A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define o concreto projetado como “um concreto com dimensão máxima do agregado superior a 4,8mm, transportado através de uma tubulação e projetado, sob pressão, a elevada velocidade, sobre uma superfície, sendo compactado simultaneamente”.
O que é concreto projetado? O concreto projetado não é um produto novo. Trata-se do mesmo concreto usado normalmente, à base de água, areia, cimento e brita. O que muda é a técnica de aplicação, que usa um mangote de alta pressão para lançar o produto com grande velocidade sobre a base.
Concreto projetado Via Seca: preparado a seco. A adição de água é feita junto ao bico de projeção, instantes antes da aplicação; Concreto projetado Via Úmida: preparado com água e desta forma conduzido até o local da aplicação.
A invenção do concreto projetado é atribuída a Carl Ethan Akeley, escultor e naturalista do Museu Americano de História Natural que revolucionou a taxidermia através do desenvolvimento de modernos dermoplásticos: o processo de montagem de modelos de animais anatomicamente convincentes por meio de tubos, arames, tecidos ...
Existem dois método de emprego do concreto projetado
O concreto seco é conduzido sob pressão até o bico onde recebe então a água e os aditivos aceleradores de pega para reduzir o índice de reflexão (quantidade de concreto que não adere a superfície).
27 curiosidades que você vai gostar
Quais os materiais utilizados para fazer o concreto auto-adensável? Os materiais utilizados são iguais aos de concreto convencional, cimento, areia, brita, água, adições e aditivos químicos. A maior diferença vai estar ligada as proporções de cada componente.
O que é a estrutura de concreto protendido? A protensão é um sistema que comprime os elementos estruturais, vigas e lajes, diminuindo os esforços de tração na estrutura, através de cordoalhas de aço. As cordoalhas são posicionadas horizontalmente ao longo dos elementos estruturais e travadas em uma das extremidades.
A origem do concreto como conhecemos hoje começou no ano de 1756, quando John Smeaton o desenvolve através da mistura de agregado graúdo e cimento. Em 1793, ele construiu o Eddystone Lighthouse em Cornwall, na Inglaterra, já utilizando o cimento hidráulico.
Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855.