O magma é uma pasta que existe no interior da terra, aquecida entre 600° e 1.200°C, mantida normalmente no interior de câmaras situadas a até 150 km de profundidade. É constituída por silicatos de ferro e magnésio, e mais compostos voláteis ricos em enxofre, cristais em suspensão e bolhas de gás.
Movimento das placas tectônicas O sistema de movimentação das placas tectônicas é ocasionado pela convecção que ocorre no manto e a energia é proveniente do calor interno da Terra, e as placas têm um papel ativo nesse processo.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
O magma é uma substância pastosa de origem mineral e muito quente que se encontra em altas profundidades. Diferença entre magma e lava vulcânica: Quando o magma chega na superfície, ainda em estado pastoso, é chamado de lava. E quando ele está localizado no subsolo é denominado magma.
O principal mecanismo de formação dos magmas é por fusão parcial das rochas que formam a porção superior do manto terrestre. ... Quando tal acontece, a rocha liquefaz-se por fusão, transformando-se em lava quando atinja a superfície.
A movimentação das placas é lenta, contínua e ocorre no limite entre elas. Esse deslocamento leva bastante tempo e é responsável por diversas transformações e fenômenos que ocorrem na crosta terrestre, como a formação de montanhas e vulcões, terremotos e aglutinação ou separação dos continentes.
Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.
Os movimentos das placas tectônicas
De qualquer maneira, é nesse ambiente todo que se forma o magma, uma espécie de gosma que possui diversos sais minerais e, com o tempo, pode dar origem às rochas que se vê na superfície. Essas rochas, quando formadas a partir do magma resfriado, recebem o nome de magmáticas.
A composição do magma pode evoluir após a sua formação por cristalização fraccional, contaminação e mistura com outros magmas. Por definição, uma rocha formada pela solidificação de um magma é designada por rocha ígnea, pois o magma é o ancestral de todas as rochas ígneas, sejam elas intrusivas ou extrusivas.
Como se deslocam os magmas? Como os magmas têm mobilidade e se encontram a elevada temperatura, o que lhes confere menor densidade que rochas sobrejacentes, têm tendência para subir para os níveis mais elevados da crosta ou mesmo até à superfície.
O manto superior onde está o magma é mais fluido do que o interno e se movimenta sobre ele. A força por ele exercida ocasiona o movimento das placas tectônicas na crosta terrestre. Na realidade, toda a superfície de nosso planeta veio do magma e por ele se movimenta.
Como as hifas pode ser classificadas quanto a sua função?
Quais são as principais áreas do planejamento?
Qual plataforma pode ser utilizada para o desenvolvimento de app híbrido?
Qual a importância do componente biológico do solo para a produção agrícola?
O que fazer quando o benefício é indeferido?
Qual é o melhor site de cursos online gratuitos com certificado?
Qual a festa mais famosa do Paraná?
Qual a atividade rural mais lucrativa?
Tem como cancelar matrícula na escola?
O que é a prescrição no direito do Trabalho?
Qual o limite para passar o cartão de débito?
O que trabalhar na educação infantil de 4 anos?