O que é o poder de autotutela da Administração Pública?

Pergunta de Eder Silva em 23-09-2022
(79 votos)


O que é o poder de autotutela da Administração Pública?

O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, anulando-os quando ilegais ou revogando-os quando inconvenientes ou inoportunos. Assim, a Administração não precisa recorrer ao Poder Judiciário para corrigir os seus atos, podendo fazê-lo diretamente.

O que significa controle da administração pública?

O controle da Administração Pública é "o conjunto de mecanismos jurídicos e administrativos por meio dos quais se exerce o poder de fiscalização e de revisão da atividade administrativa em qualquer das esferas de poder".

Quem pode controlar os atos praticados pela Administração Pública?

O Poder Judiciário pode examinar os atos da Administração Pública, de qualquer natureza, sejam gerais ou individuais, unilaterais ou bilaterais, vinculados ou discricionários, mas sempre sob o aspecto da legalidade e da moralidade (art. 5º, LXXIII, e art. 37).



Como ocorre o controle judicial dos atos administrativos?

“O controle judicial sobre atos da administração é exclusivamente de a legalidade. Significa dizer que o judiciário tem o poder de confrontar qualquer ato administrativo com a lei ou com a constituição e verificar se há ou não compatibilidade normativa.

O que é o poder de autotutela?

De acordo com o princípio da auto tutela, a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos. Isso ocorre pois a Administração está vinculada à lei, podendo exercer o controle da legalidade de seus atos.

É dever da Administração Pública rever seus atos?

A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.



Quais são os controles na administração pública?

O controle no atual modelo de gestão pública atua de forma a resguardar que a administração esteja em consonância com os princípios que lhes são impostos pelo ordenamento jurídico; sendo: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são os requisitos do ato administrativo?

À luz dessa corrente majoritária, são 5 (cinco) os elementos ou requisitos dos atos administrativos, quais sejam: a) competência ou sujeito; b) finalidade; c) forma; d) motivo; e) objeto. Sob o ângulo do sujeito, seria este o agente público a quem a lei atribui competência para a prática de um dado ato administrativo.

É possível afirmar que os atos administrativos estão sujeitos ao controle pelo Poder Judiciário?

Os atos administrativos que envolvem a aplicação de 'conceitos indeterminados' estão sujeitos ao exame e controle do Poder Judiciário. ... Cabe ao Poder Judiciário verificar a regularidade dos atos normativos e de administração do Poder Público em relação às causas, aos motivos e à finalidade que os ensejam.



Qual o princípio da autotutela?

O princípio da autotutela estabelece que a Administração Pública possui o poder de controlar os próprios atos, ... por meio de processo administrativo, ...

Qual o prazo para o exercício da autotutela?

Assim, conforme consta no art. 54 da Lei 9.784 /99, o direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé. Assim, após esse prazo, o exercício da autotutela se torna incabível.

Como controlar a legalidade dos atos públicos?

Assim, o controle de legalidade realizado pela própria Administração Pública não afasta a competência do Poder Judiciário de controlar a legalidade dos atos públicos. A diferença, no entanto, é que a Administração pode agir de ofício, enquanto o Poder Judiciário só atuará mediante provocação.

Por que a administração deve anular seus atos?

Atualmente, o princípio ganhou previsão legal, conforme consta no art. 53 da Lei 9.784/99: “A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.



Outras questões

Como recuperar uma empresa em crise?

Porque minha babosa está morrendo?

Quem está retratado na obra Aquarela do Brasil?

Como aconteceu a construção da nação brasileira?

Como recuperar arquivos excluídos do armazenamento interno?

Como morreu Fassur?

O que é restauração de banco de dados?

O que é a Dale Carnegie?

Como se formou a camada do Pré-sal?

Como saber se a taquicardia e por ansiedade?

O que a Bíblia diz sobre Absalão?

O que fazer quando os arquivos somem do notebook?

O que aboliu a escravidão no Brasil?

Como foi a morte de Herodes na Bíblia?

Como saber se o carrapato está infectado?

Qual a origem do nome hanseníase?

Como ficou conhecido o período em que Oliver Cromwell?

Como era a vida das pessoas durante a Revolução Industrial?

Como é porque se iniciou a dinastia Stuart?

Quem matou Herodes na Bíblia?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com