O controle de pragas cultural consiste na estratégia de tornar a cultura ou o habitat inóspito para as pragas, para então reduzir a sua incidência. Assim sendo uma forma de controle sem a aplicação de produtos, sejam eles de origem química, orgânica ou biológica.
O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos de plantas daninhas.
As principais medidas de controle cultural s˜ao: escolha de cultivares, espaçamento e densidade de semeadura, época de semeadura, rotaç˜ao de culturas, cobertura morta, adubaç˜ao verde, preparo do solo, adubaç˜ao e correç˜ao do solo, entre outros.
Alguns exemplos de práticas essenciais para implementar o controle cultural:Época de plantio e de colheita - se for possível utilizar cultivares precoces ou tardias para evitar ataque de alguma praga;Aração do solo - para exposição de algumas pragas que persistem no solo após plantio, como larvas e pupas;
O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas, manipulando as condições de pré-plantio e do desenvolvimento da planta, buscando favorecer o crescimento e desenvolvimento da cultura, em relação ao patógeno e a praga agrícola (Marvulli et al., 2019; Peruch et al., 2018).
43 curiosidades que você vai gostar
O controle cultural de plantas daninhas tem, como principal objetivo, proporcionar vantagens competitivas para as plantas cultivadas, em detrimento das plantas daninhas.
O método cultural normalmente é utilizado pelos agricultores mas não como uma técnica de manejo de plantas daninhas. O método cultural visa aumentar a capacidade competitiva da cultura em detrimento das plantas daninhas.
Assim, as principais medidas de controle para essa doença são a rotação de cultura, o plantio de sementes e mudas sadias, o emprego de cultivares com algum nível de resistência, o emprego de bactericidas cúpricos registrados no MAPA e a eliminação de restos culturais.
A principal técnica para o controle de pragas agrícolas utilizada nas lavouras é o uso de defensivos químicos, que impedem o crescimento de ervas daninhas e o surgimento de insetos e outros parasitas.
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?Novas tecnologias de aplicação. Ao realizar a pulverização, é muito difícil conseguir depositar todo o produto unicamente no alvo. ... MIP — Manejo Integrado de Pragas. ... Controle biológico. ... Rotação de culturas. ... Feromônios para atração (e eliminação) de pragas.
Os três principais tipos de controle do vetor Aedes aegypti – mecânico, biológico e químico – são apresentados pela bióloga Luana Farnesi.
O arranjo das plantas – resultante do espaçamento entrelinhas e densidade de plantas – fará com que o dossel da cultura feche rapidamente. Cobertura do solo na entressafra – Altamente eficiente em suprimir diversas espécies daninhas, incluindo a buva e o capim-amargoso. O solo nunca deve ficar sem cobertura.
Métodos de controle de plantas daninhasControle Preventivo. Adotar algumas ações podem reduzir o aparecimento de plantas daninhas na lavoura. ... Controle Cultural. O controle cultural consiste na: ... Controle Físico. ... Controle Químico. ... Controle Mecânico.
O controle químico consiste na utilização de produtos herbicidas para o controle das plantas daninhas, sendo necessário o registro dos produtos no Ministério da Agricultura. Em algumas situações as Secretarias Estaduais de Agricultura podem proibir o uso de determinado(s) produto(s).
A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.
O controle biológico pode ser realizado através de parasitoides, predadores e entomopatógenos:Parasitoides. São insetos que parasitam as pragas, impedindo que elas cheguem na fase reprodutiva, se alimentando do hospedeiro, fazendo-o morrer. ... Predadores. São insetos maiores que os insetos-praga. ... Entomopatógenos.
15 medidas que são eficazes e sustentáveis para Controle de Pragas nas indústrias e empresas.Colocar telas em portas e janelas.Instalar armadilhas luminosas e cortinas de ar nos principais acessos.Vedar a parte inferior externa de portas com borracha.
Controle de pragas: 5 formas de lidar com este problema1 – Cuidados no manejo da plantação para evitar o surgimento de pragas. ... 2 – Controle biológico de pragas. ... 3 – Fortalecimento das plantas para o controle de pragas. ... 4 – Inseticidas, pesticidas e repelentes. ... 5 – Armadilhas no controle de pragas.
Como são feitas as pesquisas de controle biológico?A primeira etapa é o levantamento e coleta de inimigos naturais no ambiente;Na segunda, são desenvolvidos processos de isolamento, identificação, caracterização e avaliação da sua eficiência como agentes de controle biológico;
Com esse objetivo, os produtores orgânicos utilizam estratégias como a rotação de culturas, cultivo mecânico, adubação verde, utilização de estercos animais, compostagem e controle biológico.
A couve-flor (Brassica oleracea) é uma hortaliça, que sofre com o ataque de bactérias e fungos, o que resulta em prejuízos ao horticultorDoenças bacterianas.Mancha foliar translúcida.Podridão negra.Podridão mole.Doenças fúngicas.Mancha de alternaria.Hernia.Míldio.
O uso de lupas entomológicas auxilia a visualização de organismos muito pequenos, como é o caso dos ácaros, tripes e outros. As armadilhas adesivas amarelas e as armadilhas com feromônios sintéticos são úteis como ferramentas complementares à visualização das pragas na cultura.
Para manejar as plantas daninhas no campo existem seis métodos de controle que você pode utilizar na sua lavoura, são eles:controle preventivo;controle cultural;controle mecânico;controle físico;controle biológico;controle químico.
Dentre os principais manejo deste tipo de controle temos:preparo físico e químico do solo;rotação de culturas;consórcio de culturas;cultivares adaptadas para a região de plantio;época correta de semeadura;cobertura da superfície do solo;irrigação;manejo de pragas e doenças.
O controle mecânico de plantas daninhas foi efetivo em reduzir o nível de interferência das invasoras sobre a cultura, porém sendo menos eficiente que a aplicação de herbicida. Apenas o tratamento 12 (capina aos 15, 36 e 50 DAE) alcançou nível de controle similar à aplicação de atrazine em pré-emergência.
Qual é a diferença entre família e familiares?
Quem tem 55 anos pode se aposentar?
Qual importância da horta para escola pais alunos e comunidade escolar?
Em que EP Luffy faz a tatuagem?
Quais as melhores coisas para estudar?
Quanto tempo demora para minerar?
Qual é a importância da humidade?
O que é ser uma pessoa binária?
Qual o primeiro passo para começar uma construção?
Qual é o sistema Político-econômico do Brasil?
Quais os tipos de gripes que existem?
Qual a unidade de medida das células e qual o instrumento utilizado para Estudá-las?
Quem faz parte da classe média alta?
Quais foram as inovações do século XIX?
Como imprimir o IPVA do veículo?