O eudemonismo (do grego eudaimonia, “felicidade”) é, portanto, uma doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana. A felicidade não se opõe à razão, mas é a sua finalidade natural.
Eudaimonismo (do grego: eudaimonia - felicidade) ou eudemonismo. É uma doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana. Segundo Aristóteles: "A felicidade é um princípio; é para alcançá-la que realizamos todos os outros atos; ela é exatamente o gênio de nossas motivações". ...
Significado de Eudemonismo
substantivo masculino Ética. Doutrina que acredita ser a busca da felicidade (na vida) a principal causa dos valores morais, considerando positivos os atos que levam o indivíduo à felicidade.
Quem o criou foi o filósofo grego Aristipo de Cirene. Ele acreditava, assim como Aristóteles, haver uma finalidade para a vida humana. No entanto, Aristóteles colocou o alvo dessa finalidade na felicidade, enquanto Aristipo cultivava a ideia de finalidade no prazer.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é 1) o maior bem desejado pelos homens e 2) o fim das ações humanas.
45 curiosidades que você vai gostar
A ação, segundo ele, tem como motor a escolha. A força- motriz dessa é um desejo que visa a um fim. Para compreender isso, pode-se decompor a ação em etapas, sem que ela se torne um simples instrumento do desejo imponderado.
Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática. Quanto mais o ser humano exercitar a virtude, mais virtuoso será.
Como uma filosofia, o hedonismo surgiu na Grécia e teve Epicuro e Aristipo de Cirene como alguns dos nomes mais importantes. Esta doutrina moral teve a sua origem nos cirenaicos (fundada por Aristipo de Cirene), epicuristas antigos. O hedonismo determina que o bem supremo, ou seja, o fim último da ação, é o prazer.
O epicurismo é uma filosofia do prazer. Mas ele não pode ser considerado uma busca irrestrita do prazer, como é o hedonismo. ... De forma bastante oposta ao epicurismo, o estoicismo defendia a busca da felicidade, a ataraxia, a vida sossegada, por meio da eliminação dos prazeres.
O que significa acordar cedo todos os dias?
Quem propôs que o átomo pode ser dividido?
O que substitui o policarbonato?
O que estava escrito no diário de Anne Frank?
Como foi concebido o nascimento de Perseu?
Como criar uma mensagem de aniversário?
Porque o Brasil era um Império?
O que você compreendeu sobre a competência 2 O que essa competência avalia em seu texto?
Como foi traduzido os hieróglifos?
Como foi o processo de construção do SUS?
Como comprar no mercado chinês?
O que aconteceu com Caim depois que ele matou o irmão?
Como começar a conversar com alguém no Tinder?
Qual a doença de Andrea Bocelli?