV-P (veja a tabela A).
O cal é produzido a partir de calcário (CaCO3) selecionado, e subjugado a temperaturas altíssimas alcançadas apenas em fornos industriais, as quais dão origem ao óxido de cálcio (CaO), que é a chamada cal virgem. Para produzir a chamada cal hidratada, é preciso submeter o óxido de cálcio a uma reação com a água (H2O).
Esta, por sua vez, envolve reações complexas entre os sólidos, gases e gases atmosféricos. O processo de calcinação consiste em submeter o material em questão a temperaturas elevadas (geralmente abaixo do ponto de fusão ), podendo ser necessária a abstenção de ar atmosférico.
A Metso forneceu mais de 210 sistemas de calcinação de cal, sendo mais de 115 como sistemas de pré-aquecedor/forno rotativo. A capacidade total de produção mundial dos sistemas fornecidos pela Metso excede 30 milhões de toneladas métricas por ano.
Sabemos que este método tem seu nome baseado nos processos de calcinação do calcário para obtenção de cal. Vamos ver como esse processo ocorre na indústria. Primeiramente é feita a extração de rochas de calcário, em seguida passa por uma seleção das rochas de interesse e estas são trituradas e moída.
Produção de cal. Química. A produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
Qual a diferença entre posição e status?
Quais os métodos de avaliação de empresas?
Quem fica junto no final de Riverdale?
Porque o papa não foi enterrado?
O que fazer se ultrapassar 20 pontos na CNH?
Qual o critério utilizado nessa forma de regionalização mundial?
Qual é o nome da melhor amiga da Marinette?
Em qual EP Himawari desperta o Byakugan?
Qual o tipo de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente?
O que fazer para atrair dinheiro no Ano Novo?
Quais os métodos de diagnóstico da e histolytica?