O controle de pragas cultural consiste na estratégia de tornar a cultura ou o habitat inóspito para as pragas, para então reduzir a sua incidência. Assim sendo uma forma de controle sem a aplicação de produtos, sejam eles de origem química, orgânica ou biológica.
O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.
As principais medidas de controle cultural s˜ao: escolha de cultivares, espaçamento e densidade de semeadura, época de semeadura, rotaç˜ao de culturas, cobertura morta, adubaç˜ao verde, preparo do solo, adubaç˜ao e correç˜ao do solo, entre outros.
Alguns exemplos de práticas essenciais para implementar o controle cultural:Época de plantio e de colheita - se for possível utilizar cultivares precoces ou tardias para evitar ataque de alguma praga;Aração do solo - para exposição de algumas pragas que persistem no solo após plantio, como larvas e pupas;
O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).
43 curiosidades que você vai gostar
O controle cultural de plantas daninhas tem, como principal objetivo, proporcionar vantagens competitivas para as plantas cultivadas, em detrimento das plantas daninhas.
O método cultural normalmente é utilizado pelos agricultores mas não como uma técnica de manejo de plantas daninhas. O método cultural visa aumentar a capacidade competitiva da cultura em detrimento das plantas daninhas.
Assim, as principais medidas de controle para essa doença são a rotação de cultura, o plantio de sementes e mudas sadias, o emprego de cultivares com algum nível de resistência, o emprego de bactericidas cúpricos registrados no MAPA e a eliminação de restos culturais.
A principal técnica para o controle de pragas agrícolas utilizada nas lavouras é o uso de defensivos químicos, que impedem o crescimento de ervas daninhas e o surgimento de insetos e outros parasitas.
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?Novas tecnologias de aplicação. Ao realizar a pulverização, é muito difícil conseguir depositar todo o produto unicamente no alvo. ... MIP — Manejo Integrado de Pragas. ... Controle biológico. ... Rotação de culturas. ... Feromônios para atração (e eliminação) de pragas.
Os três principais tipos de controle do vetor Aedes aegypti – mecânico, biológico e químico – são apresentados pela bióloga Luana Farnesi.
O arranjo das plantas – resultante do espaçamento entrelinhas e densidade de plantas – fará com que o dossel da cultura feche rapidamente. Cobertura do solo na entressafra – Altamente eficiente em suprimir diversas espécies daninhas, incluindo a buva e o capim-amargoso. O solo nunca deve ficar sem cobertura.
Métodos de controle de plantas daninhasControle Preventivo. Adotar algumas ações podem reduzir o aparecimento de plantas daninhas na lavoura. ... Controle Cultural. O controle cultural consiste na: ... Controle Físico. ... Controle Químico. ... Controle Mecânico.
O controle químico consiste na utilização de produtos herbicidas para o controle das plantas daninhas, sendo necessário o registro dos produtos no Ministério da Agricultura. Em algumas situações as Secretarias Estaduais de Agricultura podem proibir o uso de determinado(s) produto(s).
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
O controle biológico pode ser realizado através de parasitoides, predadores e entomopatógenos:Parasitoides. São insetos que parasitam as pragas, impedindo que elas cheguem na fase reprodutiva, se alimentando do hospedeiro, fazendo-o morrer. ... Predadores. São insetos maiores que os insetos-praga. ... Entomopatógenos.
15 medidas que são eficazes e sustentáveis para Controle de Pragas nas indústrias e empresas.Colocar telas em portas e janelas.Instalar armadilhas luminosas e cortinas de ar nos principais acessos.Vedar a parte inferior externa de portas com borracha.
Controle de pragas: 5 formas de lidar com este problema1 – Cuidados no manejo da plantação para evitar o surgimento de pragas. ... 2 – Controle biológico de pragas. ... 3 – Fortalecimento das plantas para o controle de pragas. ... 4 – Inseticidas, pesticidas e repelentes. ... 5 – Armadilhas no controle de pragas.
Como são feitas as pesquisas de controle biológico?A primeira etapa é o levantamento e coleta de inimigos naturais no ambiente;Na segunda, são desenvolvidos processos de isolamento, identificação, caracterização e avaliação da sua eficiência como agentes de controle biológico;
Com esse objetivo, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação de culturas, cultivo mecânico, adubação verde, utilização de estercos animais, compostagem e controle biológico.
A couve-flor (Brassica oleracea) é uma hortaliça, que sofre com o ataque de bactérias e fungos, o que resulta em prejuízos ao horticultorDoenças bacterianas.Mancha foliar translúcida.Podridão negra.Podridão mole.Doenças fúngicas.Mancha de alternaria.Hernia.Míldio.
O uso de lupas entomológicas auxilia a visualização de organismos muito pequenos, como é o caso dos ácaros, tripes e outros. As armadilhas adesivas amarelas e as armadilhas com feromônios sintéticos são úteis como ferramentas complementares à visualização das pragas na cultura.
Para manejar as plantas daninhas no campo existem seis métodos de controle que você pode utilizar na sua lavoura, são eles:controle preventivo;controle cultural;controle mecânico;controle físico;controle biológico;controle químico.
Dentre os principais manejo deste tipo de controle temos:preparo físico e químico do solo;rotação de culturas;consórcio de culturas;cultivares adaptadas para a região de plantio;época correta de semeadura;cobertura da superfície do solo;irrigação;manejo de pragas e doenças.
O controle mecânico de plantas daninhas foi efetivo em reduzir o nível de interferência das invasoras sobre a cultura, porém sendo menos eficiente que a aplicação de herbicida. Apenas o tratamento 12 (capina aos 15, 36 e 50 DAE) alcançou nível de controle similar à aplicação de atrazine em pré-emergência.
O que significa sonhar com cobra preta vindo em minha direção?
Qual o mínimo que posso investir na rico?
Em que tempo está a palavra ficaram?
Quais os elementos da competência 5?
Quem pode fazer curso técnico?
O que é entropia negativa e positiva?
Quanto paga Spotify por podcast?
Quanto tempo os pais devem brincar com os filhos?
Porque nosso peso muda na Lua?
Quais os tamanhos dos ovos de galinha?
Como se formam as ondas e por que elas quebram na praia?
O que acontece durante o sono REM?
Como mandar mensagem para celular pela internet de graça?
Pode colocar cadeado na mala de viagem internacional?
Pode colocar insulfilm espelhado?