É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.
Condensação segundo Freud / Deslocamento e sonhos
A condensação é quando deslocamentos se fundem / fusionam / condensam. Freud argumentou que um dos aspectos do conteúdo manifesto poderia vir a representar um número de elementos latentes (e vice-versa) através de um processo chamado de condensação.
Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.
Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.
Os 9 Mecanismos de Defesa na psicanáliseRecalcamento, recalque ou repressão.Negação.Regressão.Deslocamento.Projeção.Isolamento.Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa.Formação reativa.
26 curiosidades que você vai gostar
Os mecanismos de defesa são: negação, formação reativa, projeção, deslocamento, identificação, isolamento, racionalização, intelectualização, sublimação. O mecanismo de defesa da racionalização é considerado maduro por envolver pouca distorção.
Mecanismos de Defesa do EgoRepressão: Movimento que o Ego realiza para rebaixar conteúdos. ... Negação: Consiste na recusa da aceitação da realidade incômoda ao. ... Deslocamento: Consiste na transferência de um impulso para outro. ... Racionalização: É um processo pelo qual a pessoa elabora desculpas.
O deslocamento é a obra da censura, onde um elemento do sonho a nível latente é substituído por um dos seus fragmentos constituintes. ... Daí estes desejos surgirem como lampejos nos sonhos, que se disfarçam de certos mecanismos para realizar essa função desejante.
O deslocamento é simplesmente a diferença entre a posição das duas marcas e é independente do caminho tomado entre as duas marcas. A distância percorrida, contudo, é o comprimento total do caminho tomado entre as duas marcas.
O conteúdo latente é o verdadeiro sonho, o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho. O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente.
O deslocamento como mecanismo de defesa é o deslocamento de ações de um alvo desejado para um alvo substituto quando há alguma razão em que o primeiro alvo não seja permitido ou não disponível. O deslocamento pode envolver manter a ação e simplesmente mudar o alvo dessa ação.
A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial).
A formação reativa, um dos mecanismos de defesa descritos por Freud, substitui comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo real. A pessoa desenvolve atitudes e modelos de comportamento que estão diretamente opostos aos impulsos subjacentes e que foram recalcados.
Conteúdo manifesto / conteúdo latente
O conteúdo manifesto é o relato descritivo do sonho feito pelo sonhador e o conteúdo latente é o conjunto do que vai sendo revelado a partir da análise.
A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.
Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.
Sabemos que o Deslocamento = Espaço Final – Espaço Inicial. Então: 100 km – 0 km = 100 km. O deslocamento do carro foi de 100 km.
A distância percorrida (ou espaço percorrido) é a medida sobre a trajetória descrita no movimento; o seu valor depende da trajetória. O deslocamento é a medida da linha reta que une a posição inicial e a posição final; o seu valor só depende destas posições, não depende da trajetória.
O caminho percorrido analisa a posição inicial, final e o espaço percorrido durante a trajetória. Ela é mais utilizada na análise do movimento curvilíneo. Uma trajetória retilínea na qual o corpo se desloca 20 km/h, o caminho percorrido é de 20 km, pois a trajetória desse movimento não apresenta variações.
Para chegar à interpretação dos sonhos faz-se necessário um trajeto progressivo da elaboração onírica e observar os quatro mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: Condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária, esta última como sendo um segundo momento da elaboração onírica.
O “umbigo do sonho” não se apresenta como uma lacuna mas como uma trama, como “um emaranhado de pensamentos oníricos que não se deixa desenredar e que, além disso, nada acrescenta a nosso conhecimento do conteúdo do sonho[1].” Do ponto de vista semântico, o umbigo do sonho é da ordem de uma opacidade, como “o ponto ...
São eles:Condensação. Vários elementos vivenciados se combinam em uma só ideia, de forma que o sonho se torna menos compacto. ... Deslocamento. ... Simbolismo. ... Dramatização.
Tem mais depois da publicidade ;) Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão. Como funciona cada mecanismo de defesa?
O que são mecanismos de defesa? São manifestações psicológicas que têm como objetivo manter a integridade do ego perante os estímulos externos e as exigências das outras instâncias psíquicas, o Id e Superego.
Tem a função de proteger o ego contra elementos como a ansiedade e o desprazer, por exemplo, e são normais a todos os seres humanos, podendo ser utilizados também para defender de forma patológica o narcisismo do sujeito.
Quanto de massa magra dá pra ganhar em 1 ano?
Quantos dias de intervalo entre um atestado e outro?
Qual o melhor salmo para casamento?
Como ver todas as notas de rodapé no Word?
Como calcular hora-atividade do professor?
Qual é a melhor hora para jejuar?
Como se identifica um pronome?
Qual o melhor coalho para fazer queijo?
O que precisa para trabalhar em uma funerária?
O que fazer para se livrar da dívida do cartão de crédito?
Como receber dinheiro do cartão de crédito?
Qual é mais preciso béquer ou proveta?
Quais são as ações de procedimentos especiais?
Como fazer apresentação pessoal modelo?
O que significa a palavra Carlton?