O funk [fânc] é um gênero musical que se originou em comunidades afro-americanas em meados da década de 1960, quando músicos afro-americanos criaram uma nova forma de música rítmica e dançante através da mistura de soul, jazz e rhythm and blues.
Funk é um gênero musical com ritmo forte e que incita a dança. ... Em São Paulo foi criado o funk ostentação, um estilo musical distinto que aborda a temática da ostentação e consumismo. Existem várias correntes e estilos diferentes dentro do funk, como o funk proibidão, funk melody, etc.
Trazido para o Brasil no final dos anos 1970, os primeiros bailes funks eram realizados na Zona Sul do Rio de Janeiro (área nobre da cidade). Apenas com o crescimento da MPB e do uso do “Canecão” – local onde os bailes aconteciam – para shows desse gênero que os “Bailes da Pesada” começaram a adentrar o subúrbio.
Em busca de uma identidade paulista que representasse a população da periferia da metrópole, surgiu o funk ostentação como forma de resistência às músicas que fazem apologia do consumo de drogas, sexo e criminalidade. Inspirado nos rappers americanos, o funk ostentação enaltece sinais de luxo e riqueza.
Mas o funk é, sim, cultura.
O funk dialoga muito com a juventude, porque ela se sente representada pelas letras e é de sensibilidade da população entender que o movimento funk é o maior movimento político, cultural, que conversa com essa parte da população que é desassistida pelo Estado.
20 curiosidades que você vai gostar
Em alguns casos, o preconceito com a cultura funk coloca em xeque não apenas o convívio social dos artistas, mas sua própria vida. Situações extremas como crimes de ódio e homicídios são comuns no mundo do funk, e refletem a intolerância e a discriminação da sociedade brasileira.
Temas como sexo, violência e a própria apologia às drogas são freqüentes nessas canções. Para Verônica Costa, Mãe Loira do Funk , o estilo musical não influencia o comportamento dos jovens. “O que influencia é a educação e a família. ... “Todos associam a imagem do funkeiro ao usuário de drogas e isso é errado.
Sarrada, puxada, laço e ombrinho são os nomes dos principais movimentos. Diversos elementos são herdados da swingueira, assim como já fazem os.
O FUNK é defensável como expressão de arte legítima na medida em que ele nasce de uma vivência do povo, ou seja, as pessoas que moram na periferia efetivamente utilizam aquela linguagem, assim como os temas transcritos para as músicas fazem parte do cotidiano daquelas pessoas.
Conforme estudo de Guimarães, o Funk é discriminado entre os jovens de uma escola carioca não por sua música e sim porque nos bailes Funk (local onde a música de tal estilo musical é tocada) há a presença de atos violentos (brigas), bandidagem e convivência com o narcotráfico.
O primeiro artista do gênero a ganhar repercussão nacional foi o Bonde do Tigrão, que além dos DJs e MCs do funk tradicional, também instaurou a necessidade de dançarinos e coreografias para as canções.
Conhecido pelas frases de efeito e por ser polígamo, Wagner Domingues Costa, seu nome de batismo, deixa três esposas, 32 filhos e quatro netos. Confira algumas curiosidades sobre a vida e carreira do rei do funk.
Como principal característica sonora, o estilo aposta em um ritmo mais levado pela combinação baixo elétrico e bateria. Por sua vez, o funk brasileiro tem suas raízes no Miami Bass, um subgênero do electro que se popularizou nos Estados Unidos, entre as década de 80 e 90.
O funk prega muito isso hoje: o trabalho, buscar o progresso, o melhor que a vida pode dar”, afirmou ao Nexo. Ao mesmo tempo, segundo Delgado, “é também a música de beijar na boca, de ir para a festa. É o lifestyle do jovem de favela.
O Funk Carioca é uma manifestação totalmente brasileira, que nada tem a ver com certa música norte-americana, provinda dos anos 1980. Esse gênero musical brasileiro, por ter rítmica própria, instrumentação própria, coeficiente sociológico próprios, é uma espécie de música eletrônica brasileira.
O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. ... De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.
Entre os favoritos, está o funk. Desde o ano de 2014, o ritmo musical cresce ao menos 51%. ... O ritmo está entre as 200 músicas mais ouvidas em 51 países, com maior número de ouvintes nos Estados Unidos, Portugal e Argentina, ainda citando o Spotify.
Estados Unidos, Portugal e Argentina são os países que mais ouvem o gênero musical. Entre os cantores que têm músicas ouvidas lá fora, Anitta é a mais bem-sucedida.
Estudando as letras de muitos funks percebe-se que de fato, como uma expressão da realidade de certo grupo social, há muito de machismo e misoginia. ... Eram chamadas por nomes essencialmente humilhantes e degradantes que as colocavam numa posição de submissão ao machismo e à misoginia.
A cultura funk é representada na/pela sociedade a partir de um olhar preconceituoso. Dessa forma, pensando que o funk é um veículo que dá voz a uma minoria que está à margem social, esta pesquisa objetiva analisar nas letras de algumas músicas de funk como é feita a representação da cultura funk e das favelas.
O funk é criminalizado porque é música de preto, pobre e favelado”, conta. Não é só o funk que sofre para ser reconhecido como manifestação cultural. O samba, gênero musical conhecido hoje por ser um dos mais representativos da cultura popular brasileira, também passou pelo mesmo processo de criminalização.
Os músicos negros norte-americanos primeiramente chamavam de funk à música com um ritmo mais suave. Esta forma inicial de música estabeleceu o padrão para músicos posteriores: uma música com um ritmo mais lento, sexy, solto, orientado para frases musicais repetidas (riffs) e, principalmente, dançante.
O funk surge no sul dos Estados Unidos, nos anos 60, criado por músicos negros como Horace Silver, James Brown, George Clinton, entre outros. Escrito em compasso quaternário, a característica marcante do funk é o primeiro tempo acentuado, em relação aos outros três tempos.
O recordista atual é Whindersson Nunes, com 16,9 milhões de assinantes.
Qual óculos de sol masculino combina com seu rosto?
Como saber quem depositou na sua conta corrente?
Como escrever a palavra passagem?
Porque tem o hífen na palavra mal-educado?
Como se escreve pé de cure ou pedicure?
Como importar um site em WordPress?
Quais são as palavras que tem o tio?
Como se escreve puxou para mim?
Quais são os sinais de emergência hipertensiva?
Qual a origem do nome planilha?
Qual é o certo proteja ou protege?